2018/12/03

Notícias do dia

Banco Central Europeu cria sistema TIPS para transferência interbancárias instantâneas; houve o receio de que a Google iria matar o Hangouts em 2020 - mas afinal parece que já não vai; músicas "8D Audio" fazem sucesso no YouTube; NHK estreia canal 8K com emissões regulares; os muito aguardados AirPods com carregamento wireless chegam no início de 2019; Samsung antecipa-se à Huawei e revela Galaxy A8s com ecrã "furado" uma semana antes do modelo da marca chinesa; câmara da InSight em Marte continua suja após remover protecção da objectiva; e ainda as mentiras do Artigo 13.

Antes de passarmos às notícias, relembro que já arrancou o nosso mega-passatempo de Natal com 31 dias de prendas (participem e partilhem!) e que ainda vão a tempo de participar também no nosso habitual passatempo de gadget da semana, que está a oferecer cabos USB - micro-USB entrançados; e que também é uma excelente altura para aderirem ao Clube AadM+.

iPhones com 5G só para final de 2020



Se no próximo ano veremos muitas marcas a lançar smartphones 5G, no caso da Apple essa tecnologia deverá ficar adiada apenas para os modelos de 2020. Um adiamento que estará relacionado com o corte de relações com a Qualcomm, e a necessidade de esperar que a Intel tenha chips 5G testados (que mesmo com o esforço adicional da Intel, não deverão estar prontos a tempo da produção dos iPhones em 2019).

O problema não será a Apple não ter iPhones 5G no próximo ano, em que as redes 5G ainda serão uma raridade; o maior problema é que, ao não ter iPhones 5G lançados em 2019, isso significa que a Apple também ficará de fora das redes 5G durante praticamente todo o ano de 2020 - altura em já será de esperar que existam redes 5G mais disseminadas, e quando todos os seus concorrentes terão smartphones prontos a tirar partido dessa tecnologia.


Ecrã do Pixel 3 ainda não chega aos melhores



A Google fez grande investimento em melhorar as fotos no Pixel 3, mas parece que se esqueceu de dedicar um pouco mais de atenção ao ecrã. O Pixel 3 vem com um ecrã OLED melhorado, mas continua a estar atrás dos modelos de referência no mercado.

Se nalgumas coisas estamos a falar de limitações do próprio ecrã, outras tornam-se mais difícil de justificar, como será o caso do ajuste da luminosidade do ecrã, que recorre a uma escala linear com 256 passos, e que não se adequa à forma como os nossos olhos lidam com isso (que aconselharia que fosse dada maior precisão na secção de luminosidade reduzida, do que manter ajustes finos no extremo da luminosidade máxima.)


Xiaomi procura 25 exploradores para testar o Mi Mix 3 "global"



A Xiaomi está a preparar a chegada do mais recente Mi Mix 3 ao ocidente, e para isso está a procurar 25 exploradores dispostos a testarem o seu mais recente smartphone full-screen - que agora é mesmo full-screen, sem recortes nem notches no ecrã.

Precisam apenas de estar registados, ou registarem-se, na comunidade Mi, e depois é só prencheerem o formulário de inscrição, dizendo que motivo vos leva a quererem ser exploradores deste modelo. Um modelo que finalmente concretiza o objectivo procurado desde o primeiro modelo, de se ter um smartphone sem margens em redor do ecrã.


Reforma dos Direitos de Autor em discussão amanhã




Decorre amanhã, 4 de Dezembro, o evento intitulado "A Reforma Europeia do Direito de Autor e o Interesse Público", organizado pela Associação D3 - Defesa dos Direitos Digitais e a Wikimedia Portugal, com o apoio da Biblioteca Nacional de Portugal, Communia e Comunidade Ubuntu Portugal.

Os participantes vão falar e debater os pontos mais polémicos da proposta de directiva relativa aos direitos de autor no mercado único digital, como as mudanças no sector educativo, o novo direito conexo para publicações de imprensa (conhecido por "taxa do link"), ou os filtros de upload do já famoso artigo 13. No evento participam académicos, jornalistas, políticos, e representantes de organizações da sociedade civil, de artistas, e da Google.
  • 4 de Dezembro
  • 9h30 ~ 17h45
  • Auditório da Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa
  • Entrada Livre


Curtas do dia


Resumo da madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)