2020/03/23

Notícias do dia

O coronavirus continua a dominar a actualidade, e as notícias reflectem isso. A Vodafone muda identificador para "ficar em casa"; SIC a ficar muito mal vista após passar vídeo falso de "motins do coronavirus"; sites piratas recuperam filme Contagion; YouTube reduz qualidade para poupar redes na Europa; e a Amazon limita envios a bens essenciais em França e Itália. Ainda a propósito, temos a promoção da máscara anti-poluição Xiaomi Smartmi a €9. Vimos ainda um ecrã E-ink de 7.5" que dispensa baterias e só usa NFC; FIA reforça tecnologia anti-batota para a F1; um divertido exemplo de como tocar Heavy Metal em sintetizadores; e uma vulnerabilidade na Netflix que facilita roubo de contas e que tentou silenciar. Temos ainda a situação da Huawei poder beneficiar do lançamento do P40 em altura de coronavirus-

Antes de passarmos às notícias de hoje, temos novo passatempo gadget da semana que desta vez tem um powerbank solar para oferecer.

Apple prepara iPhone maior com estabilização sensor-shift



A Apple poderá estar a preparar um trunfo nos iPhones para este ano, lançando uma nova variante com o maior ecrã até à data, e que poderá usar em exclusivo um novo sensor com estabilização de imagem sensor-shift que o diferenciará dos demais iPhones Pro mais "pequenos".

Este novo iPhone terá um ecrã de 6.7" - face aos ecrãs de 5.8" e 6.5" dos iPhone 11 Pro e Pro Max actuais - e estreará um sensor com estabilização sensor-shift. Uma capacidade que não será por agora alargada aos restantes modelos. É algo que fará relembrar o que acontecer com os primeiros iPhone Plus, que também vinham com câmara melhorada face aos modelos pequenos, mas que obviamente não agradará aos fãs dos iPhones menores, que ficarão prejudicados e sem acesso a essa tecnologia.


Disney+ expande-se na Europa mas com qualidade reduzida devido ao coronavirus



O serviço de streaming Disney+ arranca a fase de expansão na Europa em pleno período de coronavirus, e tal como a Netflix, YouTube e outros, também o fará com qualidade reduzida para poupar as redes europeias. Em França o lançamento será adiado por duas semanas, a pedido do governo, ficando agora agendado para 7 de Abril.

Uma vez que Portugal não estava incluído neste primeiro lote, continuamos a ter que aguardar até ao Verão, para depois nos arriscarmos a ter que ver séries como o Mandalorian, que já terminaram nos EUA, a conta-gotas.

Entretanto, também o Facebook anunciou que irá reduzir a qualidade dos vídeos no Facebook e Instagram.


Huawei lança AppSearch para minimizar falta da Play Store da Google



Mesmo com as atenuantes do coronavirus a auxiliar o lançamento do P40 a Huawei sabe que tem a difícil tarefa de convencer os consumidores a comprarem um smartphones sem apps da Google e sem Play Store. Para isso, para além da sua própria loja (AppGallery), avança com uma app que facilita encontrar e instalar apps de fontes alternativas.

A app AppSearch funciona como um portal de pesquisa de várias lojas de apps, permitindo aos utilizadores procurar a app que querem e instalarem-na sem se preocuparem demasiado com a sua origem, de fontes como o APKMirror, Amazon App Store, e outras. É a solução que a Huawei encontrou para tentar apaziguar quem não descobrir a app que procura na sua AppGallery.

No entanto, ter em conta que, sem os serviços Google instalados, poderão haver apps que não funcionam mesmo sendo instaladas destas fontes alternativas.


Apple CarPlay e Android Auto distraem demasiado os condutores



Muitos utilizadores desejam ansiosamente ter CarPlay ou Android Auto nos seus automóveis, mas um estudo revela que, quando são utilizados via touch, acabam por distrair demasiado os condutores e ter um efeito ainda pior do que conduzir alcoolizado.

O estudo é devastador para a utilização de ambos os sistemas. Quando utilizados em modo touch, a distracção é superior à de ir a ler e escrever SMS enquanto se conduz. Melhorando apenas quando se recorre à utilização por voz, mas mesmo nesse caso causando distracção superior à da utilização de um sistema "mãos livres", e no caso do CarPlay da Apple, ainda assim superando a distracção causada por enviar SMS ao volante.

O melhor mesmo é manter toda a atenção na estrada e ao que se passa em redor, e deixar as demais actividades para quando se parar o carro.


Curtas do dia


Resumo da madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)