A NOS está a mostrar contratos de outros clientes a quem os tentar descarregar do seu site; a Google remove o "don't be evil" do seu código de conduta; depois do Laurel vs Yanny temos o "Brainstorm" ou "Green needle"; carro autónomo do MIT pode circular em estradas rurais; o Navigation Gestures leva gestos de navegação do iPhone X a todos os Android; vimos um fantástico projecto nacional que criou uma Xbox 360 Slim com fonte de alimentação interna; a Nissan aposta em solução combinada de automóveis eléctricos, painéis solares e bateria para as casas; e ainda a visão preocupante do Selfish Ledger da Google que imagina o futuro da humanidade com base em todos os dados recolhidos sobre todas as pessoas.
Já hoje, temos a curiosa restrição do Chrome para Android impedir a captura de ecrã em modo incógnito; e o assustador caso de uma escola na China a usar reconhecimento facial para avaliar atenção dos alunos nas salas de aula.
Antes de passarmos às notícias do dia, relembro que no passatempo do gadget da semana poderás ganhar uma bracelete Elephone Band 5; e não se esqueçam que o nosso meeting mensal é já este sábado.
Facebook começa a testar Terragraph em 2019
Foi em 2016 que o Facebook nos deu a conhecer as suas intenções de levar internet a todo o lado com o seu Terragraph, procurando ser uma alternativa às ligações de alta-velocidade por fibra ou cabo, usando ligações wireless de 60GHz; mas até ao momento ainda não se se tinha concretizado. Agora, o Facebook fiz que os testes arrancam já no próximo ano, em parceria com a Qualcomm.
O Terragraph irá utilizar o 802.11ay, sucessor do 802.11ad, e que deverá permitir atingir velocidades wireless de 20 a 30Gbps e simplificar imensamente o processo de distribuição da internet, dispensando a tradicional infraestrutura de fibra ou cabo até cada casa ou apartamento. A pergunta é se estas ligações continuarão a parecer tão atractivas com a chegada das redes 5G.
AT&T criou botão programável LTE-M
A AT&T quer mostrar que está bem atenta ao panorama da IoT, e para isso lança um botão programável LTE-M para tentar inspirar as empresas a adoptarem esta nova classe de produtos. Este botão da AT&T é funcionalmente semelhante aos Dash da Amazon - e na verdade utiliza o serviço 1-Click da Amazon; só que ao contrário deste, recorre a uma ligação LTE-M que lhe permite funcionar onde quer que seja, sem preocupação de ter rede WiFi por perto.
A operadora norte-americana anuncia que estes botões têm uma autonomia de até 3 anos (ou 1500 cliques), e estão disponíveis por $29.99 com encomendas mínimas de 500 unidades; podendo ser utilizados para praticamente tudo o que uma empresa quiser.
Inquérito a Mark Zuckerberg no Parlamento Europeu vai ter livestream
Zuckerberg recusou ir ao Reino Unido responder a questões sobre o caso Cambridge Analytica, mas não se conseguiu esquivar ao mesmo pedido feito pelo Comissão Europeia. Este encontro estava planeado para ser realizado à "porta fechada" - algo que desde logo começou a gerar bastante polémica, considerando que se trata de um assunto onde o que se está a exigir é a máxima transparência - e felizmente a situação foi revista e o inquérito poderá ser seguido em directo por todos os que se interessarem por estes assuntos.
Espera-se que a emissão seja disponibilizada amanhã, no site do Parlamento Europeu.
Tesla disponibiliza finalmente código fonte a que era obrigada
A Tesla utiliza algum código open-source nos seus automóveis com licença GPL, e consequentemente, fica obrigada ela própria a disponibilizar o código dele derivado também como open-source - algo que até ao momento não tinha feito e estava a angustiar hackers, developers e simples curiosos. Pois bem, depois de algumas queixas e advertências, a Tesla lá cumpriu com a sua obrigação, e já disponibilizou código no GitHub.
Como se poderia imaginar, isto não inclui o seu código proprietário, como o sistema Autopilot, que muitos gostariam de espreitar; mas é algo que já poderá ajudar todos os que quiserem ajudar a encontrar bugs, ou a criar modificações para os seus Tesla.
Curtas do dia
- À caça das scooters eléctricas para as recarregar
- Lei alemã anti-"hate speech" acusada de censura
- Qualcomm vai incluir WPA3 nos seus próximos chips
- A complicada logística da Indonésia e as suas 17 mil ilhas
- Microsoft prepara Cortana com conversação mais "humana"
- 10% da receita do Facebook vem da publicidade das lojas chinesas
- Reino Unido quer maior controlo e vigilância sobre as redes sociais
Resumo da madrugada
- Câmara para automóvel Xiaomi a €31
- Bug em serviço permitia localizar telemóveis nos EUA
- Oukitel U19 vem com notch e Android 8.1 a preço reduzido
- As maravilhas do SIGGRAPH 2018
- Xbox 360 Slim com fonte de alimentação interna
- OnePlus 6 não dobra nos testes do JerryRigEverything
- Google remove "don't be evil" do seu código de conduta
- LEGO Powered Up vem com conjuntos controlados via apps
- "Brainstorm" ou "Green needle" segue-se ao Laurel vs Yanny
- Selfish Ledger da Google imagina o futuro da humanidade com base nos dados recolhidos
- CoolPaintrVR deixa pintar em VR na PlayStation 4
- Piloto humano "arrasa" carro autónomo da Roborace
- Carro autónomo do MIT pode circular em estradas rurais
- Baterias Tesla de 18.2MW na Bélgica estabilizam rede eléctrica europeia
- Navigation Gestures leva gestos de navegação do iPhone X a todos os Android
- NOS está a dar contratos de outros clientes a quem os tentar descarregar do seu site
- Nissan aposta em solução combinada de automóveis eléctricos, painéis solares e bateria para as casas
- iPhone X dominou vendas em Março
- Hisense lança novas TVs em Portugal
- Asus ZenFone 3 Zoom recebe Android 8.0 Oreo
- Tesla Model 3 Performance é mais caro que Model S 75D
- Huawei Mate 9 recebe desbloqueio via reconhecimento facial
- Chrome para Android impede captura de ecrã em modo incógnito
- Escola na China usa reconhecimento facial para avaliar atenção dos alunos nas salas de aula
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)