2019/03/25

Notícias do dia

App FlySafeGo trata do seguro para drones em tempo real; Huawei P30 Pro mostra o que vale em vídeo; Nintendo prepara novas Switch para este ano; SSDs e discos não deverão passar os 16TB; Windows 7 começa a apresentar avisos do fim-de-vida; Tesla melhora Summon para carros irem ter com donos; Codec Avatars do Facebook são indistinguíveis das pessoas reais; a revolução do trailer Star Wars no Quicktime em 1999; oposição ao Artigo 13 junta mais de 100 mil pessoas em manifestações; 5G falsificado da AT&T é mais lento que 4G dos outros operadores; e ainda um caseo de adware em Android que reproduz videos publicitários escondidos.

Antes de passarmos às notícias do dia, relembro que já arrancou o passatempo FCA da semana, que esta semana tem exemplares do livro Gestão de Sistemas de Informação para oferecer.

L.A. exige localização das trotinetes eléctricas



A cidade de Los Angeles encontrou uma forma curiosa de lidar com a proliferação de serviços de aluguer de trotinetes eléctricas - que por cá também vão aumentando, em cidades como Lisboa. O município está a exigir que estes serviços partilhem a localização GPS destes veículos.

A ideia principal é garantir que os veículos estão a ser deixados em locais permitidos, mas esses dados poderão também ser utilizados para determinar a necessidade de novos canais de transporte entre locais frequentemente utilizados. Por outro lado, mesmo com dados anonimizados, surge também a questão sobre se isto não poderá permitir uma identificação implícita de certos utilizadores... Mas serão dados que, de uma forma ou de outra, já estarão a ser recolhidos e analisados, nem que seja pela própria empresa que aluga estes veículos.


Filha do fundador da Huawei tinha iPhone, iPad e MacBook quando foi detida



Os conflitos entre EUA e Huawei levaram à detenção de Meng Wanzhou, CFO da Huawei e filha do seu fundador, no Canadá em Dezembro, e foi agora revelado que material electrónico ela tinha no momento da sua detenção. A parte curiosa é que a senhora parecia ter preferência por material da Apple.

Embora na lista de produtos se encontrasse um Huawei Mate 20 RS Porsche Design, temos também um MacBook Air, um iPad Pro e um iPhone 7 Plus. Uma tripla de produtos que não parece deixar margem para dúvidas sobre os equipamentos que preferia usar no seu dia a dia.


Google renova pesquisa de voos e hotéis



A Google remodelou a sua secção de pesquisa de alojamento e hotéis, facilitando ainda mais o processo de encontrar onde ficar de acordo com os parâmetros desejados: preço, número de pessoas, e até a sua proximidade face a pontos de interesse locais.

A parte de filtrar viagens por preço será bastante útil para identificar que destinos ficarão ao alcance do nosso orçamento. Nada como explorar as opções no Google Flights e Google Hotels.


iPhones de 2019 com carregamento wireless reversível e carregadores Quick Charge?



Depois de - finalmente - ter adoptado o carregamento wireless nos iPhones, a Apple deverá dar o salto que se segue nos iPhones deste ano, adicionando-lhes a capacidade de poderem ser usados como carregadores wireless para o carregamento de acessórios como os AirPods - e que acaba por ser apenas a evolução lógica que se segue a funcionalidade idêntica em smartphones concorrentes, como o Mate 20 Pro ou os Galaxy S10.

Outro ponto que a Apple deverá corrigir será a substituição do "velho" carregador de 5V/1A por um carregador com USB-C e respectivo cabo (USB-C - Lightning) que permita o carregamento significativamente mais rápido, a 18W.


Curtas do dia


Resumo da madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)