2019/04/15

Notícias do dia

Site da HBO Portugal não resistiu à estreia de Game of Thrones; a UE aprovou a reforma dos direitos de autor; EPAL envia passwords "plaintext" por email; Microsoft pode lançar Xbox One S "all digital" sem drive óptico já no próximo mês por €229; vendas de DVD e Blu-ray caíram para metade em 5 anos; Tesla Model 3 feito para aguentar 1.6 milhões de km - diz Elon Musk; o Stratolaunch o maior avião do mundo voou pela primeira vez; e pirataria de ebooks na Rússia contorna leis anti-pirataria; e ainda muito mais, que poderão espreitar na secção final do resumo da madrugada.

Antes de passarmos às notícias do dia, relembro que ainda vão a tempo de participar no passatempo que vos pode valer uma tomada dupla inteligente.

Facebook, Messenger e Instagram estiveram inacessíveis (novamente)



Pela terceira vez este ano, os principais serviços do Facebook, incluindo o Instagram e o Messenger, voltaram a ficar inacessíveis durante várias horas, causando enorme frustração entre os utilizadores.

De relembrar que o Instagram e WhatsApp já tinham sofrido uma falha em Janeiro, e que em Março o Facebook ficou inacessível durante mais de meio dia. Desta vez ainda não foi dada qualquer explicação para o que esteve na origem deste problema transversal a vários serviços... mas parece ser evidente que andam a ser cometidos erros a mais por aqueles lados (a não ser que se venha a descobrir que a causa era externa).


Huawei P30 Pro revela o seu interior


O popular site iFixIt já desmontou por completo o mais recente P30 Pro da Huawei, dando-nos a conhecer a sua montagem à prova de água, o sensor de impressões digitais (o mesmo utilizado no OnePlus 6T), a sua câmara periscópica, e também o curioso sistema de som através da vibração do próprio ecrã.

O P30 Pro já por cá passou e recebeu o nosso mais desejado "escaldante", e parece muito bem encaminhado para se tornar num dos modelos de maior sucesso da Huawei (tendo batido os recordes de pré-reservas em Portugal).


Hacker revelou vulnerabilidades 0-day de plugins Wordpress



Um hacker que terá ficado irritado pela forma como era tratado nos fórums do Wordpress decidiu revelar publicamente, sem aviso prévio, vulnerabilidades de alguns plugins Wordpress que deixaram cerca de 100 mil sites em risco.

O hacker queixa-se que as suas tentativas de divulgar as falhas nos fórums eram repetidamente eliminadas, tendo por isso optado por revelar as falhas no seu próprio site como "retaliação". Do lado oposto, surgem acusações de que ele não seguia o protocolo indicado para revelar e publicar as falhas de forma responsável, de forma a permitir que a sua correcção antes da divulgação.


Tinder ultrapassa Netflix nas receitas da App Store



Depois de anos a liderar a tabela das receitas, a Netflix cede finalmente o lugar a outra app: o Tinder. O Tinder passa a ser a app com maior receita na App Store, o que resulta não só do aumento das suas receitas mas também do facto da Netflix ter dado o "corte" às subscrições feitas através da App Store, agora exigindo que os clientes o façam directamente através do seu site para escapar às comissões da Apple (e que também acontece com a versão Android na Play Store da Google).

Dito isto, se me tivesse pedido para adivinhar qual seria a app com maior receita... nunca me passaria pela cabeça que fosse o Tinder - mas, a verdade é que também não diria a maioria das apps que está no top, e que incluem: TencentVideo, iQIYI, Kwai, Line, e Youku. (Vale que por lá ainda permanece o YouTube e Pandora).


Promoção do dia


Curtas do dia


Resumo da madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)