Google enfrenta processo por tracking em modo incógnito; Deepfakes detectados pelos reflexos nos olhos; SpaceX explica explosão da SN10 após ter aterrado; "Warp Drive" um passo mais próximo da realidade; Google acusa MS de usar jornais para distrair do hack SolarWinds; Apple desiste do HomePod original; Reino Unido testa recolha do histórico da internet de todos os cidadãos; e as múltiplas realidades apresentadas pelo Facebook aos utilizadores.
Antes de passarmos às notícias, já está escolhido o livro FCA que teremos para oferece esta semana: é o "Bases de Dados - Fundamentos e Aplicações". Participa e partilha.
Qualcomm sem capacidade para produzir chips em quantidade suficiente
As empresas de produtos electrónicos vivem tempos complicados, com a escassez de chips que afecta as mais diversas áreas da indústria. A falta de chips usados na indústria automóvel já aobrigou a suspender a produção de algumas linhas, e o mesmo vai também acontecendo noutros sectores, ao mesmo tempo que faz disparar o preço de alguns componentes mais de 500%. Um pequeno microcontrolador que normalmente custava $2 está agora a ser vendido por $14, e tem também originado situações um pouco ao estilo daquilo que se passou com o papel higiénico por altura do primeiro confinamento, com várias empresas a tentarem açambarcar o maior número de chips possíveis, mesmo que na prática não lhes possam dar uso.O problema no sector electrónico é que de nada serve ter 99% dos componentes se continuar a faltar um único componente que é necessário para permitir fazer o produto. E em muitos casos é praticamente impossível trocar um desses componentes críticos por outro que até poderia estar disponível, pois são coisas que poderiam obrigar a redesenhar todo o projecto de raiz para o outro chip. De falha em falha, teme-se que esta incapacidade de produção de chips se possa vir a alastrar ainda mais no futuro, antes de começar a melhorar; e as complicadas relações entre EUA e China não irão facilitar as coisas.
AirPods 3 só chegam na 2ª metade do ano
Apesar dos rumores de que a próxima geração dos AirPods poderia estar para chegar em breve (espera-se que a Apple marque um evento ainda para este mês para mostrar alguns produtos novos), Ming-Chi Kuo veio actualizar a situação dizendo que a Apple só deverá iniciar a sua produção em massa no 3º trimestre, o que significa que os AirPods 3 só deverão ser lançados por altura do lançamento dos novos iPhone 13.Algo que também fará a Apple baixar as expectativas das vendas para este ano: dos 90 milhões de unidades vendidos em 2020, para 78 milhões previstos para este ano. Se os novos AirPods chegassem mais cedo, seria de esperar que o interesse nos mesmos se mantivesse, ou até saísse reforçado.
Estudo do Facebook revela que conteúdo anti-vacinas permitido pode ser prejudicial
Apesar do Facebook já se ter comprometido a remover posts claramente anti-vacinas, a propósito das vacinas Covid-19, está também a descobrir que as questões da desinformação raramente são a preto e branco. Um estudo do próprio Facebook constatou que publicações que não atingem o patamar que as qualifica para serem removidas, podem ainda assim ter impacto bastante prejudicial para as mesmas.Um dos exemplos dados são publicações que em vez de entrarem pelo caminho de que as vacinas são demoníacas ou contêm chips 5G para tracking (que faria com que fossem removidas), se focam em falar de efeitos secundários adversos que podem ocorrer numa pequena percentagem da população, e usarem isso para semearem as dúvidas e receios entre as pessoas que as deveriam tomar. Enquanto isso, por cá vamos ver que tal corre o program de desconfinamento gradual, para ver se desconfinamos, ou se aceleramos o processo para novo confinamento a curto prazo.
Adobe Camera Raw com super-resolução
A Adobe adicionou uma nova funcionalidade de super-resolução ao Adobe Camera Raw que promete conseguir duplicar a resolução de qualquer imagem com ajuda de machine learning e inteligência artificial. Por norma as técnicas de super-resolução baseiam-se na captação de várias imagens que depois são combinadas numa só com maior resolução, mas este funcionalidade da Adobe funciona com uma única foto de base, quer seja uma imagem RAW ou um simples JPEG.As diferenças face ao simples redimensionamento da imagem são notórios, conseguindo recuperar detalhes que seria impossível recuperar com os métodos tradicionais, mas obviamente que tudo tem limites, e por isso mesmo a Adobe recomenda que só seja usado para duplicar a resolução uma só vez - e não para nos aventurarmos no mundo do "zoom, enhance" que vemos nas séries e filmes, e que a partir de uns poucos pixeis consegue tornar legível a matrícula de um suspeito, ou permitir ver num reflexo tudo aquilo que interessa ver para solucionar o crime do episódio.
Curtas do dia
- Amazon S3 já guarda 100 biliões de objectos na cloud
- Apple diz que App Store suporta 1.7M de empregos na Europa
- Huawei, ZTE, Hytera, Hikvision e Dahua na lista negra dos EUA
- NFTs estão a servir para abusos por quem vende coisas de outras pessoas
- Casos RGPD / GDPR nos tribunais acabam por fraquejar face à burocracia Europeia
Resumo da madrugada
- Windows 10 e Office em saldo desde €11
- Apple troca subscribe por follow nos podcasts
- Google acusa MS de usar jornais para distrair do hack SolarWinds
- Previsão de tempo com um Arduino Opla IoT kit
- "Warp Drive" um passo mais próximo da realidade
- Dados electrónicos Pixel fazem sucesso no Kickstarter
- Webinar para criação de pelos e penas no Unreal Engine
- Tesla adia Model S Plaid+ e retira FSD a quem abusou dele
- Investigadores medem gravidade exercida por objecto de 90mg
- Reino Unido testa recolha do histórico da internet de todos os cidadãos
- Apple desiste do HomePod original
- Motos de 1 roda desafiam os mais aventureiros
- GMC mostra modo caranguejo do Hummer EV
- Photopea ganha vectorização poligonal de fotos
- SpaceX explica explosão da SN10 após ter aterrado
- Aston Martin junta-se à Mercedes nos Safety Cars da F1
- As múltiplas realidades apresentadas pelo Facebook aos utilizadores
- Kia mostra o seu EV6 eléctrico
- Tablet Teclast M16 com teclado a €167
- Deepfakes detectados pelos reflexos nos olhos
- Clubhouse deixa de pedir acesso aos contactos
- Edge também acelera actualizações para 4 semanas
- Xiaomi livra-se das restrições dos EUA - por agora
- Google enfrenta processo por tracking em modo incógnito
Curiosidade do dia: A primeira estação de rádio a ter licença comercial foi a KDKA em Pittsburgh (EUA) em 1920, mas que só começou a fazer transmissões diárias no ano seguinte. Naquela altura temia-se que a popularização da rádio fosse significar o fim da indústria discográfica, havendo fortes pressões para tentar impedir que as rádios passassem música (medos que infelizmente se vão repetindo ao longo da história para cada nova plataforma que surja).
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)