2021/06/28

Notícias do dia

Android TV cai para 1 estrela com apresentação de publicidade; Chrome vai manter cookies até final de 2023; avião eléctrico RC voa durante 10h45; Apple prepara iPad de maiores dimensões; bicicleta com rodas sem eixo; VW abandona motores a combustão na Europa até 2035; veleiro Manta vai remover plásticos dos oceanos; efeitos da Covid-19 afectam jovens durante meses; e discos WD My Book Live estão a ser apagados remotamente.

Antes de passarmos às notícias do dia, temos novo passatempo gadget da semana que te pode valer uma pen USB SanDisk Extreme Go 128GB.

Windows 11 chega em Outubro

De tudo aquilo que a MS revelou sobre o Windows 11 - incluindo ser gratuito para quem tiver Windows 10 - uma das coisas que se esqueceu de referir foi a data de lançamento. Data essa que, de acordo com a data presente nas imagens promocionais, aponta para que possa ser a 6 ou 20 de Outubro (às 11h11, se quisermos ser mais precisos).

Resta apenas esperar que, até lá, a MS possa fazer uns ajuste ao nível dos requisitos mínimos, pois a exigência de TPM e a limitação aos CPUs de gerações mais recentes está a causar enorme contestação, fazendo com que até computadores recentes da MS, com poucos anos, fiquem impossibilitados de usar o Windows 11.


Qualcomm apresenta Snapdragon 888+ melhorado

Enquanto não chega a próxima geração, a Qualcomm espreme um pouco mais o Snapdragon 888 e transforma-o no Snapdragon 888+ - um chip em tudo idêntico, mas cuja frequência máxima pode agora chegar aos 2.995 GHz (não se percebe porque motivo a Qualcomm não arredondou a coisa para os 3 GHz, mas pronto) em vez dos 2.84 GHz.

O resultado prático é que o seu núcleo Cortex-X1 de alto desempenho pode agora destacar-se um pouco mais do SD 888 normal; e no núcleo de processamento AI, Hexagon 780 AI processor, o chip pode agora atingir os 32 TOPS face aos 26 TOPS do SD 888 normal. A questão é que, actualmente já é difícil manter um SD 888 normal em funcionamento à frequência máxima durante muito tempo, devido ao aquecimento. E isso deverá ser ainda mais notório neste SD 888+. No entanto, sem dúvida que terá benefícios para aquelas situações de processamento intensivo ocasional. Veremos que tal se comporta na realidade, quando começar a chegar ao mercado.


Lenovo Yoga Tab 13 funciona como monitor portátil

A Lenovo está a fazer chegar ao ocidente o seu curioso tablet Yoga Tab 13, a versão internacional do Yoga Pad Pro que é um tablet que se destaca pela sua capacidade de contar com uma entrada micro HDMI e, desse modo, poder funcionar como ecrã portátil - e até contando com um suporte integrado que até permite pendurar o ecrã em qualquer lado.

Há diversas formas de usar um tablet como monitor, mas a maioria delas fica dependente da instalação de software adicional no computador que se utilizar, o que inviabiliza a sua utilização em inúmeras situações. Com uma entrada HDMI, essas dificuldades desaparecem, permanecendo apenas uma: o preço. O Yoga Tab 13 terá um preço próximo dos 700 euros, o que ficará bem mais caro do que comprar um tablet e um monitor portátil dedicado. Ainda assim, seria bom ver mais fabricantes a darem a possibilidade de se usar um tablet como monitor portátil (até poderiam fazê-lo via USB-C, dispensando a necessidade de uma ficha dedicada).


Netflix com streaming de downloads parciais

A Netflix acaba de rectificar uma dos detalhes mais frustrantes da sua app. Até agora, os clientes apenas podiam ver um filme ou episódio descarregado apenas se o mesmo tivesse sido descarregado a 100%, fazendo com que uma saída de casa a correr, em que o filme tivesse ficado a 99.9%, não pudesse ser visto. Agora, a app Netflix para Android passa a fazer aquilo que sempre deveria ter feito, permitindo ver os conteúdos mesmo enquanto o download está a ser feito.

Quer seja para ir vendo algo até que se chegue ao próximo hotspot WiFi, ou para terminar o download usando dados móveis, os utilizadores passam a ter mais controlo na forma como podem ver aquilo que descarregam. A Netflix diz que a mesma funcionalidade será aplicada à app iOS nos próximos meses.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: O Windows 95 foi lançado a 24 de Agosto de 1995, com direito a grande evento, e marcado pela utilização da popular música "Start Me Up" dos Rolling Stones. A versão em CD incluía ainda um videoclip com a música "Buddy Holly" dos Weezer, que demonstrava as capacidades multimédia do novo sistema operativo da Microsoft.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)