2021/02/15

Notícias do dia

Bug deixa Tesla Model 3 sem carregar em postos não-Tesla na Europa; iPhone 13 pode adoptar ecrã always-on; Mercedes recolhe 1.3 milhões de automóveis por falha na localização de emergência; Google Assistant chega aos desktops com projecto feito por fã; Ring com atendimento automático a quem toca à campainha; investigador "infecta" gigantes tecnológicos com técnica criativa; Chrome 88 com barra de tabs deslizável; e Apple acusada de ignorar apps fraudulentas na App Store que facturam centenas de milhares de dólares por mês em subscrições abusivas.

Antes de passarmos às notícias, já temos livro FCA escolhido: participa para ganhares livros "Fotografia com Câmara Digital e Smartphone".


YouTube para iOS desactiva modo incógnito automaticamente

Quem gostar de passear pelo YouTube com o modo incógnito activado, para que as suas explorações por vídeos menos habituais não se comecem a infiltrar nas recomendações, tem trabalho acrescido no iOS. Isto porque se se passar algum tempo sem abrir a app, quando lá regressamos somos confrontados com uma mensagem de que o modo incógnito foi desactivado devido a "inactividade".

Não deixará de ser estranho que a Google se sinta no direito de ignorar as opções escolhidas deliberadamente pelos utilizadores, e nem sequer apresente a situação sob a forma de questão "Esteve afastado muito tempo, ainda deseja manter o modo incógnito activado?", em vez disso optado por desactivar o modo e pronto, o que automaticamente e implicitamente significa que a Google irá receber dados de que voltamos ao YouTube, nem que seja pelos breves instantes que passam até se voltar a activar o modo incógnito.


Samsung Galaxy F62 com bateria de 7000mAh

A Samsung já revelou mais um smartphone com mega-bateria. O Galaxy F62 junta-se ao M51 e chega com uma bateria de 7000mAh que deverá dar descanso a quem se preocupa com a autonomia. Este smartphone vem com ecrã AMOLED Plus de 6.7" com furo para a câmara frontal, CPU Exynos 9825, 6GB ou 8GB de RAM, 128GB, conjunto quad-câmara de 64MP + 12MP ultrawide + 5MP macro + 5MP depth, e câmara frontal de 32MP. O sensor de impressões digitais fica num dos botões laterais.

Curiosamente, mesmo tendo uma espessura de 9.5mm por causa da bateria, continuamos a ter um módulo de câmara saliente. Fica disponível na Índia com preço a começar nos 270 euros.


MS testa xCloud na web

Depois do lançamento do streaming de jogos xCloud em Android, a Microsoft já está a testar o serviço via browser de forma idêntica ao Stadia da Google. Uma técnica que por agora se torna obrigatória para poder oferecer o serviço nos iPhones e iPads, já que a Apple se recusa a aceitar este tipo de apps na sua App Store.

Por agora os testes estão a ser feitos apenas internamente por funcionários da Microsoft, mas é esperado que nas próximas semanas seja lançado um programa beta público para os interessados, antes do serviço ser lançado globalmente. Infelizmente, por agora a MS está a usar Xbox Series S para fazer o rendering destes jogos na cloud, o que desde logo significa que não se terão os jogos em 4K como potenciados pela Xbox Series X - algo que a MS só deverá fazer numa segunda fase, quando a disponibilidade das Series X superar a procura.


Chrome prepara modo Incógnito protegido com Face ID

Os utilizadores iOS poderão em breve contar com protecção adicional para as páginas abertas em modo incógnito no Chrome, sendo necessário autenticação via Face ID ou Touch ID antes de serem exibidas quando se regressa à app.

Esta protecção adicional será opcional, tendo que ser activada nas definições. E será essencialmente útil para quem quiser usar o modo incógnito para navegar em sites que se queira manter afastados ou protegidos das demais pessoa que puderem ter acesso ao iPhone ou iPad - algo que se torna bastante útil, especialmente num tablet partilhado pela família, já que nem o iOS nem o iPadOS permitem criar contas diferenciadas para múltiplos utilizadores, como no Android. (Com sorte, também desactiva o modo automaticamente como faz o YouTube - ver acima.)


Curtas do dia


Resumo da madrugada





Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)