2019/06/24

Notícias do dia

Novo Raspberry Pi 4 chega com 2 saídas HDMI e até 4GB de RAM; Apple Pay chega a Portugal a 26 de Junho; Huawei esclarece posição face ao Android com 10 perguntas e respostas; Samsung critica Apple por não cumprir volume de compra de ecrãs OLED; OnePlus 7 Pro com brilho "pisca-pisca" devido a PWM de baixa frequência; Huawei P30 Pro recebe DC dimming e outras melhorias; UnPrint quer libertar portugueses dos talões em papel; iOS 13 vai permitir definir idioma independente por app; como transformar câmara de vigilância falsa em real com um Raspberry Pi; e ainda o polémico caso da câmara escondida em tomada de casa de banho em Portugal.

Antes de passarmos às notícias do dia não te esqueças de participar no gadget da semana que desta vez tem para oferecer um smartwatch Alfawise H19, que temos alguns exemplares de livros RGPD da FCA para oferecer e, para terminar o mês de Junho em grande, relembro que o nosso meeting mensal é já este sábado.

Novo MacBook Pro de 16" pode chegar em Setembro



Quem estiver a pensar comprar um MacBook Pro poderá querer aguardar até Setembro, pois os rumores apontam para a chegada de um novo MacBook Pro de 16", que virá com hardware actualizado, incluindo um ecrã LCD da LG de 16" com resolução de 3072x1920 (face aos actuais 2880x1800 do modelo de 15.4").

Permanece a incógnita face a outros modelos, como o MacBook Air de 12" e MacBook Pro de 13", assim como a grande questão sobre se será desta que a Apple finalmente admite os problemas com os seus teclados e opta por um mecanismo completamente renovado. É pena que se tenha chegado ao ponto de ter um teclado a ter tanto peso na decisão de se comprar um portátil... mas foi a própria Apple que se colocou nessa posição.


Xiaomi revela Mi CC para o público jovem


A Xiaomi já está diversificada por diversas marcas e séries, mas achou que ainda havia espaço para criar uma nova linha de smartphones: os Mi CC.

Os Mi CC serão uma linha orientada para a "juventude global", e a sua designação CC (oriunda de camera+camera) não esconde que esta linha seja o resultado da aquisição da secção de smartphones da Meitu (criadores de uma app de selfies). A Meitu conseguiu vender apenas 3.5 milhões de smartphones e decidiu que não se justificaria manter a linha de smartphones, mas a Xiaomi acha que faz sentido captar esse sector do mercado (e considerando que já tem os recursos para fazer smartphones, não lhes será complicado fazê-lo). Resta esperar pelos primeiros "Mi CC" para vermos de que modo se diferenciam da restante gama habitual da Xiaomi / Mi.


"Courier" da MS com dois ecrãs poderá correr apps Android



Os rumores sobre um tablet dobrável com dois ecrãs da MS continuam a surgir regularmente, e agora há indicações de que este futuro membro da família Surface poderá correr apps Android.

Embora não seja surpresa ter um Windows a correr apps Android, neste caso a curiosidade terá mais a ver com o facto deste dispositivo recorrer a um Windows "Lite" minimalista (Windows Core OS - WCOS) mais vocacionada para correr nesta classe de equipamentos - eventualmente até recorrendo a CPUs ARM em vez dos tradicionais Intel, embora por agora tudo indique que a opção continue a recair sobre chips Intel, que tem sido parceira da MS no desenvolvimento destes equipamentos. Se não houver imprevistos, poderemos ficar a conhecê-lo já no próximo ano.


Bill Gates confessa que o seu maior erro foi ter perdido para o Android



Falando de arrependimentos e erros, Bill Gates admitiu que o seu maior erro foi ter perdido a corrida no segmento móvel para o Android. A Microsoft cometeu erros atrás de erros na sua estratégia para o sector móvel, com o Windows Mobile, depois a transição para o Windows Phone, e isto sem falar na aposta completamente falhada no Windows RT.

Imaginar como poderia ser o panorama actual caso a MS tivesse "acertado" no Windows Mobile desde o início será agora um exercício para uma realidade alternativa "e se?" - mas por outro lado, pode ter sido um falhanço que tenha sido proveitoso, no sentido de colocar a MS no caminho em que se encontra actualmente, bastante mais aberta e receptiva ao open-source, integrando Linux no Windows, etc. etc.




Curtas do dia


Resumo da madrugada






Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)