2020/05/25

Notícias do dia

Fornecedor britânico paga a clientes para gastarem electricidade; campanha de phishing promete combustíveis gratuitos na Galp; Tribunal obriga avó a eliminar fotos da neta no Facebook; primeira missão tripulada da SpaceX com luz verde para avançar; reactor nuclear impresso em 3D entra em funcionamento em 2023; a incrível engenharia do Blackbird SR-71; Adobe injecta publicidade no painel de partilha do Android; Hackers lançam jailbreak para iPhones com iOS 13.5; e como a web moderna está viciada em javascript e cookies.

Antes de passarmos às notícias de hoje, participa no passatempo gadget da semana que desta vez te pode valer um anel luminoso LED para melhorar videoconferências, selfies e vídeo.

Coronavirus faz jovens regressarem ao Facebook



Depois de se ter tonado na rede "dos velhos", o Facebook está a assistir a um fenómeno curioso graças ao coronavirus, em que muitos dos utilizadores mais jovens, que tinham deixado de utilizar a rede social (ou que nem sequer nunca lá tinham criado conta), estão a regressar. Isto porque por lá podem encontrar grupos de apoio e pessoas que explicam como podem lidar com coisas como terem ficado sem emprego, que não encontrarão nas outras apps da moda como o TikTok.

São excelentes notícias para o Facebook, que já teriam motivos para estar muito satisfeito com o aumento do uso do Messenger e WhatsApp neste período; e que assim fica a ganhar (ainda mais) com o regresso de toda uma importante franja de utilizadores que se tinha afastado da sua plataforma.


Reino Unido pode seguir EUA e banir Huawei das redes 5G



Depois de, em Janeiro, ter recusado seguir as recomendações dos EUA e assegurar que continuaria a trabalhar com a Huawei para a infraestrutura da sua rede 5G (embora de forma mais limitada), o Reino Unido dá agora sinais de que poderá alterar a sua posição e também aplicar a proibição total de utilização de equipamentos de rede da Huawei, e até remover o que já estiver instalado.

Pessoalmente, continuo a achar que o tópico da questão continua a estar focado na coisa errada. Não importa se os equipamentos são da marca X ou marca Y, ou do país A ou país B; seja qual for o fabricante e o país de origem, o que interessa é implementar sistemas que permitam monitorizar se os equipamentos estão a fazer apenas e só aquilo que é suposto fazerem, e que não estão a fazer qualquer tipo de espionagem, seja para quem for.


Funcionários despedidos são risco de cibersegurança



Um estudo aponta para que os funcionários descontentes que estão a abandonar uma empresa podem estar na origem de 60% dos incidentes de roubos de dados e riscos de segurança relacionados. Hoje, mais que nunca, o acesso à informação é um factor de risco, e muitas das empresas parecem subestimar o que esse acesso pode significar - especialmente num cenário em que alguém de confiança se prepara para abandonar a empresa, potencialmente com sentimentos de forte descontentamento.

O estudo revela que uma grande parte destes funcionários faz coisas como reencaminhar emails da empresa para o seu email pessoal; enquanto outros chegam ao ponto de fazer downloads de arquivos da empresa, copiar conteúdos, ou até mesmo reencaminhar emails para empresas concorrentes.


Investigadores batem recorde com velocidade de 44.2 Tbps



Se uma ligação de fibra de 1 Gbps actualmente nos parece muito, há quem esteja a trabalhar para que um dia isso se possa tornar cómico. Investigadores australianos conseguiram atingir um novo recorde de velocidade de 44.2 Tbps usando uma única fibra óptica e um único chip. Sim, são mais de 5.5 Terabytes, o que permitiria transferir 50 filmes Ultra HD de 100GB por segundo, e ainda contar com mais 500GB para tratar das actualizações de jogos.

Mas, não pensem que as coisas se fiquem por aqui. Os investigadores já estão a explorar melhorias para este seu sistema, acreditando que será possível triplicar a largura de banda e atingir valores de 120 Tbps. Portanto, não se preocupem em ter toda a gente a trabalhar a partir de casa e a fazer videoconferências enquanto fazem streaming de conteúdos Ultra HD 8K a 120fps...

O que me faz recordar: já era tempo era de em casa se começar a ter acesso a rede Ethernet de 10Gbps (pelo menos) a preços acessíveis, que senão isto de pouco nos servirá. :)


Curtas do dia


Resumo da madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)