2022/04/18

Notícias do dia

Edição de tweets vai manter tweet original inalterado; como desactivar confirmação de leitura nas apps de mensagens; França revoga licença de internet da Starlink por receio de monopólio; Microsoft prepara publicidade nos jogos Xbox gratuitos; Tesla deixa de vender carros após leasing e de incluir cabos de carregamento; apps de videochamadas enviam voz mesmo com o mute activado.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo semanal, que desta vez te pode valer um localizador Tile.

WhatsApp vai deixar esconder estado "last seen" de alguns contactos

Ainda recentemente mostramos como desactivar a indicação do estado de leitura das mensagens, e eis que se descobre que o WhatsApp se prepara para dar maior controlo de privacidade sobre quem pode ver o nosso estado online.

O WhatsApp está a testar mais opções no controlo de visibilidade do estado online. Até agora a app permitia que o estado fosse mostrado ou escondido globalmente, ou apenas aos contactos do utilizador; mas as versões beta revelam que em breve será possível manter esta última opção mas ainda assim esconder o estado de alguns desses contactos.

Não percebo porque motivo fazer coisas "às pinguinhas", sendo que seria mais lógico adicionar logo uma opção que permitisse escolher apenas os contactos com que se quer partilhar o estado, e ficava o assunto arrumado (e de forma mais prática do que potencialmente estar a esconder o estado de dezenas ou centenas de contactos, apenas para deixar ficar o de um círculo de amigos mais próximos).


Rocket Lab tenta apanhar foguete em voo

Com a SpaceX a já ter tornado rotina o pouso dos seus foguetes Falcon 9, a Rocket Lab vai tentar uma manobra ainda mais espectacular para a recuperação de um dos seus foguetes após o lançamento, tentando apanhá-lo em pleno voo durante a queda.

A Rocket Lab irá tentar utilizar um helicóptero para apanhar o foguete durante a sua queda com pára-quedas, com o objectivo de o reutilizar sem a necessidade de desenvolver tecnologia para o seu pouso controlado (como a SpaceX faz) e sofrer danos causados pelo impacto com o solo ou pelos estragos provocados pela água no caso das quedas no mar.


Rússia interfere com GPS na Ucrânia

A Rússia tem veículos especializados para gerar interferências nos sinais GPS, que tem estado a utilizar na sua invasão da Ucrânia.

A medida não é nova, e na verdade a Rússia tem frequentemente interferido com os sinais GPS na região ao longo da última década, desde a invasão e anexação da Crimeia em 2014, que até então também fazia parte da Ucrânia.


Paramount+ sem alguns episódios Star Trek?

A Paramount quer que o seu serviço de streaming Paramount+ seja o único serviço onde seja possível ver os filmes e séries do universo Star Trek, mas mostra também o cenário de pesadelo que aguarda os subscritores. Ao que parece, o serviço disponibiliza a série Deep Space 9, mas onde alguns episódios se arriscam a estar em falta - aparentemente devido a questões de direitos de transmissão via streaming.


Será algo a ter em conta quando, eventualmente, daqui por uns anos os estúdios se revelarem intrigados por um novo aumento do recurso à pirataria, depois do decréscimo que tinha ocorrido com a vaga inicial dos serviços de streaming - antes de se terem multiplicado como cogumelos, com cada um a querer fechar o máximo de exclusivos.


Curtas do dia


Resumo da madrugada







Curiosidade do dia: O site sex.com foi registado em 1994 e acredita-se que tenha sido o primeiro site de "entretenimento para adultos" na internet.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)