2018/09/24

Notícias do dia

O Android faz 10 anos; OnePlus 6 já tem Android 9 Pie em versão final; resistência do vidro dos iPhone XS e XS Max posto à prova; crash test do Tesla Model 3 pode dar-lhe a melhor pontuação de sempre; seguros de vida, só com tracking - diz seguradora norte-americana; iPhone XS leva cartão SIM "ao contrário" e está a baralhar utilizadores; login no Chrome 69 passa a ser automático para quem usar serviços da Google; Apple domina vendas e lucros no segmento mais caro; iPhone X tinha NFC defeituoso que Apple se recusa a admitir; e ainda as avaliações falsas no TripAdvisor que deram 9 meses de cadeia em Itália.

Antes de passarmos às notícias de hoje, relembro que estamos no último dia para participarem no passatempo da semana, que desta vez te poderá valer um conjunto de cubos de "gelo" metálicos - amanhã chega novo gadget.

YubiKey 5 suporta FIDO2 e NFC



A Yubico actualizou a sua família de chaves de segurança YubiKey, que agora passam a suportar FIDO2 para acesso sem passwords manuais e também uma chave com NFC.

Tal como na geração anterior, estas YubiKey 5 Series chegam em quatro variantes: duas com USB-A e duas com USB-C, sendo que em ambos os casos temos uma de tamanho maior que se pode usar como porta-chaves, e outra de tamanho ultra-compacto que se pode deixar ficar permanentemente ligada ao computador. Só a chave USB-A de maiores dimensões é que conta com NFC.

Os preços são de $45 para a chave com NFC, $50 para a USB-A compacta e para a USB-C maior, e $60 para a USB-C compacta. Deverão ficar em breve disponíveis na Amazon Espanha.


Japão aterra 2 rovers em asteróide



A sonda Hayabusa2 japonesa conseguiu fazer aterrar dois pequenos rovers MINERVA-II1 no asteróide Ryugu. Trata-se de mais uma estreia para a exploração espacial, sendo que até à data nunca se tinha tentado colocar exploradores móveis num asteróide (e a anterior tentativa,da Rosetta e Philae foi "ensombrada" pelo facto do Philae, não móvel, saltitar para uma zona de sombra).

Neste caso, os dois Minerva são móveis mas não têm rodas, que não funcionariam na gravidade reduzida do asteróide. Em vez disso usam um sistema que lhes permite saltar - com cada salto a demorar cerca de 15 minutos até que voltem a aterrar - e assim ir explorando a superfície.


Surface Hub 2 da Microsoft adiado para 2020



Parece que transformar ficção em realidade é mais complicado do que parece, e a MS está a descobri-lo. O seu fantástico Surface Hub 2 vai ser lançado no próximo ano, mas muitas das capacidades que tinham sido prometidas irão ficar adiadas para 2020, necessitando de uma actualização que poderá ser feita através de uns "cartuchos" de hardware.

O conceito de hardware modular aplicado a "ecrãs inteligentes" é interessante, considerando que os ecrãs em si durarão anos, mas o resto do hardware arrisca-se a ficar desactualizado de um ano para o outro - mas neste caso o verdadeiro segredo estará no software que faça a integração de todo o tipo de serviços como a MS mostrou na apresentação destes Surface Hub. Se chegar em 2020 já não será mau... Pior é se em 2020 nos depararmos com novo adiamento para 2022.


Eric Schmidt prevê bifurcação da Internet por causa da China



O ex-CEO da Google diz que na próxima década deveremos assistir a uma bifurcação da Internet, que se separará numa internet "chinesa", com conteúdos mais controlados, e uma internet para o resto do mundo liderada pelos EUA.

Infelizmente, parece-me que ele tem razão... mas que erra ao dizer que serão apenas "duas internets"; é que da maneira que as coisas estão a correr, teremos também uma terceira internet europeia, regulada por controlos dos direitos de autor abusivos e onde todos os cidadão são tratados como criminosos.

Felizmente... há quem esteja a trabalhar no sentido de criar tecnologias que tornarão este tipo de barreiras obsoletas, o que acaba por ser o único efeito secundário positivo deste tipo de medidas.


Curtas do dia


Resumo da madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)