2015/04/14
Ganha uma mini plasma ball USB
Esta semana não consegui resistir ao sentimento de nostalgia - e porque não confessá-lo, puro fascínio - de ver raios de plasma a serpentear dentro de uma esfera. Pelo que o gadget que esta semana temos para vos oferecer é uma fantástica mini-plasma ball que bastará ligar à porta USB.
2014/07/03
Notícias do Dia
Um televisor Ultra HD por menos de 600 euros em Portugal; o No-IP volta a controlar os domínios apreendidos pela MS; um router que controla o acesso à internet dos mais pequenos, em troca da realização de tarefas domésticas e trabalhos de casa; um jogo no Google Maps que põe à prova os teus conhecimentos geográficos; a Yorn dá-te mesada extra até ao final do ano; e como os sistemas automáticos de defesa dos direitos de autor permitem abusos que prejudicam quem se limita a usar aquilo que realmente pode usar.
Seguem-se as notícias do dia, e não se esqueçam que já estamos a oferecer o segundo exemplar do livro O'Reilly deste mês:
Linux para Automóveis
O Linux já pode ser usado "debaixo do capot", mas prepara-se para assumir um papel bem mais visível. Com os carros a serem cada vez mais electrónicos e com complexos sistemas de informação e comunicação, a Fundação Linux relembra a necessidade de se optar por sistemas abertos e universais, promovendo a criação de uma versão Linux concebida especialmente para automóveis: o Automotive Grade Linux.
Este Linux vem com interface e várias apps e funcionalidades, como Google Maps, suporte para telemóveis bluetooth, leitor de notícias, controlos de climatização do veículo, etc. A primeira versão já está disponível gratuitamente para quem quiser brincar com ela.
Publicado por
Carlos Martins
às
16:31
1 comentário(s)
Automóveis Google Play Linux Notícias Plasma Samsung Uber
2014/01/22
Correcção para os Níveis de Preto nos Plasmas Panasonic 2009/2010
Começa a ser tão frequente os fabricantes lançarem produtos com bugs para o mercado (fazendo dos clientes beta testers) que a maioria das pessoas até já encara isso como sendo normal. No caso dos compradores de televisores de Plasma da Panasonic de 2009 e 2010, um desses problemas salta à vista devido a uma incorrecta calibração dos níveis de preto que tem piorado a qualidade de imagem ao longo do tempo... e cuja solução só agora surgiu, graças aos próprios utilizadores.
2013/11/04
Os televisores de 600Hz e 960Hz
2013/11/01
Panasonic abandona TVs de Plasma em Dezembro
Os ecrãs de plasma foram dos primeiros televisores "planos" e "fininhos" de grandes dimensões, que nos fizeram sonhar com a possibilidade de um dia termos um ecrã gigante em casa pendurado na parede (isto, numa altura em que ainda parecia impossível que os LCDs pudessem atingir dimensões de 30 ou 40"). Depois de se terem tornado numa das formas mais económicas de ter um ecrã de grandes dimensões em casa, e terem evoluído ao ponto de serem considerados dos melhores ecrãs do mundo, parecem ter finalmente chegado ao fim da sua carreira.
2012/01/29
A Década dos OLEDs
Está mais que visto que, tal como os LCDs e Plasmas revolucionaram o mercado dos ecrãs na última década fazendo-nos esquecer os volumosos CRTs; em breve também estes darão lugar a uma nova tecnologia, que se tem implantado no mercado nos dispositivos móveis como smartphones e tablets, mas que se prepara para dar o salto para as nossas salas: os ecrãs OLED.
A LG está a apostar em força nos ecrãs OLED de grandes dimensões (55") e irá começar a produzi-los ao ritmo de 48 mil por mês, em Julho na sua nova fábrica. E perante o interesse demonstrado pelo público na última CES, já considera expandir as suas operações, fazendo uma nova linha de montagem ou convertendo uma das actuais dedicadas aos LCDs.
Se efectivamente estes ecrãs OLED vão chegar ao mercado ainda este ano - e, esperemos, que rapidamente comecem a ter preços "competitivos" faces aos LCDs e Plasmas - será da maneira que vão tornar obsoletos todos os LCDs topo-de-gama, e tornar supérfluas as necessidades de técnicas complicadas como o local dimming... Já que nos OLEDs, como se trata de uma tecnologia emissora de luz (ao contrário dos LCDs que precisam de retro-iluminação), um pixel "apagado" está mesmo apagado, não gastando energia e não sendo "cizento" como acontece nos LCDs.
Mas não só nos ecrãs os OLEDs vão dar que falar. Também na iluminação estamos perante uma revolução que a médio prazo nos irá fazer esquecer as seculares "lâmpadas". Com os paineis OLED para iluminação, que têm tido avanços consideráveis (a Philips diz que em 2019 espera ter painéis OLED com uma eficiência de 120lm/W - para referência, os seus actuais paineis Lumiblade têm apenas... 12lm/W!) em breve poderemos ter fontes de luz planas, e também de formas irregulares e até flexíveis. As possibilidades são tão imensas que nem ouso imaginar como é que isto irá mudar a forma como iluminamos o nosso mundo.
Mas uma coisa é certa... daqui por 20 ou 30 anos, a ideia de que a luz em nossas provinha de um pequeno filamento incandescente dentro de um invólucro de vidro será uma coisa que parecerá completamente pré-histórica para os jovens da época.
2011/11/19
Ecrã 3D Laser
Há muito que sonhamos com sistemas de projecção "no ar", capazes de criar imagens tridimensionais ao estilo dos hologramas que vemos nos filmes de ficção científica. E mais uma vez, o sonho começa a tornar-se realidade.
Ora vejam este sistema de projecção 3D com lasers e plasma, e que é capaz de criar imagens em pleno ar, sem necessidade de placas transparentes ou rotativas onde a luz é projectada.
2011/01/25
Notícias do Dia
Para além de vos explicar porque o 3D não funciona (uma questão sempre actual, e desta vez explicada por alguém de "peso" na indústria), hoje trago-vos muitas outras notícias, que vão desde os pormenores com que o iPhone mostra o email, aos créditos do Facebook, mapas de conectividade no LinkedIn, imprimir do Gmail via internet, e muito mais.
Publicado por
Carlos Martins
às
17:40
2
comentário(s)
Facebook Gmail Google Cloud Print iPhone LinkedIn Notícias Plasma Samsung
2010/08/30
LG OLED e Plasma 3D
A LG não pára de nos abrir o apetite com novos ecrãs que, infelizmente, não estão ainda ao nosso alcance.
O primeiro é um ecrã OLED de 31" e com cerca de 3mm de espessura.
(Interrogo-me sobre se estes ecrãs OLED utilizam o padrão PenTile dos ecrãs AMOLED que vemos nos mobile - embora para o uso a que se destinam, não seja por aí que se notem grandes diferenças.)
O segundo brinquedo é um Plasma certificado THX e com capacidades 3D... de 180"! Este sim, seria um sério candidato a ocupar o lugar central na minha sala de cinema (e assim podia passar o actual LG de 50" para... qualquer outro lado! :)
A questão é... será que um plasma de 180" passa na porta? hummm... era um teste que não me importava nada de fazer. :)
2010/06/09
Notícias do Dia
Um ecrã Plasma super gigante 3D, iPhones, iPads, Twitter, Androids, e muito mais.
Twitpic com FaceTagging
Enquanto o Twitter se prepara para limpar tudo e todos com o seu próprio serviço de encurtamento de urls, que passará a ser "obrigatório" independentemente de preferirem outros, o Twitpic - que por este andar em breve também deixará de ser necessário, assim que o Twitter decidir que afinal também passa a gerir as fotos - passa agora a contar com a possibilidade de marcarem os rostos das pessoas nas fotos.
O novo iPhone 4 pela perspectiva Android
Demonstrando que o novo iPhone é bom mas que isso não será suficiente para atrair os fãs do Android, aqui está uma excelente análise de alguém que não parece ter problemas em abordar as questões reais destas duas plataformas.
Aproveito para salientar algumas questões bem pertinentes:
- As notificações no iPhone continuam a precisar de uma urgente remodelação (mas todos sabemos quanto tempo a Apple demorou a implementar coisas simples como o Copy-Paste, e outras não tão simples como o multitasking.)
- Por muito avançado que seja o ecrã/cpu/giroscópio/etc. no iPhone 4, em poucos meses os dispositivos Android integrarão funcionalidades semelhantes e superiores.
- O iTunes e a cloud. Esperava-se que Steve Jobs falasse da migração dos serviços para a web, mas isso não aconteceu. Enquanto isso, o Android caminha a passos largos para uma solução onde se poderá fazer "login" em qualquer dispositivo Android e ficar com acesso a todas as suas Apps e conteúdos, sem chatices de sincronizações com PCs, etc.
Notificações do WebOS a caminho do iPhone?
Bem a propósito do primeiro ponto que assinalei na lista anterior, eis que Rich Dellinger, o responsável pela criação da excelente forma de gestão de notificações no WebOS foi agora para a Apple.
Era o que dizia... até poderemos ter que esperar mais uns meses... mas notificações em condições no iPhone... estão a caminho! :)
Plasma de 152" 4K 3D!
Parece que vou ter que libertar espaço, para em vez dos 100" livres que tinha destinados para um ecrã... contar antes com 152"!
É que a Panasonic acaba de anunciar um Plasma de 152", que para além de ser 3D (meh!) tem uma resolução de 4096x2160 (4x superior ao HD 1080p.)
E nem precisam de arranjar desculpas para não o levarem para casa dos vossos amigos... é que com um peso de 590Kg... acho que nem os ladrões se vão aventurar a pegar nele! :)
iPad: Sucesso Garantido!
Se dúvidas houvesse - relembro que houve (e ainda há) muita gente que dizia que o iPad não ia ter qualquer sucesso! - o iPad parece destinado a tornar-se num dos produtos mais bem sucedidos de sempre!
Os analistas já actualizaram as estimativas de vendas deste ano para 10 milhões de unidades - bem acima dos 6 milhões estimados anteriormente.
E nós vamos fazer por isso, oferecendo o nosso iPad já nos próximos dias! Ah pois! :)
2010/05/19
LCDs e Plasmas - A Verdade das Mentiras
Aqui está o meu tipo de testes favorito: aqueles que desmascaram por completo todo o marketing que nos é impingido, e que acaba por convencer (ou pelo menos "baralhar") grande parte das pessoas.
Falo obviamente de todas aquelas medidas que nos são apresentadas quando olhamos para um qualquer LCD, seja ele monitor ou televisor, ou um plasma: velocidades de 1ms, ou 600Hz, contrastes de "milhões para um", e outras tantas coisas do género.
Afinal... nada como tirar isto a limpo - que foi exactamente o que o site Maximum PC fez neste teste!
Brilho e Contraste
E começam logo pelo essencial: o brilho e contraste; controlos tradicionais (e necessários!) nos tempos dos CRTs, mas que agora nenhum sentido fazem. Para verem o ridículo que é, o contraste num LCD faz o efeito do "brilho"; enquanto o brilho não ajusta sequer o "backlight", como seria suposto... para dar mais ou menos "luz".
Contrast Ratios
Os contrastes anunciados são igualmente desmistificados. Os 1,000,000:1 que vemos agora espalhados por todo o lado são pura demagogia. Sabem como é que atingem estes valores? Mostrando um ecrão *completamente* a negro, para que o modo de poupança de luz entre em funcionamento e realmente mostre pretos mais profundos... Mas tentem fazer o mesmo com uma imagem "real" (afinal, se querem um televisor é para ver imagens, certo?) e pufff... lá se vai o contraste anunciado.
(Com os LCDs LED local dimming, o caso é outro... mas uma vez que esses ainda são raros... estas conclusões aplicam-se à maioria dos LCDs existentes no mercado.)
Tempos de Resposta
Os tempos de reposta anunciados são igualmente uma palhaçada total.
Como se pode ver na seguinte fotografia de um LCD "topo-de-gama", um bloco em movimento deixa rasto - e pior ainda; quando se aumenta a velocidade do movimento causa interferências e artefactos devido às compensações (tipo "overclocking") feitas para aumentar esse tempo de resposta.
Os tempos de resposta reais seriam uns mais modestos 65ms... mas imagino que não ficaria bem no catálogo ao lado de todos os outros modelos que (erradamente) apregoam os 1, 4, 8ms de tempo de resposta.
Mas, em vez de ficarem assustados - saibam que em testes com imagens "reais", tais efeitos são imperceptíveis aos olhos humanos.
Biliões de Cores
Outro dos "autocolantes" que vemos em muitos televisores, é a sua superior capacidade em mostrar cores. Ora... este nem precisa de grandes explicações... É como dizerem que o vosso monitor é capaz de tornar melhor uma imagem de 8 cores por ser capaz de mostrar 16 milhões delas!
Se o vídeo original não tem mais de 8 bits por canal (RGB) num total de 24bits de cor, que melhorias esperam ver num aparelho que apregoe ter 12bits de cor por canal, ou coisas do género? Absolutamente nenhumas.
2010/04/27
Adeus Sony, Olá LG
Para provar que as minhas sugestões são mesmo para levar a sério, eis que não resisti à minha própria sugestão do Plasma LG 50PK250 FullHD que vos falei no outro dia.
Assim sendo, eis que ontem à noite, foi tempo de receber esta "prenda" em casa. :)
Depois farei uma análise mais detalhada a este plama, mas como se pode ver nas seguintes imagens já dá para notar a incomparável diferença (para melhor) nos nível de preto nas imagens.
À esquerda está a minha velhinha Sony de retroprojecção de 3 LCDs (1280x720), à direita o novo Plasma LG 50PK250 Full HD (1920x1080).
Depois de uma rápida "calibração" feita à pressa, fiquei contente por descobrir que este LG consegue fazer o pixel-mapping de 1:1 (sem redimensionar a imagem enviada pelo PC) e que não sofre de processamento de imagem intrusivo - em muitos aparelhos, como na minha Sony, é impossível desligar algumas coisas como o "edge enhancement" que causam halos sempre que haja uma transição preto-branco ou vice-versa.
Estando habituado aos LCDs, os Plasmas requerem um pouco de habituação e adaptação.
Os poucos minutos que deixei a imagem com o "desktop" do Windows enquanto afinava a imagem foram já suficientes para notar um dos inconvenientes dos Plasmas - a rentenção de imagem.
Mudando para um ecrã completamente preto, notavam-se já ténues "fantasmas" dos icons das pastas, etc.
Não é grave, desde que não deixem a mesma imagem estática durante horas... mas fica o aviso.
Aliás, este problema nota-se mais durante as primeiras dezenas de horas de uso. Quando o Plasma atingir as 100-200h de utilização, este efeito deixa de ser perceptível.
Nos foruns, há quem recomende a utilização de "DVDs de rodagem e burn-in" dos plamas, com conteúdos altamente variados que garantem que o ecrã tenha uma utilização distribuida por toda a sua área.
O próprio plasma tem vários modos de "limpeza" de imagem, que podem ser usados se por acaso alguma imagem ficar "queimada" no ecrã - muitos recomendam que tais modos sejam usados durante esta fase inicial, activando este modo depois de se usar o televisor e programar o sleep timer para o desligar ao fim de 1h de uso deste modo.
Portanto, durante a fase inicial é recomendado que vejam TV a ocupar o ecrã todo. Evitem filmes com barras pretas (utilizem o zoom para encher o ecrã), ou canais de TV com o logotipo permanentemente afixado.
A maioria dos canais estrangeiros já tornou os seus logotipos semi-transparentes para evitar estas situações, mas por cá ainda temos muitos canais que afixam o seu "emblema" como se fizesse parte do que se está a ver!
Como disse, tais cuidados serão apenas necessários nesta fase inicial, enquanto o painel está mais susceptível a este fenómeno.
Agora... só tenho que lhe dar uso, para rapidamente atingir as 100h de utilização e posteriormente fazer uma calibração mais "profissional" para ver até onde é que este plasma pode chegar. (Por agora, em comparação com a minha Sony RPTV... claro que a diferença é abismal. :)
Como resultado, a Sony foi despromovida para a sala "do povo", onde poderá continuar os seus dias como TV de uso "normal"...
2010/04/23
Plasma ou LCD?
Com a recente sugestão de televisor Plasma a bom preço (e que provavelmente irá ser o escolhido para substituir o meu velhinho RPTV LCD de 50" HD Ready até que os modelos de 60 e 70" se tornem mais acessíveis) acho que é a altura ideal para voltar a re-examinar a questão: LCD ou Plasma - qual comprar?
Em primeiro lugar, é preciso não esquecer que muito se evoluiu desde as primeiras gerações dos televisores LCD e Plasma. Ambas as tecnologias têm melhorado a olhos vistos, e muitas das suas piores características têm sido minimizadas ou eliminadas ao longo do tempo.
Mesmo assim, há muitos mitos que continuam a perseguir Plasmas e LCDs...
E atenção que as seguintes considerações aplicam-se a quem estiver a considerar aparelhos FullHD de grandes dimensões (50".)
No início...
Os Plasmas
Os primeiros ecrãs planos "fininhos" de grandes dimensões a aparecer no mercado foram os plasmas. A preços proibitivos e de baixa resolução, estes painéis impressionavam já os espectadores: cores brilhantes, níveis de negro muito melhores que os dos LCDs, e ângulos de visão insuperáveis.
No entanto, sofriam também de um reduzido tempo de vida, e eram susceptíveis a burn-in... problemas que ainda hoje assombram muitas pessoas. Para muita gente os plasmas continuam a "gastar-se", sendo necessário reabastecer o "gás"...
Pura mentira. O "gás" de que se fala está no interior de cada célula, não "foge", não é reabastecido, nem nada.
O tempo de vida
Se os primeiros plasmas podiam ter um tempo de vida de poucas milhares de horas, os modelos actuais garantem 60,000 horas até que o painel tenha metade do brilho original (a 6h por dia são mais de 27 anos de durabilidade - ou cerca de 7 anos ligado 24h por dia.)
O burn-in
Tal como os velhinhos CRTs que ficavam com imagens "fantasma" permanente queimadas no fósforo quando exibiam por muito tempo a mesma imagem, também os plasmas são susceptíveis a esse fenómeno. Um plasma 16:9 que exibisse continuamente emissões 4:3 com barras pretas dos lado, ficaria para sempre "marcado"; e por isso mesmo não são aconselhados para situações que tenham imagens estáticas permanente no ecrã.
Embora tal possa ainda ser um problema, está agora bastante minimizado. Em situações de uso normal, mesmo com video jogos, será muito difícil conseguir "queimar" um plasma. Para além de sistemas que fazem os pixeis "passear" um pouco, para distribuir o gasto, até screen-savers que actuam sempre que a imagem se mantiver por muito tempo...
E na eventualidade de uma imagem burn-in surgir, será possível "recuperá-lo" bastando ver conteúdos que voltem a "equilibrar" o uso por todo o ecrã.
Os consumos
Os Plasmas são também conhecidos por servirem de "aquecedores", gastando muitos mais electricidade que os LCDs. Felizmente, as gerações mais recentes de plasmas são agora bem mais poupadas, fazendo com que o diferencial entre o um plasma e um LCD seja agora muito menos um factor decisivo no momento de optar por um ou outro.
Os LCDs
Ao contrário dos Plasmas, os LCDs necessitam de uma fonte de luz "externa". A maioria ainda utiliza lâmpadas CCFL (embora os modelos "da moda" agora utilizem LEDs para essa função.)
Por isso mesmo não sofrem dos problemas de burn-in dos Plasmas, mas tinham piores níveis de preto, ângulos de visão reduzida (com as cores a alterarem-se quando olhados "de lado"), podiam sofrer de "stuck/dead-pixels", e claro... o tempo de resposta dos paineis muitas vezes criava arrastamento nas imagens.
Para além disso modelos do mesmo tamanho que os Plasma eram inexistentes ou bastante mais caros.
A Actualidade
Agora as coisas são bem diferentes. Os LCDs atingiram o tamanho dos Plasmas, têm iluminações dinâmicas que lhes garantem níveis de preto que - nos modelos de topo - até podem competir com os Plasmas (especialmente os modelos LED), ângulos de visionamento que fazem com que isso deixe de ser problema, e velocidades de 100-120Hz que garantem imagens de alta qualidade.
Nos modelos de topo, equipados com tecnologia local dimming, que permite ajustar a iluminação de forma independente em diferentes zonas do ecrã, conseguem oferecer o melhor dos dois mundos... mas a preços ainda fora do orçamento da maioria das pessoas.
Mas a qualidade da imagem não depende unicamente da tecnologia de ecrã utilizada...
Motion resolution
Há ainda outras questões importantes, como a electrónica e processamento que se passa "por trás" da imagem que é mostrada, e que faz com em muitos aparelhos a resolução nas imagens em movimento (motion resolution) seja por vezes muito inferior ao "Full HD" anunciado. Isto afecta particularmente os LCDs, fazendo com que, em alguns casos, as imagens em movimento possam ter apenas uma resolução efectiva de 600 linhas ou até menos. Actualmente os melhores plasmas conseguem atingir a resolução total de 1080p mesmo em movimento, com os LCDs LED a atingirem as 900 linhas.
É por isso que o marketing se esforça em vender coisas como os 100/200/400/600Hz de "refrescamento", que na maior parte das vezes não passam de meros artifícios para dizer que a imgem é melhor "que a do vizinho"... no final a única coisa que conta é: se gostam ou não do que vêem!
O equilíbrio
Em suma, hoje em dia ambas as tecnologias são capazes de oferecer uma qualidade mais que suficiente para a maioria das pessoas. As anteriores "preocupações" dos plasmas e LCDs acabam por ser agora quase irrelevantes. Ou seja, os "prós" de ambos aproximaram-se, os "contra" foram praticamente minimizados.
Se uns ainda dizem que os plasmas não servem para salas iluminadas por causa do vidro e dos reflexos, também muitos LCDs actuais têm agora o ecrã brilhante e reflectivo em vez de um ecrã mate que reduzia os reflexos.
Tirando casos muito específicos (como a sua utilização em painéis informativos ou exclusivamente com ecrãs estáticos - cuja utilização penaliza os plasmas) ambas as tecnologias serão perfeitamente adequadas para utilização doméstica.
A escolha cabe assim a cada um, em encontrar o aparelho que melhor se adapte às suas necessidades, pesando as caracterísitcas, tamanho, qualidade, preço.
Neste caso em concreto, as ofertas actuais ditam que este plasma de 50" Full HD seja uma proposta irrecusável.
Um LCD "normal" de dimensões equivalente já custaria muito mais que os 790€ deste plasma, e nem pensar sequer em considerar um LCD LED (com os seus actuais preços "astronómicos".) Para além disso, o próprio design deste LG 50PK250 está muito bem conseguido, com uma moldura bastante fina que o torna bastante atractivo visualmente. (E como disse, o custo reduzido deve-se à exclusão das funcionalidades DLNA, e não à custa da qualidade de imagem, que é em tudo igual aos seus irmão mais caros da série PK750.)
Mas atenção... tal como este modelo está agora a um preço que recomendo a todos, é bem provável que na próxima semana uma qualquer outra promoção "recomendada" surja em qualquer outro aparelho, seja ele Plasma, LCD ou LCD LED. O mercado não pára, e quem passar o tempo à espera "da última e melhor oferta"... bem passará o resto da vida à espera. :)
O 3D? Não obrigado...
Nem falo da mais recente moda, o 3D, que começa agora a surgir... por achar que é um perfeito disparate. Imaginem há quanto tempo existem as TVs 16:9, e vejam se algum dos canais nacionais nos oferece conteúdos regulares nesse formato?
Vejam há quanto tempo temos televisores de alta-definição, e vejam quanto dos conteúdos é que são em HD (quem tem serviço por cabo já vai - finalmente - podendo dar uso a todos os pixeis do seu televisor.)
Embora já exista um canal experimental 3D, perguntem-se quanto tempo irão realmente passar tempo em frente ao televisor a olhar para ele, com óculos especiais...
E mesmo a inpingirem-nos alguns blurays em 3D... não posso recomendar que alguém "embarque" nessa onda neste momento....
2010/04/22
Plasma LG de 50" a 789€ [Sugestão]
Para quem estiver à procura de um televisor de "grandes" dimensões (quem me conhece sabe bem que já não considero 50" grande) deixo como sugestão este plasma LG 50PK250 Full HD que podem encontrar na Rádio Popular por apenas 789€.
Nem precisam sequer preocupar-se com o factor qualidade em relação aos restantes modelos (PK550, PK750) superiores. Este modelo tem toda a parte do processamento de imagem igual ao modelo PK750, sendo a redução de preço devida à ausência do DLNA (perde a conectividade Ethernet e USB - mas para muitos compradores isto não será factor decisivo. Estranhamente o site oficial da LG menciona USB e Bluetooth, mas depois também não dá mais detalhes, pelo que são informações contraditórias face aos restantes sites que pesquisei.)
Este Plasma tem a função ISFccc (permitindo a calibração por um profissional credenciado ISF), frequência de 600Hz com compensação de movimento, luminosidade de 1500cd/m2 e contraste dinâmico de 3,000,000:1.
Conta ainda com um modo 24p Real Cinema, com uma frequência de 96Hz (2x 24fps) para a máxima qualidade quando ligado a um leitor bluray, e um sensor de luminosidade que ajusta a imagem em função da luminosidade ambiente.
Com uma espessura de apenas 5.5cm e uma moldura fina em torno do ecrã, tem também o "estilo" necessário para ficar bem em qualquer sala.
Como já referi é um Plasma FullHD (1920x1080p) e compatível com a TDT (MPEG4 h264.)
Nas entradas podem contar com:
1 x Component (Y/Pb/Pr)
1 x PC Audio in
1(2?) x Scart *
2(3?) x HDMI *
* - Novamente informações contraditórias dependendo dos sites...
Os consumos são também agradáveis: 190W em funcionamento, menos de 0.1W em standby.
Não me parece que seja mau negócio.
Embora me sinta tentado, o modelo que me atrai mais é a versão de 60" - mas esse custa aproximadamente o dobro deste, pelo que se torna ainda mais difícil resistir a este 50PK250.
Fica a sugestão. :)
Update: já me chegou o meu 50PK250 a casa! :)
2010/02/23
Noticias do Dia
As televisões 3D estão prestes a chegar a Portugal, bugs que andam em órbita, ainda o iPad e o Flash, nudez proibida na App Store da Apple (mas só para alguns), e uma dissertação sobre PNGs e JPGs.
TVs 3D chegam a Portugal em Abril
Nada como "facturar" à custa da tecnologia da moda: o 3D. A Panasonic vai dar início à comercialização de um Plasma de 50" Full HD com tecnologia 3D, o Viera TX-P50VT20, que terá um custo de cerca de 3000 euros.
No pacote podemos encontrar incluídos um par de óculos 3D, sendo que um par adicional custará 150 euros adicionais.
Esperemos que estes óculos 3D não sejam confiscados pela nossa ASAE, à semelhança do que aconteceu nos cinemas italianos! ;P
Mas, se esperavam poder ver o Avatar em 3D em vossas casas ainda este ano, desenganem-se: os rumores de que o filme seria lançado em Bluray 3D em Novembro foram já desmentidos, não havendo ainda qualquer data para a sua edição.
Bugs Espaciais
Queixam-se dos bugs nos vossos computadores? Ao que parece, nem a estação espacial está imune a estes problemas de software. A ISS tem sofrido várias anomalias nos seus computadores, que se pensam ser devido a um bug de software (que foi actualizado recentemente para acomodar a instalação do novo módulo Tranquility.) A ISS tem vários sistemas redundantes (e em triplicado) sendo o computador principal assistido por um outro de backup, e ainda um terceiro, de recurso.
O bug tem causado que o processamento esteja a "saltar" entre cada um desses sistemas, e está a ser analisado.
Opiniões...iPad e Flash
Há coisas que me tiram do sério... e uma delas é ver algumas opiniões a chegarem "ao buzz internético" e que, após ter perdido alguns minutos da minha vida a lê-las, descubro que foram um desperdício completo.
Um tal senhor que se dizia especialista em Flash veio a público explicar os motivos pelo qual não poderia nunca existir num iPad (ou iPhone) ou coisa que tal.
Segundo ele isso devia-se - imagine-se! - à inexistência do "hover/mouse over" (o evento que ocorre quando colocamos o ponteiro do rato em cima de algum elemento, mas sem clicar nele.) E que tal impedirá a utilização de apps que "dependem" desse evento (e ele dá alguns exemplos, como jogos Flash que utilizam o movimento do ponteiro do rato para dirigir um veículo, etc.)
Ora... como se esse suposto impedimento tivesse sequer alguma coisa a ver com o iPad (ou qualquer outra plataforma)! Parece que se esquecem que isso depende unica e exclusivamente de se estar a usar um touchscreen, que na sua grande maioria são apenas capazes de detectar "toque" ou "não-toque", e não o tal "posicionamento próximo mas sem tocar".
Mais: os touchscreens existem há décadas, e isso nunca foi impedimento para que se criassem programas para eles - mesmo em Flash. Basta olhar para todos os "kiosks", postos de informação, ou máquinas de jogos multimedia que se encontram em bares e cafés, que utilizam touchscreens.
É um argumento tão "não-argumento" que até me deixa sem mais nada a dizer...
Mas imagino que este senhor também esteja a dizer que os netbooks não têm qualquer futuro, porque os computadores sempre tiveram drives de disquetes e CD-ROMs...
(E o facto de ele estar a falar do iPad, deve ser apenas para capitalizar no gadget da moda, já que temos Tablet PCs há dezenas de anos, assim como dispositivos mobile que dependem exclusivamente de touchscreens, e que até correm Flash, isso parece passar-lhe "ao lado.")
Nudez na App Store... só se for séria!
Um executivo da Apple veio explicar a recente "caça à bruxa" às apps que continham senhoras com pouca roupa ou em poses consideradas demasiado provocantes ou obscenas pelos grandes júris e juízes da moralidade humana que certamente existem por trás das cortinas do processo de aprovação da App Store.
Como sempre, todos são tratados de igual forma... mas uns são mais iguais que outros. Apps como a da Sports Illustrated ou Playboy continuam a ser permitidas... enquanto os outros se vêm atirados para o caixote de Apps recusadas (mesmo que tenham a restrição "para adultos".)
Acho que estou com vontade de mandar um email a reclamar... já que o browser que a Apple me oferece me permite aceder a conteúdos também obscenos, e a app de ver fotos também me permite ver fotos obscenas...
PNG vs JPG
E já que estou numa de "reclamar"... deixem-me desabafar convosco algo que me chateia profundamente. Enquanto apologista da eficiência, detesto o desperdício... e isso tanto se aplica aos combustíveis, como à electricidade, como à comida, como até aos próprios bytes que circulam pela internet.
É por isso mesmo que fico "doente" quando vejo sites que continuam a nem sequer saber usar as imagens em condições. No artigo que linkei no parágrafo anterior, do TechCrunch, um site de suposta referência... o raio da imagem que tinham a ornamentar o artigo era um PNG.
Ora... se nada tenho contra os PNG, irrita-me que estes sejam usado em circunstâncias em que um JPEG seria muito mais eficiente: convertida para JPG com uma perda de qualidade reduzida, a imagem passa de 145KB para apenas 33KB (e se a qualidade fosse mesmo um factor primordial, poderiamos mantê-la e mesmo assim poupar mais de 30 ou 40% do tamanho original.)
Se para um utilizador de internet de banda larga isto pareça irrelevante, imaginem que estão a aceder via modem "dos antigos", ou via mobile; ou então que estão do outro lado, e que caso tenham 1 milhão de visitas, essa simples troca de PNG para JPG poupou-vos uns meros 112GB de tráfego!
Portanto... vamos lá ver se espalhamos a dica: usem os formatos mais apropriados ao tipo de imagem que pretendemos e que permitam o máximo de eficiência (seja ele JPEG, PNG, ou o que calhar!)
2010/01/08
Noticias do Dia
Um plasma gigantesco de fazer crescer água na boca, o novo Palm Pre Plus, o multitouch do Google Nexus One, ainda o formato Bluray 3D, e o novo Boxee.
Plasma Panasonic de 152"
Não é a primeira vez que vos falo deste monstruoso plasma de 150" da Panasonic, mas é sempre interessante vermos fotografias que revelam o seu majestoso porte.
Não sei porquê, mas faz-me pensar seriamente se não deverei reconsiderar aumentar o espaço "reservado" que tenho lá em casa, previsto para acomodar um ecrã de 100"... ;)
Com 4k de resolução seria até melhor que a maioria dos projectores utilizados nos cinemas digitais (de apenas 2k.) Agora só preciso que me saia o Euromilhões... Ou que a Panasonic ache que me deva enviar um para eu fazer uma análise detalhada ao mesmo! ;)
Palm Pre Plus
Os fãs do Palm Pre têm motivos para ficarem contentes, o novo Palm Pre Plus demonstra que a Palm e o seu Web OS não quer deixar de ser uma alternativa ao sempre presente iPhone e ao sempre crescente Android. Este Palm Pre Plus soluciona algumas das principais críticas apontadas ao primeiro modelo, com um teclado melhorado e mecanismo de abertura/fecho mais robusto (entre outras coisas) e torna-se numa proposta ainda mais interessante.Nexus One Europeu com Multitouch?
Tal como aconteceu no Droid, parece que as versões europeias do Google Nexus One têm as funções multitouch de zoom activadas - ao contrário do que acontece com as versões americanas.
Não seria melhor resolverem esse assunto de uma vez por todas? Afinal... querem fornecer uma forma de utilização consistente, ou isso agora vai começar a depender do país onde estamos?
Especificações Bluray 3D sem futuro
Por muito que eu tente dar oportunidade a este formato para se redimir, parece que apenas conseguem arranjar "mais lenha para se queimar." Talvez seja mesmo isso que pretendem... hostilizar de tal forma os consumidores, para que estes passem directamente para os formatos digitais sem suporte físico!
Depois de toda a palhaçada a que assistimos, com o lançamento de um formato inacabado e os seus perfis em constante mutação que tornavam os leitores obsoletos, eis que vêm agora anunciar que o Bluray permitirá conteúdos 3D.
(E aquelas notícias que diziam que estes novos conteúdos iriam ser compatíveis com os leitores antigos... parece que afinal não será bem assim...)
Ora, o problema é que as especificações começam por limitar, já à partida, o framerate deste tipo de conteúdos. Isto elimina qualquer tipo de evolução que este formato possa vir a ter.
É o que dá ter um formato feito "à pressão" que nunca esteve bem definido... ao contrário de um certo (e defunto) formato que durante breves momentos se chamou HD-DVD.
Boxee Beta já disponível
Se procuram um software de media center, podem agora experimentar o muito aguardado Boxee.
Está disponível para Mac, Windows e Ubuntu (incluindo as versões de 64 bits) e conta também com aceleração DXVA da Nvidia, o que permitirá reproduzir vídeos Full HD sem necessitar de um CPU potente (como acontece no caso dos sistemas Atom + ION.)
Vou experimentá-lo mal receba o disco para colocar no meu Giada, e depois logo vos digo o que penso.
Será esta versão boa o suficiente para bater o incontornável XBMC? A ver vamos... :)
Boxee Box
Se preferirem uma solução mais "pronta a usar", poderão considerar o Boxee Box.
Este "caixote" que será comercializado pela D-Link por um preço inferior a $200 é um leitor multimédia capaz de suportar inúmeros formatos (DivX, VC-1, WMV, H.264 MKV) e também Flash 10.1!
Para além disso poderão contar com suporte para serviços como o Pandora, Last.fm, Facebook, Twitter, Picasa, Flickr.
O comando fornecido é também interessante:
2009/11/06
Plasma Panasonic de 85"
Já vos tinha falado deste monstruoso Plasma de 85" da Panasonic, mas esta foto mais elucidativa do "bicho" que estava num post do Bitaites fez com que me sentisse obrigado a revisitar este tema.
E já que não há orçamento que me permita chegar aos 100" de uma só vez, este modelo de 85" seria um óptimo passo "intermédio" para me satisfazer durante os próximos tempos.
Infelizmente... os 28.500 euros (mais IVA) que este Panasonic custa estão igualmente num nível estratosférico que o coloca bem acima das minhas capacidades. Mas... é sempre bom sonhar, não é?
E como consolo, resta-me ir pensando: "bah... aquilo sendo plasma também ia gastar uma fortuna em electricidade! Fico a aguardar os retroprojectores Laser da Mistubishi." ;)
2009/09/30
Televisão 3D
A Sony e a Panasonic estão empenhadas em nos impingir oferecer a próxima moda que nos irá atormentar nos próximos anos: a TV em 3D.
Para garantir a resolução FullHD que está tão em voga, optaram por um sistema que denominaram "activesync", que não passa do tradicional sistema de oculos com shutters sincronizados com o televisor e que alternam entre as imagens para o olhos esquerdo/direito.
As recordações que tenho deste tipo de sistemas, mesmo a 120hz, é que o "pisca-pisca" dos óculos não é nada cómodo, e não se aproxima do sistema de imagens polarizadas que podemos encontrar nalgumas salas de cinema. (Para além disso obriga a que os óculos necessitem de uma fonte de alimentação, tornando-os mais pesados e incómodos.)
Pessoalmente, continuo a achar os sistemas 3D como algo sem grande futuro - vai sempre causar "dores-de-cabeça" estar a ver conteúdo 3D que é focado "pelo filme" e não pelos nossos olhos. E quanto a mim, isto é apenas uma manobra de marketing para que - tal como aconteceu com os filmes pelos quais pagamos para ir ver ao cinema, e depois comprar em VHS, e depois novamente em DVD, e que agora compramos em alta-definição e/ou alugamos via TV por cabo/internet - agora voltemos a pagar pelo mesmo conteúdo, desta vez em 3D.
Mas... o que vale é que qualquer dia começa-se a falar de super-alta-definição e o 3D passa logo para segundo plano, voltando a adormecer por mais algumas dúzias de anos, como tem acontecido ao longo do tempo.
2009/06/21
Panasonic anuncia Plasma de 85"
Já que aqueles plasmas de dimensões monstruosas de 103" e 150" não vocacionados para o mercado doméstico - a não ser que sejam o Cristiano Ronaldo - que tal um mais realista de "apenas" 85 polegadas?
Mesmo com estas dimensões, a Panasonic conseguiu emagrecer este Plasma de 85", que tem apenas 99mm de espessura e pesa apenas 130Kg (menos 30% que o seu irmão de 103"). Com lançamento marcado para o fim do ano, pode ser que chegue a tempo do Natal... :)

















































