2021/11/22

Notícias do dia

Spotify tira botão de "shuffle" após pedido de Adele; NordicTrack bloqueia acesso a apps nas suas máquinas de treino; visualização mostra destroços da destruição de satélite russo; Gmail tem limite de 1000 endereços de email bloqueados; GM lança actualização "anti-incêndio" para os Bolt enquanto esperam troca de baterias; trackers GPS Invoxia com Lost Mode; nas promoções temos o SSD externo Samsung T7 1TB a €98.99; e Apple "ajuda" a sua app de podcasts a subir na App Store com com avaliações enganadas.

Antes de passarmos às notícias, temos novo passatempo gadget da semana, que desta vez te pode valer um powerbank solar Xiyihoo.

Bots automáticos dominam compras online

A alta-tecnologia das compras online conta agora com sistemas que praticamente impedem que um consumidor humano consiga comprar um produto muito procurado, e são cada vez mais as pessoas que se resignam a usar bots pagos para "personal shoppers".

A escassez de chips tem complicado a produção de muitos produtos, e coisas como consolas, placas gráficas e diversos brinquedos, têm-se tornado autênticas raridades que desaparecem assim que um novo lote é disponibilizado nas lojas. Mas não se massacrem pelo "azar" de nunca conseguirem apanhar uma, pois há poucas hipóteses de ganhar contra os bots que estão a ser usados para monitorizar os sites online e efectuarem a compra de forma quase imediata. Há consumidores que estão dispostos a pagar cem dólares por mês(!) pela utilização destes serviços de compras, como forma de conseguirem comprar algum brinquedo muito desejado para os filhos - e isso já demonstra muito bem ao ponto a que se chegou.


Fórmula Samsung + Wear OS recupera terreno face ao Apple Watch

O regresso da Samsung ao Wear OS parece estar a ter o resultado pretendido, com os smartwatch Wear OS a registarem um dos maiores crescimentos de sempre com o lançamento do Galaxy Watch 4, e que "roubaram" 10% da quota de mercado ao Apple Watch. O Wear OS e watchOS, que no 2º trimestre representaram 4% e 28% das vendas, respectivamente, passaram para 17% e 22% - números que parecem confirmar que esta era a jogada que a Google e Samsung já deveriam ter feito há muito.

No entanto há também que contabilizar o facto de que a Apple adiou o lançamento do Apple Watch Series 7, cujo impacto só se irá fazer sentir nos resultados do 4º trimestre. E além disso, cerca de metade do mercado é ainda dominado por fabricantes "indiferenciados" que produzem smartwatches de baixo custo, o que indica que há um enorme potencial para o lançamento de smartwatches mais económicos por parte da Samsung (sendo que da Apple não se espera que lance nada mais barato do que os Apple Watch mais antigos que vai mantendo a preço mais reduzido).


Hackers roubaram dados de 1.2M de contas Wordpress no GoDaddy

O popular site de registo de domínios e alojamento GoDaddy revelou que hackers conseguiram infiltrar-se nos seus sistemas de alojamento WordPress e aceder aos dados de 1.2 milhões de clientes, incluindo coisas como passwords de administrador, passwords de SFTP, bases de dados, e chaves privadas SSL - ou seja, aquilo que apenas se pode descrever como um "desastre completo".

O ataque terá começado a 6 de Setembro e a investigação ainda está a decorrer. Veremos se o roubo de dados se fica por aqui, ou se também afectou outras áreas, como a do registo de domínios. Esta não é a primeira vez que o GoDaddy sucumbe aos hackers; e parece que a táctica de enganar os próprios funcionários também não está a dar resultado.


WhatsApp reformula política de privacidade

Na sequência da multa de 225 milhões de euros aplicada na Europa, o Facebook / Meta vai ajustar a forma como informa os utilizadores dos dados recolhidos e do uso que lhes é dado, mas condições de utilização do WhatsApp.

Os utilizadores Europeus irão ser alertado para esta nova informação através de um banner na app, para garantir que não passa despercebido - mas ao contrário dos pedidos insistentes de aceitação das condições que fizeram anteriormente, desta vez não há nada para aceitar ou concordar, é meramente uma actualização informativa que têm que tentar fazer chegar a todos os utilizadores. Todo o funcionamento continuará a ser o mesmo.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: A Sony foi fundada em 1946, sob o nome Tokyo Tsushin Kogyo. A empresa viria a criar o primeiro gravador de fita magnética japonês, e em 1958 mudaria de nome para Sony, derivado de "sonus", latim para som.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)