2022/08/08

Notícias do dia

FSFE pede liberdade para se instalar qualquer software em qualquer dispositivo; brincadeira de chouriço espacial torna-se viral na internet; Reino Unido vai usar smartwatches com reconhecimento facial para monitorizar criminosos estrangeiros; apps maliciosas também chegam à App Store da Apple; a praga das notificações; como funciona uma válvula solenóide; Califórnia considera "Autopilot" da Tesla enganador; e China pode atrasar iPhones 14 e faz Apple virar-se para a Índia.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma coluna Anker Soundcore Mini.

Google processa Sonos

Depois de ter perdido nos tribunais, a Google contra-ataca a Sonos com novos processos.

As relações entre a Google a Sonos parecem não ter paz à vista. Depois da derrota nos tribunais, que obrigou a Google a remover funcionalidades dos seus smart speakers, como a capacidade de ajustar o volume de mútiplas colunas de uma só vez, a Google tenta devolver o favor, acusando a Sonos de violar várias das suas patentes relacionadas com smart speakers e comandos de voz. Diga-se que, tanto da parte da Sonos como da Google, algumas destas patentes são ridiculamente básicas e nunca deveriam sequer ter sido aceites como patentes, mas é este o mundo em que vivemos. E, quem se lixa, como sempre, são os consumidores, que compram um produto com determinadas funcionalidades, que depois podem desaparecer a qualquer momento por causa de um processo.


Nomad "oferece" 10% de comissão a quem roubou tokens

A Nomad, que viu uma série de hackers roubarem cerca de 190 milhões de dólares em crypto tokens, agora diz que não irá perseguir aqueles que devolverem pelo menos 90% do valor, assumindo que se tratavam de "white hat" hackers que estavam apenas a demonstrar a vulnerabilidade e não a "roubar" os tokens.

Num caso ideal, isto faria com que a empresa teria que lidar com um rombo de apenas 19 milhões em vez de 190 milhões. Mas, neste fase, parece ser extremamente difícil que isso venha a acontecer.


Intel apresenta GPUs Arc Pro

Com os seus GPUs Arc ainda a terem que demonstrar o que valem face aos da Nvidia e AMD nos jogos, a Intel avança para o sector profissional com a nova gama Arc Pro.

Os Intel Arc Pro A40 e A50 são destinados a workstations, com o A30M a destinar-se a portáteis de trabalho. Todos eles são concebidos para acelerar tarefas de raytracing e de vídeo, com o mais poderoso a suportar quatro monitores 4K simultâneos, dois monitores 5K a 120 Hz ou um a 240 Hz, ou ainda dois monitores 8K a 60 Hz. No entanto, com apenas 6 GB de GDDR6, parece ficar um pouco limitado face aos GPUs da concorrência.

Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: Os actuadores solenoide foram inventados pelo físico e matemático francês André-Marie Ampère, permitindo transformar uma corrente eléctrica num movimento físico que pode ser usado para inúmeros fins, como fechar ou abrir a tranca de uma porta, ou abrir e fechar uma válvula para controlar o fluxo de líquidos ou gases.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)