2021/08/02

Notícias do dia

Vacinas Covid-19 podem não ser suficientes para o "regresso ao normal"; Android 2.3.7 perde login Google em Setembro; YouTube testa subscrição Premium Lite mais barata na Europa; Telegram com vídeochamadas em grupo para 1000 pessoas; Google direccionou pessoas para browser Brave com malware; Blue Origin perde reclamação na corrida à Lua; SpaceX acelera produção do Super Heavy booster; Hino do Rickroll "Never Gonna Give You Up" supera os mil milhões no YouTube; e Find My‌ deixa encontrar iPhones desligados no iOS 15.

Antes de passarmos às notícias do dia, temos novo passatempo gadget da semana que desta vez te pode valer cartões Lycamobile com 20GB de dados, mesmo à medida de quem quer ir de férias descansado quanto ao uso da internet no smartphone. E sendo início do mês, é também o momento perfeito para aderires ao Clube AadM+ que te oferece descontos exclusivos e prémios mensais adicionais.

Jungle Cruise marca novo sucesso nas estreias no Disney+

Apesar de Scarlett Johansson não gostar, o mais recente Jungle Cruise da Disney voltou a fazer sucesso com a estreia em simultâneo nos cinemas e no Disney+, obtendo cerca de um terço dos lucros totais de lançamento.

Com o Premier Access a Disney dá aos subscritores do Disney+ a possibilidade de verem um filme logo desde o dia de estreia nos cinemas, mediante o pagamento de um valor adicional (além da subscrição) - ou em alternativa, aguardarem alguns meses até que o filme passe a fazer parte do catálogo que está disponível para todos os clientes, sem pagamentos adicionais. É uma táctica que parece estar a dar resultado (o anterior Black Widow também fez sucesso neste sistema) e que deverá começar a tornar-se na nova forma de estreias para a era pós-Covid, em que muitas pessoas continuam sem confiança para se enfiarem numa sala de cinema.


Chromebooks continuam a crescer - iPad domina nos tablets

A IDC revelou as suas estatísticas para o sector dos portáteis e tablets, e não há grandes surpresas. A HP, Lenovo e Acer continuam a dominar o segmento dos Chromebooks, que continuam a ter crescimento bastante positivo de quase 69% (continuo a dizer que ainda se vão tornar no cavalo de Tróia que pode por em risco o Windows a longo prazo); enquanto na parte dos tablets, a Apple continua a ter o mercado controlado com os seus iPads.

Nos tablets, temos nas três primeiras posições a Apple, Samsung e Lenovo, com a Apple a conseguir um terço do mercado só para si (31.9%) face aos 19.6% e 11.6% das marcas seguintes respectivamente. Veremos se com a chegada do Android 12 a Google começa finalmente a dar um pouco mais de atenção aos tablets, potencialmente até começando a fazê-lo divergir ligeiramente do Android para smartphones, como a Apple fez com o iPadOS, e talvez convergindo num misto de Android + Chrome OS.


Intel prepara Thunderbolt 5 de 80 Gbps

A Intel descuidou-se e publicou uma imagem que revela que está a trabalhar numa nova geração do Thunderbolt, o Thunderbolt 5, capaz de atingir os 80 Gbps, o dobro da largura de banda do Thunderbolt actual (Thunderbolt 4, 40 Gbps). Apesar de se ter apressado a eliminar a foto, já se sabe que a internet não perdoa neste tipo de coisas.

Curiosamente, para esta versão a Intel parece adoptar um sistema de modulação PAM-3 que permitirá transmitir 1.5 bits em cada ciclo, em vez de dar o salto directamente para o PAM-4, que permitirá transmitir 2 bits por cada ciclo mas apresenta complexidade adicional.


R2-D2 ganha versão Tamagotchi

Se perderam a vaga de Tamagotchis que contagiou o mundo no final do século passado, poderão em breve revivê-la parcialmente com a chegada de um dos robots mais simpáticos da história do cinema, o R2-D2 do Star Wars em versão Tamagotchi.

De resto, apesar das décadas passadas, não esperem capacidades mais avançadas deste mini animal de estimação digital, já que a mecânica de cuidar e ensinar mantém-se idêntica à dos tamagotchi originais, e com dois mini-jogos a acompanhar (que dificilmente terão capacidade de atrair a atenção de um público que agora está habituado a ter um super-computador com ecrã Full HD no seu bolso, ligado ao mundo). Dito isso, não deixará de ser uma boa peça de colecção, ou prenda para dar aos fãs do Star Wars - dependendo de não ter um preço exorbitante. Relembre-se que há quase uma década, a Bandai também tentou transpor os tamagotchi para app Android.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: O Korsør Biograf Teater na Dinamarca é o cinema mais antigo a manter-se em actividade sem interrupções, realizando sessões de cinema desde Agosto de 1908.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)