2022/02/11

Notícias do dia

Ataque à Vodafone foi feito com login de funcionário; contactos Vodafone "extra" são legítimos e criados pela app My Vodafone; Tesla desactiva "Boombox" que fazia sons no exterior; Raspberry Pi ganha instalação de rede sem PC adicional; Apple processada pelo ecrã do iPad Mini; WiFi 7 mata WiFi 6E "à nascença"; e França diz que Google Analytics viola RGPD.

Antes de passarmos às notícias do dia, não deixes de participar no nosso passatempo semanal que desta vez te pode valer um anel de luz LED.

Google lança Android 13 "Tiramisu" Developer Preview

Ainda o Android 12 não chegou a muitos, e eis que a Google acelera o passo disponibilizando o Android 13 Developer Preview (com nome de código Tiramisu), aparentemente indicando que este ano teremos o Android 13 final mais cedo (em Agosto).

Para o Android 13 a Google continua a insistir nos temas coloridos dinâmicos, capazes de se ajustarem às imagens de fundo (pensar que o Windows Phone de outros tempos já tinha seguido esse caminho de facilmente escolher cores para o tema), e também em facilitar questões de segurança, como novas formas de escolher fotos e vídeos sem que as apps necessitem de ter acesso a todas as fotos; e separando as permissões de acesso às redes WiFi das permissões de acesso à geolocalização.




Alfa Romeo Tonale vem com NFT e blockchain

A Alfa Romeo não resistiu a seguir a moda do momento e revelou que o seu próximo SUV Tonale incluirá um NFT original para cada unidade e também blockchain para acompanhar e certificar a manutenção dos veículos ao longo dos anos.

Não deixa de ser uma tentativa descarada de tentar forçar que a manutenção seja feita nas oficinas oficiais (esperemos que não se volte a essa guerra, depois de se ter conseguido que os cidadãos europeus têm direito a poder usar oficinas concorrentes) - melhor seria ver a Alfa Romeo preocupar-se em acelerar a transição para os veículos eléctricos, em vez de ainda ir lançando híbridos, como será o caso deste Tonale.


Blackbird Interactive adopta semana de 4 dias de trabalho


O estúdio de jogos Blackbird Interactive, criadores do Hardspace: Shipbreaker e do próximo Homeworld 3, diz que vai adoptar permanentemente o modelo de trabalho de 4 dias por semana, depois de a ter testado nos últimos meses.

Embora nem tudo tenha sido fácil, a medida está a ser bem recebida num sector onde frequentemente é pedido aos trabalhadores que trabalhem "extra" durante os períodos em que é preciso finalizar um jogo, e que muitas vezes resulta em burnout dos mesmos. Resta agora esperar para ver se outros estúdios seguem o exemplo, e se esta transição para 4 dias de trabalho por semana poderá vir a alastrar-se e contagiar outros sectores profissionais.


Curtas do dia


Resumo da madrugada





Curiosidade do dia: O formato ZIP standard tem uma taxa de compressão média de 62%. Apesar de continuar a ser o mais popular, é superado pelo RAR, com 71%, e pelo mais recente 7-Zip, que consegue atingir 76% de compressão média.

2 comentários:

  1. Se há coisa que o cliente Alfa Romeo não procura é essa inevitabilidade capitalista e mentirosa pela electrificação. Electrificação essa que nos vai destruir! A estúpida destruição pela procura do litio ainda só vai no inicio!!!

    ResponderEliminar
  2. Interessante a curiosidade do dia, eu uso 7zip e estou muito satisfeito.

    ResponderEliminar