2021/05/10

Notícias do dia

Musk anuncia satélite lunar pago em Dogecoin; fabricantes automóveis abdicam dos extras tecnológicos para escaparem à falta de chips; Clubhouse lança (finalmente) app para Android; maioria dos utilizadores iOS diz não ao tracking; SpaceX faz lançamento Starlink com Falcon 9 usado pela 10ª vez; Messenger chega aos 5 mil milhões de downloads na Play Store; foguete chinês Long March 5B já caiu; WhatsApp não vai desactivar contas mas vai "chatear" utilizadores para aceitarem as novas condições; e nem a Tesla acredita no FSD prometido por Elon Musk.

Antes de passarmos às notícias do dia, ainda vais a tempo de participar no passatempo gadget da semana que te pode valer um módulo de tomada TP-Link Tapo P100.

Encerramento do banco online Simple deixa utilizadores sem acesso às contas

Quando um serviço que funciona bem é comprado por um maior, as coisas nem sempre correm bem. Foi precisamente o que aconteceu com o banco online Simple, que começou por ser um banco que prometia uma utilização simplificada via app, com categorização automática de despesas e outras funcionalidades, e que passado uns anos foi comprado pelo BBVA. Agora, o BBVA decidiu encerrar o Simple, por achar que já não se enquadrava na sua estratégia, anunciando que os actuais clientes seriam convertidos automaticamente em clientes BBVA. Só que não foi isso que aconteceu.

O processo de transição não correu como planeado, e o resultado foi que os clientes do banco Simple ficaram sem acesso às suas contas (e dinheiro) e sem conseguirem aceder via BBVA, deparando-se com inúmeras mensagens de erro de "contas erradas". Definitivamente, o mais distante que se poderia imaginar de uma experiência "simples" de utilização de um banco online.


Stadia vai deixar usar smartphone como gamepad nos televisores

A Google prepara-se para facilitar o uso do Stadia nos televisores. Parece estar para breve a chegada de uma nova capacidade, que permitirá dispensar o uso do Gamepad oficial do Stadia - que por agora é um requisito para se poder jogar na TV - e em vez disso permitirá utilizar o smartphone como controlador virtual.

Mais curioso ainda é que também é feita referência a um modo que permitirá utilizar um gamepad convencional para controlar o Stadia na TV, usando esse gamepad ligado ao smartphone, e com o smartphone a transmitir os controlos para o serviço Stadia.

Faltará ver se este último modo terá um impacto significativo a nível de tempo de reacção, mas o simples facto de dispensar o gamepad oficial poderá ser suficiente para que mais pessoas dêem uma oportunidade ao Stadia, já que poderão fazê-lo sem necessitar de qualquer investimento.


OneDrive ganha cast

Após vários anos, a Microsoft parece ter percebido finalmente a utilidade da função "cast", adicionando-a à mais recente versão da app OneDrive (6.29.1) para Android. Isto quer dizer que, a partir de agora, será extremamente simples fazer com que um vídeo ou outros conteúdos suportados sejam "atirados" para um televisor, ou smart devices compatíveis, para que possam ser vistos ou ouvidos sem necessidade de andar a saltitar entre diferentes apps e serviços.

No entanto, parece que nalguns casos a opção de cast continua sem aparecer, a não ser que se faça a desintalação e reinstalação da app. Também será necessário relembrar que a app só fará cast de conteúdos que a própria app consegue reproduzir - pelo que se tiverem um vídeo que a vossa Smart TV até consiga ler mas a app One Drive não, terão que continuar a recorrer a métodos alternativos para o fazer chegar ao televisor.


Amazon Prime com envio de 1 dia gratuito para Portugal

A Amazon está a repor a justiça geográfica para os utilizadores Amazon Prime portugueses. Depois de recentemente ter começado a disponibilizar envios gratuitos para Portugal sem o habitual limite mínimo de valor das compras, agora também já começa a disponibilizar o envio gratuito em 1 dia, tal como estava disponível para os clientes Prime em Espanha.

Este envio em 1 dia útil não está disponível para todos os produtos, mas vai aparecendo para alguns de valor mais elevado (tenho visto aparecer isto em produtos com valores de 100 euros ou mais).

Sempre é mais um aspecto a ter em conta a favor da adesão ao Amazon Prime.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: O supercomputador Cray-1 entrou em operação em 1976 e tinha 8.39MB de memória e podia executar 160 MFLOPS. Tornou-se um dos mais bem sucedidos super-computadores de todos os tempos, com mais de 100 unidades vendidas. Hoje em dia, um smartphone pode ter mais de 8GB de RAM e executar mais de 1000 GFLOPS.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)