2022/04/11

Notícias do dia

Carro autónomo nos EUA "foge" à polícia; Raspberry Pi OS abandona "pi" por motivos de segurança; Nissan promete baterias de estado sólido para 2028; análise ao Samsung Galaxy S22+; Edge suspende mais páginas para poupar memória; Robot CUBOtino resolve cubo de Rubik; Samsung Galaxy S22 a metade do preço por abrandamento das apps; e Twitter recua na remoção de tweets apagados.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma coluna Anker Soundcore Mini.

Apple enfrenta novo processo na Europa

Começa a ser difícil seguir todos os casos da UE contras as empresas tecnológicas norte-americanas. Desta vez é mais um caso que se foca na Apple, resultante das queixas do Spotify sobre as condições que a Apple aplica na Play Store e que diz resultarem em condições de concorrência desleal - como a cobrança da comissão de 30% sem dar opções de pagamento alternativos directamente na app - e que "obriga" o serviço a praticar uma mensalidade superior no iOS ao que a Apple cobra pelo seu próprio Apple Music.

Há poucos dias a Apple apresentou um estudo encomendado por si que tenta mostrar que os serviços da Apple são "minoritários" face aos demais serviços (Apple TV+ vs Netflix, Apple Music vs Spotify), mas não parece que isso vá ser suficiente para convencer a UE a permitir que continue a ter o "pão e o queijo" nas mãos - leia-se: a plataforma de distribuição e também as apps e serviços que fazem concorrência directa às demais empresas que lá estão. Segundo as intenções do Digital Markets Act, Apple e Google serão forçadas a permitir pagamentos externos nas apps nas suas lojas, e também a instalação de lojas alternativas - coisa que já é possível no Android mas não no iOS.


China aprova novo lote de jogos

Após nove meses de espera, a China aprovou um novo lote de jogos, mas deixando de fora as maiores empresas.

A China tem aplicado uma política bastante restritiva nos jogos que podem ser jogados no país, e desde Julho do ano passado que não aprovava novos jogos. Agora que o fez, nota-se a ausência de jogos da Tencent e NetEase, duas das maiores empresas nacionais.


Vivo apresenta X Fold

A Vivo apresentou o seu primeiro smartphone dobrável, o X Fold, com sistema idêntico ao do Z Fold da Samsung. O X Fold tem ecrã interno de 8.03" e um ecrã de 6.53" no exterior, estando equipado com um Snapdragon 8 Gen 1, 12 GB de RAM, até 512 GB, câmaras de 50 MP + 48 MP ultrawide + 12 MP telefoto 2X + 8 MP telefoto periscópico 5X, e câmaras de 16 MP em ambos os ecrãs.

Os preços começam nos 1298 euros na China, sendo que por agora não há planos de o lançarem noutros países. Mas, fazendo a Vivo parte do grupo BBK Electronics que detém várias outras marcas (Oppo, realme, OnePlus), é de esperar que um modelo idêntico acabe por chegar até nós, mais cedo ou mais tarde.


YouTube promete modo picture-in-picture no iOS para breve

Depois de ter lançado e removido a funcionalidade, o YouTube promete o modo Picture-in-Picture (PiP) no iOS para os próximos dias.

O modo tem estado envolvido em polémica, pois o YouTube queria mantê-lo como exclusivo dos clientes Premium, o que deu origem a modos alternativos que usavam o YouTube via Safari para ter acesso ao modo PiP, desactivando-se alguns parâmetros que o YouTube adicionou deliberadamente para tentar impedir essa utilização. Agora, parece que o YouTube finalmente desiste de tentar combater uma funcionalidade de sistema, e permitirá ver os vídeos YouTube numa janela que se pode manter sobre outras apps ou no home screen.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: O Cubo de Rubik - também conhecido por Cubo Mágico - foi criado 1974 pelo húngaro Ernő Rubik e contagiou o mundo no início da década de 80. O actual recorde para o resolver é de 3.47 segundos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)