2021/10/25

Notícias do dia

Corrida em Indianapolis trocou pilotos por algoritmos; Tesla recua no FSD beta 10.3 por falsas colisões; trilogia GTA remasterizada chega a 11 de Novembro; Sonoff lança interruptor de parede com ecrã touch NSPanel; NTSB iliba Autopilot em caso de acidente mortal; LEGO imortaliza casa do "Sozinho em Casa"; Teslas com Autopilot 2.0 precisam trocar câmaras para terem modo FSD; Element e Matrix promovem serviço de mensagens aberto e descentralizado; e Facebook já promovia teorias da conspiração em 2019 - e sabia disso.

Antes de passarmos às notícias, temos o passatempo gadget da semana que te pode valer uma coluna Bluetooth Anker Soundcore Mini; e temos também o passatempo adicional do nosso 14º aniversário que te pode valer um Samsung Galaxy M22.

Facebook com dificuldade em atrair adolescentes

Documentos internos do Facebook revelam as preocupações da rede social com os adolescentes. O número de adolescentes que usam o Facebook tem estado a cair, e também está a reduzir-se o tempo passado no Facebook nessa faixa etária. Previsões do Facebook estimam perder até 45% dos adolescentes nos próximos dois anos.

A situação não é nova, sendo que há anos que o Facebook tem ficado associado à geração "dos velhos", que efectivamente se vai concretizando a cada ano que passa, fazendo com que plataforma se torne ainda menos apetecível para os mais novos. Depois de ter conquistado 2 mil milhões de utilizadores, o Facebook pode ver-se na situação de agora apenas poder contar com eles à medida que envelhecem e vão desaparecendo. Se isso poderá ditar também o fim do Facebook daqui por mais alguns anos, vai depender da sua capacidade de reconquistar utilizadores mais novos.


Jogos Steam chegam à Xbox via GeForce Now no Edge


O streaming de jogos permite vários cenários à "Inception", em que se torna difícil perceber o que está a correr onde e como. Agora, passa a ser possível jogar jogos Steam do PC na Xbox, até com teclado e rato, através do streaming de jogos GeForce Now da Nvidia.

Isto porque a Nvidia abriu o acesso ao GeForce Now a partir do MS Edge, que é o browser que também já está disponível na Xbox. Como o GeForce Now é gratuito (mas com cada sessão de jogo limitada a 1 hora no máximo) e inclui mais de 1000 jogos PC, há muito por onde explorar, pelo menos até que a MS faça chegar o seu xCloud também a Xbox.


UAParser.js infectado com malware

O package npm do UAParser.js foi infectado com malware que tentava roubar passwords e usava o CPU para gerar criptomoedas para os atacantes.

O UAParser.js disponibiliza funções que facilitam o processamento das strings "User Agent" dos browsers, sendo utilizada por inúmeros projectos de grandes empresas, e contando com vários milhões de downloads por semana. Daí ser um alvo preferencial para atacantes, que esperavam que ao infectar o módulo principal, iriam infectar indirectamente os milhões de projectos que o utilizam. Felizmente o seu developer detectou a situação a tempo e apressou-se a remover as versões com código malicioso. Mas este tipo de ataque será cada vez mais tentador, sendo imprescindível que os developers implementem as devidas prevenções, como utilizar autenticação 2-factor.

Rootkit FiveSys tem assinatura digital da Microsoft

Investigadores de segurança descobriram que o rootkit FiveSys conta com uma assinatura digital legítima passada pela Microsoft, o que teoricamente deveria assegurar a validade e segurança dos programas utilizados. Com isto, o rootkit fica com a vida facilitada para interferir com o sistema (por exemplo, redireccionando o tráfego dos utilizador através de um proxy que permite aos atacantes espiar as comunicações).

O caso é curioso e demonstra que nem mesmo uma assinatura digital passada por uma entidade reputável serve como garantia a 100%. Os investigadores também ainda não sabem qual a vertente de disseminação deste rootkit, embora se suspeita que esteja a ser incluído com software e jogos crackados disponibilizados na internet.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: A série Knight Rider estreou em 1982 e apaixonou os telespectadores com as aventuras de Michael Knight e do seu fantástico carro inteligente KITT. A série prolongou-se por apenas quatro temporadas, mas as suas influências perduram até nos dias de hoje.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)