2020/03/16

Notícias do dia

Coronavirus põe à prova capacidade de entrega ao domicílio; França multa Apple em 1.1 mil milhões por práticas anti-concorrenciais; o novo Tesla Model Y visto em detalhe; as caricatas histórias dos Hackers que roubam hackers para se apoderarem das suas ferramentas; as incríveis corridas de rally em miniatura; jogos clássicos da Nintendo trazidos para a realidade com o Super Mario LEGO; histórico da localização GPS origina "presumíveis culpados"; a modificação de bicicletas eléctricas vale multas de 30 mil euros e até 1 ano de prisão em França; e Spotify exige remoção do XSpotify que faz download de músicas e remove DRM.

Antes de passarmos às notícias de hoje, já está seleccionado o livro FCA cujos exemplares teremos para oferecer ao longo da semana, e que desta vez é o Programação em Python.

Tele-trabalho na Apple não abrange divisões "secretas"


O coronavirus tem fomentado um aumento substancial do tele-trabalho (e ainda bem, pode ser que mesmo depois de tudo isto ter passado, permaneçam os "ensinamentos" de como isso pode ser bastante mais eficiente, para empresas e trabalhadores), mas há excepções.

Mesmo dentro dos empregos tecnológicos que, à partida, seriam possíveis de realizar em tele-trabalho, continuam a existir situações em que as empresas não abdicam da presença física. E é esse o caso de algumas divisões da Apple, onde o nível de secretismo é tal, que impede que o trabalho possa ser feito remotamente, ou que determinados equipamentos possam sair dos locais de acesso controlado onde permanecem.

... Uma medida que provavelmente poderia ser revista, já que desde os tempos de Steve Jobs que a Apple não tem conseguido evitar os leaks e informações que vão surgindo sobre os seus futuros produtos...


Netflix suspende produções devido ao coronavirus



Muitas pessoas poderão aproveitar as recomendações para ficar em casa para verem filmes e séries na Netflix, mas nem o gigante do streaming escapa às consequências da pandemia. A Netflix anunciou a suspensão temporária de todas as suas séries e filmes na América do norte durante as próximas semanas.

A medida afecta séries como Strangers Things 3, mas alastra-se também a produções de muitos outras cadeias e estúdios - praticamente todos eles, incluindo NBC, Warner, Fox, CW, Disney, Apple, HBO, etc. - têm anunciado suspensões e adiamentos de praticamente todas as suas produções. Portanto, depois das estreias adiadas nos cinemas, nem sequer a TV escapa ao coronavirus, e será provável que muitas séries acabem por ver as suas datas de estreia, ou de regresso da novas temporadas, afectadas.


Steam bate recorde com mais de 20M de jogadores simultâneos



A pandemia do coronavirus, com o encerramento de escolas e empresas e a recomendação para que não se saia de casa, continua a pressionar os serviços online. Um dos exemplos que o demonstra é o facto da plataforma de jogos Steam, da Valve, ter superado os 20 milhões de jogadores simultâneos.

Vai ser interessante ver as estatísticas do Steam ao longo das próximas semanas para ver a evolução deste indicador à medida que que mais países vão optando por medidas de contenção mais drásticas. Neste momento, depois de ter passado - e ainda estar a assolar - a Europa, olha-se com bastante incerteza para o impacto que irá ter nos EUA.

E num dia que continua a ser dominado pelo coronavirus... terminamos também com coronavirus:


Simulações mostram o impacto do distanciamento social no contágio


O Washington Post publicou um artigo que ilustra exemplarmente o impacto de diferentes medidas no nível de contágio de uma doença infecciosa, usando uma doença simulada como exemplo. Independentemente do que qualquer pessoa, individualmente, achar das medidas e restrições que vão sendo aplicadas (encerramento de escolas, lojas, bares, eventos,etc.) o que importa numa situação como estas é impedir que o sistema de resposta fique sobrecarregado ao ponto de ser incapaz de lidar com os casos graves que forem - inevitavelmente - surgindo.

Importa por isso fazer tudo o que é possível para "suavizar" o contágio da doença, fazendo com que o tal pico de contágio com casos graves possa ocorrer de uma forma que possa ser gerida pelos serviços de saúde. E isso é algo que, para além de todas as medidas ditas oficiais, depende também, em grande parte, da consciência e responsabilidade social de cada um.

Tal como o paciente 31 da Coreia do Sul demonstrou... uma só pessoa pode fazer a diferença (pela negativa)!



Curtas do dia


Resumo da madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)