2019/02/18

Notícias do dia

Google e Amazon querem saber tudo o que fazemos em casa; Apple prepara monitor 6K com mini LEDs; site cria rostos de pessoas que não existem; investigadores criaram AI "assustadoramente boa" a escrever textos; Xiaomi Gateway já disponível em versão para a Europa; como as apps estão a usar cruzamento de dados para identificar utilizadores - mesmo que queiram manter-se anónimos; um Wall-E tele-comandado em "LEGO Technic" a €35; o sub-mundo do desbloqueio de iPhones roubados; Carlton Dance sem direito a copyright nos EUA; e claro... o fenómeno Conan Osíris do Festival da Canção.

Antes de passarmos às notícias, já foi seleccionado o livro FCA para esta semana, e temos por isso três exemplares do livro "Android Profissional - Desenvolvimento Moderno de Aplicações" para oferecer.

Apple explora Apple Watch com ecrã flexível



Não é só a TLC que está a considerar criar um smartwatch com ecrã flexível em redor do pulso. Também a Apple tem estado a registar patentes que exploram as potencialidades dos ecrãs dobráveis, sendo que numa delas nos apresenta um Apple Watch cujo ecrã se prolongaria para lá da secção principal, esticando-se também pelas braceletes, sem interrupção.

Seria da maneira que se poderiam manter widgets informativos fora da secção central, que ficaria reservada para as interacções e a app que se estivesse a utilizar no momento.


Razer encerra a sua loja de jogos



Não chegou sequer a um ano a aventura da Razer na venda de jogos digitais através da sua própria loja. Numa altura em que todos tentam replicar os casos de sucessos - tanto em lojas digitais como serviços de streaming e tudo o resto - fica mais uma vez demonstrado que a táctica não funciona para todos (nem de resto será sustentável se todos apostarem nisso).

Os jogadores têm até ao final do mês para usar cupões e descontos, com a Razer Game Store a encerrar nessa data (continuando a ter acesso os jogos que tiverem comprado lá - assim como os jogos que tiverem encomendado e que tenham data de entrega posterior). Esperemos que sirva de exemplo para as empresas que têm a atitude "se eles fizeram, vamos fazer também".


Chamadas Facetime em grupo ainda não funcionam a 100% no iOS 12.1.4



A Apple lançou o iOS 12.1.4 para corrigir um bug que permitia escutar chamadas Facetime em Grupo antes da outra pessoa atender, mas parece que irá ser preciso corrigir a correcção. Há utilizadores que dizem que mesmo com o iOS 12.1.4 instalado continuam a não conseguir realizar chamadas Facetime em grupo - que tinham sido desactivadas pela Apple para impedir a utilização do bug.

Portanto, se a opção para adicionar mais pessoas à chamada estiver desactivada... terão que aguardar pela chegada da próxima correcção (a não ser que seja algo que a Apple possa activar remotamente, do seu lado).


LG não vai lançar smartphone com ecrã dobrável



Numa altura em que muitas marcas de apressam a dizer que irão lançar um smartphone com ecrã dobrável, a LG opta por uma posição contrárias, dizendo que não irá lançar um smartphone com ecrã dobrável.

Não deixará de ser estranho, vindo de uma empresa que até produz OLEDs flexíveis e começou a comercializar um televisor com ecrã de enrolar; mas a LG acha que nesta altura o melhor é "esperar para ver" - e também me parece que será a melhor opção. A LG tem coisas bem mais prioritárias onde se deve focar caso queira ter aspirações de voltar a fazer parte do grupo da frente nos smartphones.


Samsung deixa de fazer novos leitores Blu-ray



A Samsung vai deixar de produzir novos leitores Blu-ray, limitando-se a manter em produção os modelos dos anos anteriores. Segundo a marca sul-coreana, a procura por leitores de discos Blu-ray tem estado a cair drasticamente - sem dúvida por culpa dos serviços de streaming, e a utilização das consolas de jogos para servirem como leitores Blu-ray.

Ainda assim, é bom constatar que a Samsung reconheceu isso e optou por quebrar o ciclo de lançar algo novo todos os anos apenas para dizer que é novo, mesmo não tendo nada a acrescentar aos modelos dos anos anteriores. (Por mim, quanto mais cedo o Blu-ray morrer, melhor - ainda não lhes perdoei terem morto o HD-DVD. ;P)


"Não 'bokehs' o meu filho"


Para promover o seu "depth control" que permite ajustar o nível de desfocagem após se ter tirado a foto, a Apple lançou um vídeo bem humorado onde vemos uma mãe a interpelar outra, quanto a ter "desfocado" o seu filho.




Curtas do dia


Resumo da madrugada




1 comentário:

  1. Essa ligação para o artigo sobre a dependência do software Open Source merecia um pouco mais de destaque nesta casa. ;)
    Obrigado.

    ResponderEliminar