2021/03/08

Notícias do dia

Oppo na 1ª posição na China pela primeira vez; Apple prepara óculos para 2025 e lentes de contacto para 2030; primeiro tweet à venda via NFT já passa os $260K; Peak Design acusa Amazon de copiar bolsa com vídeo divertido; uma fita LED com câmara para TVs que consegue replicar o efeito Ambilight; Elgato lança fita LED e painéis acústicos; EFF arrasa FLoC da Google; campanha Reclaim Your Face quer proibir vigilância abusiva na Europa; e Falha no ownCloud para Windows 10 podia eliminar gigabytes de ficheiros.

Antes de passarmos às notícias do dia, temos novo passatempo de gadget da semana, que desta vez te pode valer um tapete para rato XL RGB. E sendo início do mês, é também a altura perfeita para aderires ao Clube AadM+.

Google celebra dia da Mulher 2021 com Doodle

Hoje celebra-se mais um dia Internacional da Mulher, que serve para alertar o quanto ainda falta fazer para se atingir a desejada igualdade dos géneros, mas que também acaba por servir de indicador de que se está longe de atingir esse objectivo. Afinal, a necessidade de haver um dia "da Mulher" implicitamente acaba por representar que todos os demais dias do ano "não são" da Mulher.


Talvez em vez de um Doodle seja mais eficiente a Google (e todas as demais empresas que celebram este dia) pagarem ordenados idênticos para a mesma função, independentemente de quem as desempenha ser do sexo masculino ou feminino.


Edge Chromium a caminho da Xbox

Desde a sua origem que a Xbox tem muitas semelhanças com um PC Windows, mas só agora se prepara para finalmente ter direito a um browser decente, trocando o actual browser pelo mais recente Edge baseado no Chromium, e aparentemente incluindo o acesso a funcionalidades como as extensões, que permitirão torná-lo ainda mais útil e funcional. Infelizmente, por agora parece estar ausente o suporte para rato e teclado, o que permitiria tornar a Xbox num verdadeiro "PC" a nível de acesso à web.

Este novo browser já está a ser disponibilizado aos utilizadores "Alpha" Xbox, o que combinado com o fim do suporte oficial do antigo Edge para Windows durante este mês, significa que não deverá demorar muito para que seja lançado oficialmente para todos nas próximas semanas.


Tesla expande Autopilot FSD beta a mais condutores


Os clientes Tesla esperam há anos pela chegada do prometido modo FSD (Full Self Driving) pelo qual pagaram, e agora Elon Musk tenta apaziguar-lhes a paciência com a promessa de uma fase beta mais alargada. A mais recente versão do FSD promete melhorias significativas, mas tem estado limitada a um número restrito de veículos. Agora, Musk diz que a Tesla vai fazer aquilo que eles há muito pedem, expandindo significativamente o número de pessoas com acesso a esta versão.

Os condutores verão surgir no seu Tesla uma opção para descarregarem a versão beta do novo FSD, frisando que se trata de uma versão beta que deverá ser usada com a devida cautela (como de resto se deverá fazer com o Autopilot não-beta), mas avisando também que a sua disponibilidade estará sujeita à legislação local, o que será uma forma simpática de dizer que os condutores europeus terão que continuar a aguardar...


Inteligência Artificial facilmente enganada no reconhecimento de imagens

Os sistemas de inteligência artificial são capazes de coisas incríveis, incluindo a capacidade de reconhecer objectos em imagens. No entanto,há também que estar consciente que a sua suposta "inteligência" é também extremamente falível, como demonstra um novo tipo de ataques tipográficos.

Coisas tão simples quanto adicionar alguns cifrões a uma imagem podem enganar sistemas de AI fazendo-os pensar que qualquer imagem seja um mealheiro, ou bastando adicionar um papel com a palavra iPod escrita para que o sistema pense que se trata de um iPod. Já estou a imaginar os alunos a começarem a adicionar um "100%" no topo das folhas dos exames, esperando que no caso dos mesmos serem corrigidos por um sistema automatizado, o possam enganar e fazer pensar que o mesmo já foi classificado com a nota máxima.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

x





Curiosidade do dia: O primeiro Google Doodle foi apresentado na página principal da Google a 30 de Agosto de 1998, em celebração do festival Burning Man.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)