2022/02/28

Notícias do dia

TikTok expande vídeos para 10 minutos; Apple prepara Mac integrado em teclado; Digi com 75 GB por €15 com chamadas ilimitadas em Itália; Tesla prepara opção para volante circular; Apple aposta nas palavras para combater uso ilegal de AirTags; Google Messages com categorias para organizar mensagens.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo semanal, que desta vez te pode valer exemplares do livro Segurança em Redes Informáticas da FCA.

Apple continua a acumular multas na Holanda

Sem cumprir com a exigência holandesa relativa à aceitação de pagamentos externos pelas apps na App Store, a Apple vê ser aplicada a sexta multa semanal de 5 milhões de euros, que passam a totalizar 30 milhões de euros.

Depois da sua proposta de manter uma comissão de 27% mesmo sobre os pagamentos externos (além de uma série de requisitos abusivos) que foi muito mal recebida pelos developers, sendo apelidada de completo desprezo e desrespeito pelos mesmos, a Apple tem-se mantido silenciosa quanto a este assunto. Faltará ver se estará novamente a mostrar o seu desprezo, considernado irrelevante a multa semanal, ou se estará a preparar nova proposta que, desta vez, consiga convencer a ACM holandesa (Autoridade para os Consumidores e Mercado).


OnePlus vai manter OxygenOS

A OnePlus revelou que o seu OnePlus 10 Pro chegará à Europa em Março, e que continuará a manter o seu OxygenOS independente do ColorOS da Oppo.

Com a integração da OnePlus na Oppo, e a notícia de que na China o HydrogenOS daria lugar ao ColorOS, temia-se que também no resto do mundo a opção fosse a mesma. Felizmente, com o OxygenOS a ser um dos grandes atractivos dos utilizadores OnePlus, a marca veio assegurar que os OnePlus destinados aos mercados internacionais continuarão a utilizar o OxygenOS. O seu OnePlus 10 Pro será lançado com o OxygenOS 12.1 mas com promessa de actualização em breve para o OxygenOS 13. Ainda assim, a OnePlus referiu que o OxygenOS e ColorOS partilham o mesmo código base, mas com o OxygenOS a manter-se mais próximo do interface Android standard.


Modem Qualcomm X70 5G de 10 Gbps vem com AI integrada

A Qualcomm revelou o seu mais recente modem 5G, o X70, que pode chegar aos 10 Gbps e conta com um processador AI dedicado para melhorar a qualidade das transmissões e aumentar a eficiência.

O chip só estará disponível mais para o final do ano, pelo que só deverá aparecer no mercado em 2023 - e provavelmente numa versão integrada no sucessor do Snapdragon 8 Gen 1. De qualquer forma, ainda está por demonstrar a viabilidade de ter transferências desta magnitude num smartphone. Basta relembrar que uma placa Ethernet de 10 Gbps para um PC já costuma ter dissipadores volumosos (ou ventoinhas) para poder lidar com isso - pelo que, desde já se pode antever que não será muito praticável esperar ter transferências dessa magnitude num smartphone por longos períodos de tempo.


Honor Magic 4 Pro com carregamento wireless de 100 W

Livre das sanções que limitaram as opções da Huawei, a Honor continua com os seus novos lançamentos. O Honor Magic 4 Pro vem com uma série de novidades, entre as quais se encontra um sistema de carregamento wireless de 100 W que permite carregar 50% da bateria em 15 minutos.

A bateria de 4600 mAh também conta com carregamento de 100 W via cabo, com carregamento a 100% em 30 minutos. Mas, tal como é (infelizmente) habitual nos sistemas de carregamento wireless, não é feita qualquer referência quanto aos níveis de eficiência que se pode obter. É certo que o carregamento wireless é bastante mais conveniente e elimina a preocupação com potenciais problemas decorrentes do "tira-e-mete" das fichas para carregar; mas numa altura em que se vai começando a dar o real valor à eficiência e custo da energia, seria também informar os consumidores do grau de eficiência que perdem ao optar pelos carregamentos wireless em vez de por cabo.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: Um tanque de guerra moderno pode custar entre 5 e 9 milhões de euros. Um míssil anti-tanque como o Javelin custa cerca de 80 mil euros. Ignorando-se a questão do custo em vidas humanas, depressa se vê como se pode infligir uma pesada factura usando uma fracção do valor.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)