2019/07/01

Notícias do dia

Centenas de sites em Portugal arriscam-se a deixar de funcionar hoje; id.gov.pt está a expor cartão do cidadão de desconhecidos; Trump suspende bloqueio à Huawei; falha de electricidade destrói Exabytes de memória flash; shortcuts no iOS 13 permitem "substituir" apps do sistema; Dimensions Guide disponibiliza desenhos à escala gratuitos; 9 milhões de pessoas jogam Candy Crush entre 3 a 6 horas por dia; reCaptcha V3 da Google desaparece da vista mas aumenta vigilância sobre utilizadores; e ainda como os consumidores estão a optar por manter smartphones durante mais tempo - e o 5G pode ser o "isco" para os fazer mudar.

Antes de passarmos às notícias do dia não te esqueças de participar no gadget da semana que desta vez tem para oferecer uma smart bracelet Gocomma C1Plus e relembro que, sendo início do mês, é a altura ideal para aderires ao Clube AadM+.

NASA vai testar sistema de escape da cápsula Orion amanhã



A NASA vai testar amanhã (dia 2 de Julho) o seu sistema de escape de emergência da cápsula Orion. A cápsula será lançada e será simulada uma falha no momento mais crítico quando a cápsula atinge a máxima pressão dinâmica (Max Q). Nesse momento a cápsula irá depender do sistema de escape, que disparará foguetes adicionais para afastar a cápsula do foguete principal e a deixar numa orientação adequada para soltar os seus paraquedas.

O teste irá demorar apenas três minutos, e resta esperar que não haja problemas que originem meses ou anos de novos adiamentos para este programa, que já conta com derrapagens orçamentais de milhares de milhões de dólares.


SpaceX conseguiu 57 satélites operacionais com o primeiro lançamento Starlink



O primeiro lote de 60 satélites Starlink enviados para o espaço parece ter cumprido as expectativas, com a SpaceX a ter conseguido comunicar com todos os satélites, mas posteriormente perdido as comunicações com três deles. Daí resultaram 57 satélites operacionais, dos quais 2 foram intencionalmente desintegrados na atmosfera para testar o sistema do seu fim-de-vida, para que não contribuam para o "lixo espacial".

Os três satélites que perderam a comunicação terão também um desfecho idêntico, já que mesmo sem qualquer controlo adicional irão baixar a sua órbita progressivamente. Felizmente, também não têm havido relatos adicionais relacionados com a poluição luminosa que proporcionou um espectáculo visual nos primeiros dias após o lançamento.


Japão restringe exportações para a Coreia do Sul



Os conflitos antigos voltam a gerar confusões entre o Japão e Coreia do Sul, com o Japão a restringir a exportação de produtos essenciais para a produção de ecrãs, afectando empresas como a Samsung e LG Display. Na origem desta restrição está o descontentamento com a pressão contínua da Coreia do Sul para que o Japão os indemnize pelos trabalhos forçados e violação em massa que ocorreram entre 1910 e 1945.

Do lado do Japão, consideram que a situação ficou "resolvida" com o reatar de relações diplomáticas em 1965.


TikTok está a fazer o papel das editoras ao descobrir os talentos do momento



Esqueçam os métodos tradicionais para encontrar os próximos sucessos pop, e até o sucesso no YouTube. O que está a dar é o sucesso viral do TikTok, que se está a tornar no novo método favorito para encontrar os talentos do momento.

Esta plataforma que se pode considerar uma verdadeira fábrica de memes e conteúdos virais (para quem se conseguir destacar), é agora o canal preferencial para encontrar os novos êxitos entre os mais novos. E não se pense que isso acontece por acaso: em 2018 a Bytedance gastou cerca de mil milhões de dólares a promover o TikTok, o que demonstra bem a escala que isto assume.

Resta apenas quantos destes talentos se tornarão talentos para o resto da vida, e quantos terão uma carreira que dura apenas tanto quanto os curtos clips que por ali são partilhados.


Curtas do dia


Resumo da madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)