2018/08/27

Notícias do dia

Pocophone F1 chega a Espanha por 329 euros; Google França encerra página no Google+ e recomenda que a sigam no Facebook ou Twitter; actualização para os Nokia impede desbloqueio do bootloader; produtora de vídeos para adultos promove deepfakes para inserir clientes em vídeos pornográficos; Xiaomi lança caixote do lixo automático; como ligar um sensor de fumo IKEA ao Home Assistant; os receios concretizaram-se, com o instalador do Fortnite para Android a facilitar a instalação de malware; e a Intel muda de ideias e deixa de proibir benchmarks ao seu último update de segurança para CPUs.

Antes de passarmos às notícias de hoje, ainda vais a tempo de poder ganhar o gadget da semana: um carregador USB duplo com medidor de tensão e corrente - e não se esqueçam que continua a decorrer o nosso mega-passatempo de Verão até ao final do mês, em que podem ganhar um NAS Synology DS218 oferecido pela Cloud IT.

Tiroteio em torneio de videojogos nos EUA faz vários mortos nos EUA



Temos mais um caso trágico nos EUA, onde durante um torneio do jogo Madden um dos jogadores terá revelado um péssimo mau perder, tendo disparado e morto duas pessoas antes de se suicidar (e ferido outras onze).

Embora se tratasse de um jogo de futebol americano e não um jogo "de tiros" (como algumas notícias tentaram insinuar), já começam novamente as acusações de que a causa desta violência se deve ao videojogos, com o lobby das armas a seguir a sua receita habitual para lidar com estas situações crónicas nos EUA. Podemos por isso esperar muitos "thoughts and prayers" ao longo dos próximos dias... até que um novo tiroteio faça esquecer este, neste ciclo infernal.


Criador dos Oculus Rift arrasa os Magic Leap



Palmer Lucker, o fundador da Oculus e criador dos Oculus Rift (entretanto afastado devido às suas contribuições de apoio a Trump e grupos "duvidosos") já teve a oportunidade de testar os Magic Leap e não lhes poupa críticas.

Embora ressalve que é do seu interesse ver a tecnologia VR/AR melhorar, não deixa de salientar que para uma empresa que fez tantas promessas "milagrosas" ao longo dos últimos anos, o resultado final deixa bastante a desejar. O suposto sistema de imagens "lightfield" não passa de um sistema com dois planos de projecção; o tracking magnético do controlador é "desastroso" (nas suas palavras); e o inovador sistema operativo em realidade aumentada não passa de um interface colado em cima de Android. Pior ainda é dizer que a maioria das pessoas que tem investido nestes dispendiosos óculos não são developers mas sim "influenciadores" que visam apenas dar continuidade à ilusão de que é um produto revolucionário. Veremos quem acabará por estar certo daqui por uns anos...


Combate de boxe entre Logan Paul e KSI foi mais visto por piratas que utilizadores pagantes



A vida de YouTuber não é fácil e tudo vale para atrair espectadores (e ganhar dinheiro). Isso inclui encenar um combate de boxe, como aconteceu entre o polémico Logan Paul - um dos YouTubers no top 10 dos que mais ganham por ano - e o KSI. Infelizmente o evento serviu também para demonstrar que a maioria dos seus seguidores pode gostar de ver o que fazem... desde que não tenham que pagar por isso.

Para além dos bilhetes para assistir o combate ao vivo, o evento podia também ser acompanhado no YouTube mediante o pagamento de $10 para ver o stream. E se é certo que é notável que 800 mil pessoas tivessem pago para ver o combate no YouTube, não é menos notável que 1.2 milhões estivessem a ver um stream pirata no Twitch sem pagarem nada.

De qualquer forma, acho que não se pode dizer que ter 800 mil pessoas a pagar $10 para ver o combate seja um falhanço. Pelo que é bem provável que Logan Paul se mantenha no top 10 dos YouTubers mais rentáveis este ano.


Serviço de boleias Didi Hitch enfrenta novo caso de violação e morte de passageira



A empresa chinesa Didi Chuxing - equivalente à Uber - suspendeu novamente o seu serviço de boleias "Hitch" devido a mais um trágico caso de violação e morte de uma passageira pelo condutor - sendo já o segundo caso este ano.

O serviço Hitch permite apanhar boleias gratuitas com pessoas que sigam para um destino próximo do pretendido (embora seja recomendado que deixem uma gorjeta). Mas embora a Didi refira que já foram feitas mais de mil milhões de viagens nos últimos três anos, este caso acontece poucos meses depois de outro condutor ter também violado e morta uma jovem passageira - um caso que levou o serviço a implementar diversas medidas (como permitir apenas viagens com condutores do mesmo sexo no período nocturno). Medidas que infelizmente não foram suficientes para impedir este novo caso.

Em resposta a este caso a China avança com a criação de comissões de segurança em cada província, que terão como missão investigar todos os casos de forma célere e implementar medidas que garantam a segurança dos utilizadores destes serviços.


Curtas do dia


Resumo da madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)