2018/09/10

Notícias do dia

Os Phablets de 6" são mais usados que smartphones de 5.5" e comprovam a aposta nos smartphones grandes; Xiaomi promete preço máximo de $699 nos seus smartphones; Mercedes apresentou SUV eléctrico EQC 400; Huawei vai abrir "Performance Mode" a todas as apps; os planos de reactivação da Opportunity são forma dissimulada de terminar a missão - acusa a equipa; "Scribbling Speech" cria desenhos animados através de comandos de voz; Ikea prepara controlador para estores motorizados; o iPhone X é o smartphone que menos desvaloriza; e mais apps descobertas na Mac App Store que espiam histórico dos sites visitados e o enviam para parte incerta.

Antes de passarmos às notícias de hoje, já temos livro FCA seleccionado para o passatempo desta semana. Por isso, não deixem de participar e habilitarem-se a receber um dos exemplares do livro "Segurança no Software" da FCA que teremos para oferecer.

Tesla manda notificações de bateria baixa no automóvel



A ansiedade com o nível de bateria continua a ser algo que é associado aos automóveis eléctricos (embora na prática não incomode quem realmente os tem), mas por vezes é mesmo importante saber quando a bateria chega a um nível reduzido - e é isso que os Tesla já começaram a fazer.

Quando se deixa o carro parado e o nível da bateria baixar dos 10%, os utilizadores receberão uma notificação no smartphone a alertar para a situação. Será o ideal para pessoas que se tenham esquecido de por o carro a carregar, ou de alguma anomalia que possa estar a causar um gasto excessivo mesmo com o carro parado; para evitar que quando se chegue ao carro, se descubra que ele não poderá ir a lado nenhum.


China Telecom confirma iPhones dual-SIM



Mais um rumor referente aos iPhones acaba de ser confirmado pela China Telecom: vamos mesmo ter iPhones dual-SIM. A maior operadora chinesa já está a preparar caminho para a habitual avalanche de compras no lançamento da nova geração de iPhones, garantindo que pela primeira vez os iPhones irão contar com capacidade dual-SIM que tanto agrada aos clientes chineses.

Falta agora saber se esta capacidade dual-SIM se irá aplicar aos três modelos de iPhones esperados, ou se será exclusivo de um único modelo. Também por confirmar está se esta variante dual-SIM ficará disponível no ocidente, já que alguns relatos apontam para que possa ser algo criado especificamente e exclusivamente para a China.


A importância de ver o URL no browser


Numa altura em que a Google optou por esconder partes do URL no Chrome, eis mais um exemplo de phishing que demonstra a necessidade de se ver a totalidade do URL sem interferências.




Samsung mostra vantagens do S Pen no Tab S4


A Samsung é muitas vezes criticadas por "adulterar" demasiado o Android, mas isso não impede que algumas das alterações feitas acabem por ser bastante produtivas para os utilizadores, sendo isso que demonstra através de um vídeo que mostra como a utilização do S Pen permite um acesso imediato a um conjunto funcionalidades avançadas: como a tradução de texto no ecrã, criação de GIFs animados a partir de vídeos, conversão de texto em imagens para texto editável, e outras coisas.




MS vai prolongar suporte (pago) do Windows 7 até 2023



Embora a MS muito gostasse que todos os seus clientes se mudassem para o Windows 10, a verdade é que há milhões de empresas espalhadas pelo mundo que continuam agarradas ao Windows 7 e não querem mudar. Finalmente, a MS lá reconhece que não será do seu interesse tentar forçar o processo de actualização, e anuncia que irá disponibilizar suporte alargado para o Windows 7, que se irá prolongar até 2023 - mais 3 anos do que o estava previsto.

No entanto, este é um suporte destinado a empresas e que será pago; pelo que para utilizadores individuais, o recomendado continua a ser transitarem para o Windows 10 quanto antes (ou outro sistema da vossa preferência, desde que seja actualizado - o Ubuntu LTS é sempre uma boa opção para quem não gosta de andar a actualizar o sistema de ano a ano...)


Portugal obtém medalha de prata nas Olimpíadas Internacionais de Informática



Depois das 8 medalha de bronze obtidas ao longo dos últimos anos, Portugal obteve a primeira medalha de prata nas 30ªs Olimpíadas Internacionais de Informática que se realizaram no Japão de 1 a 8 de Setembro - feito conseguido por Kevin Pucci, que já tinha obtido a medalha de ouro no Concurso Ibero-Americano de Informática e Computação (CIIC).

Este ano a delegação portuguesa foi constituída pelos alunos Kevin Pucci (Ag. Esc. Dr. Júlio Martins - Chaves), David Nassauer (Esc. Sec. D. Filipa de Lencastre - Lisboa), André Guimarães (Externato Marista de Lisboa) e Diogo Rodrigues (Ag. Esc. do Castêlo da Maia), sendo liderada por Pedro Ribeiro (Team Leader - Universidade do Porto), co-adjuvado por Pedro Paredes (Deputy Leader - aluno de doutoramento em CMU, Pittsburgh). Próximo passo... o ouro? :)


Curtas do dia


Resumo da madrugada





1 comentário:

  1. A sério que com esse video estão a tentar vender a ideia de que a mudança do Google é insegura e que é preciso ver o domain completo?

    É ÓBVIO que o que é dispensável são os subdomínios... Nunca o domínio e o tld.

    ResponderEliminar