2021/04/12

Notícias do dia

Painéis solares sem dedução no IRS; Google descuida-se e revela Project Bernanke secreto que lhe dava vantagem sobre concorrentes; vendas de carros a gasolina e diesel caem para menos de 5% na Noruega; como a câmara interna dos Tesla classifica o condutor e o que está a fazer; Hasbro lança Optimus Prime robótico verdadeiramente transformável; CyberLandr transforma Cybertruck em auto-caravana; Facebook gasta $2M por mês na segurança de Zuckerberg; e Neuralink mostra macaco a jogar Pong com o pensamento.

Antes de passarmos às notícias de hoje, temos novo passatempo que esta semana te pode valer um smartwatch Zeblaze GTR.

Clubhouse nega hack - diz que leak era informação pública

Está a circular mais uma base de dados com informação referente a um milhão de utilizadores do Clubhouse, mas a empresa já veio assegurar que não foi hackada nem teve dados privados roubados. Segundo eles, esta base de dados contém apenas dados que estão publicamente disponíveis, e que seria algo a que qualquer pessoa já conseguiria ter acesso.

Se assim for, este será um caso mais idêntico ao caso de scraping de dados de 500 milhões de utilizadores do LinkedIn do que ao caso de abuso das APIs do Facebook que permitiram apanhar os números de telefone de 533 milhões de utilizadores. E, de resto, tudo o que for informação pública disponível na web ou numa app, pode ser assumida que já terá sido compilada por alguém numa qualquer base de dados.


Microsoft compra Nuance por $19.7B

Depois do GitHub, eis mais uma aquisição da Microsoft, desta vez comprando a Nuance por 19.7 mil milhões de dólares. A Nuance é uma empresa veterana no campo do reconhecimento de voz, sendo a responsável pelos programas de reconhecimento de voz Dragon, que durante anos foram considerados os programas de referência nesta área - e actuando não só no sector do consumidor final mas também em áreas profissionais específicas, como reconhecimento de voz na área da saúde, ou validação de voz para serviços bancários, entre outras.

Não deixará de ser algo estranho que a MS faça esta aquisição numa altura em que desistiu da Cortana nos dispositivos móveis, mas esperemos que esta compra se possa vir a fazer notar a nível de melhorias da acessibilidade na utilização do Windows 10 usando apenas a voz. E, olhando mais para a frente, para um futuro em que coisas como o HoloLens e óculos de realidade aumentada se possam tornar mais comuns, a interacção por voz será de importância estratégica crítica.


Actualização de app de tracking Covid-19 do Reino Unido bloqueada por violar regras

A Google e Apple bloquearam uma actualização da app de tracking Covid-19 do Reino Unido, por violar uma das regras que tinha sido estabelecida: a de nunca fazerem tracking da localização dos utilizadores. O sistema criado pela Apple e Google permite registar contactos de proximidade entre pessoas, mas sem que nunca se saiba onde isso aconteceu; mas com esta última actualização, a app do NHS queria que os utilizadores utilizassem códigos QR para indicar quando estivessem em certos locais específicos - para que, segundo eles, fosse mais rápido alertar quem estivesse num determinado local.

Não seria de esperar outra coisa de um dos países que mais tem feito por, infelizmente, concretizar a realidade "Big Brother" preconizada por George Orwell em "1984"; mas que pelo menos por agora, bateu na trave. Seguramente voltarão à carga usando outros métodos, nem que seja através da requisição dos dados de localização recolhidos pelas operadoras de telecomunicações (se é que já não o fazem).


Google começa a alertar para se levantar a cabeça ao caminhar

Em jeito de sinal assustador dos tempos em que vivemos, a Google lançou uma actualização do Digital Wellbeing para os Pixel, que chega ao cúmulo de alertar as pessoas para levantarem a cabeça e verem para onde vão ao caminharem!

O sistema parece apenas usar os dados de movimento do dispositivo e dar o alerta no caso do smartphone estar em modo "caminhar" e a ser utilizado de forma contínua durante um período de tempo, não estando a dar uso à câmara para verificar se o utilizador está mesmo de olhos postos no smartphone a tempo inteiro. Seja como for, não deixa de ser preocupante chegar-se a um ponto em que tenha que ser o smartphone a relembrar às pessoas que têm que ver por onde caminham. O que se seguirá, alertas de que está na altura de pôr um pé à frente do outro? Ou de que está na hora de comer, ir à casa de banho, ou tomar um duche?


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: O ZX Spectrum podia ler e gravar dados em cassete a uma média de 170 bytes por segundo, fazendo com que demorasse entre 3 a 4 minutos para carregar um jogo. A estas densidades e velocidades, uma cassete de 90 minutos poderia guardar um total de 896KB e, para se guardar um gigbyte de informação seriam necessárias 1116 cassetes, que demorariam quase 70 dias a ler ou gravar.

2 comentários:

  1. "A estas densidades e velocidades, uma cassete de 90 minutos poderia guardar um total de 896KB e, para se guardar um terabyte de informação seriam necessárias 1116 cassetes, que demorariam quase 70 dias a ler ou gravar."
    Será antes um gigabyte....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, gigabyte, já corrigi. Para um Terabyte é melhor nem fazer as contas! :)

      Eliminar