2022/08/22

Notícias do dia

Autopilot da Tesla evita 40 colisões por dia devido a acelerações acidentais; Apple revela iPhone 14 a 7 de Setembro; alertas de incêndio em Portugal continuam a demorar horas a chegar via SMS; TikTok espia o que se faz no browser da app; fã cria Mini-computadores LEGO reais; música de Janet Jackson podia crashar discos antigos; estimativas de Musk de bots no Twitter "não valem nada" - diz criador do Botometer; e Google marca pai como criminoso após envio de fotos de genitais do filho para médico.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo semanal, que desta vez te pode valer um um adaptador de tomada universal com carregador USB, perfeito para as férias.

A partilha da localização entre amigos

No espaço de uma geração passamos de pessoas que sonhavam, um dia, poderem telefonar para os seus amigos de qualquer sítio e para qualquer sítio onde estivessem, para uma sociedade que sabe em permanência onde está cada pessoa. Partilhar a localização com amigos tornou-se em algo banal, mas com isso chega também outro tipo de problemas.

A pergunta "onde estás" era algo que não fazia sentido no tempo dos telefones fixos, começou a tornar-se comum com a popularização dos telemóveis, e agora se torna desnecessária, no caso das pessoas que optam por partilhar a sua localização. Por outro lado, torna-se também num elemento de pressão adicional, para quem se esquecer desse detalhe da próxima vez que quiser mentir sobre o local onde está; com repercussões que podem ir das meras zangas de adolescentes a coisas bem mais graves no caso de relações abusivas que possam resultar em violência.

Como em muitos outros casos, acaba por ser mais uma ferramenta tecnológica que temos à disposição, que pode ser usada para o bem e para o mal.


Jovens no Reino Unido passam mais tempo no TikTok que na TV

Sem grandes surpresas, o fenómeno TikTok também se faz sentir entre o público mais jovem no Reino Unido. De acordo com os dados mais recentes, os jovens entre os 16 e os 24 anos passam uma média de 57 minutos por dia no TikTok, mais que os 53 minutos passados à frente da TV. Um valor à frente da TV que é apenas um terço do que era há uma década atrás, e que demonstra o quanto os hábitos mudaram na geração que nasceu habituada a ter smartphones e tablets.

Como referência, o público sénior, com mais de 65 anos, continua a passar quase 6 horas por dia em frente à televisão, e que indica claramente a disparidade total que existe entre estes extremos etários.


Airbnb lança sistema "anti-festas" nos EUA e Canadá

O Airbnb vai activar um sistema "anti-festas" nos EUA e Canadá que visa combater um dos principais problemas que enfrenta: o de pessoas que alugam casas para fazerem grandes festas, com resultados quase sempre danosos para o local.

O sistema já terá sido testado nalguns mercados, com resultados positivos, e passa por coisas como bloquear as reservas de clientes com menos de 25 anos que queiram alugar uma casa completa próxima do local de residência, a não ser que já tenham um historial de alugueres positivos. Só no ano passado foram banidos mais de 6 mil clientes Airbnb por fazerem festas, havendo também casos de tragédias, como a morte de dois menores durante uma festa ilegal feita num aluguer Airbnb em Abril deste ano nos EUA.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: A popular Bimby apenas é conhecida por esse nome em Portugal e Itália, adoptando o nome Thermomix nos demais países. Embora se tenha tornado popular na última década, as suas origens remontam a 1961, tendo sido desenvolvida e fabricada pela empresa alemã Vorwerk.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)