2022/01/31

Notícias do dia

Ataque ao site do Parlamento não foi feito pelo Lapsus Group; WhatsApp vai perder backups ilimitados no Google Drive; série Halo chega em Março; QNAP força actualização após vaga de ransomware DeadBolt; ferramentas eléctricas aderem ao USB-C; Siri baralha-se com idade dos utilizadores; e iOS 15.4 vai permitir usar Face ID com máscara e sem Apple Watch.

Antes de passarmos às notícias do dia, não deixes de participar no nosso passatempo semanal que desta vez te pode valer um tapete XL RGB para rato.

Joe Rogan agradece apoio do Spotify

No meio da polémica por ser acusado de promover desinformação COVID, Joe Rogan desculpa-se dizendo que apenas faz entrevistas de todo o espectro de opiniões, e que não sabe antecipadamente o que irá ser dito nos seus podcasts. Ainda assim, agradece o apoio que tem tido por parte do Spotify, e diz ter pena que o serviço esteja sujeito a represálias e ataques por sua causa.

O que é certo é que o podcaster não é alheio a polémicas, e certamente até agradecerá a visibilidade acrescida que esta recente ronda de polémica lhe tem dado.
... Já o Spotify...


Spotify tenta esclarecer regras de desinformação


Se Joe Rogan se dá bem no meio de polémicas, já o Spotify tem que navegar com maior cautela. O serviço de streaming publicou as suas regras do que considera ser desinformação, e que deixam transparecer uma tentativa de querer agradar a todos, mas deixando latitude suficiente para que podcasts como o de Joe Rogan (pelo qual pagou mais de $100M) permaneçam. Prometendo um sistema de advertência para conteúdos "sensíveis".


O que é certo é que isto chega numa péssima altura para o Spotify, já que o seu crescimento tem abrandado, e com este caso já estão em curso várias campanhas de "abandone o Spotify por promover desinformação", que inevitavelmente irão beneficiar serviços concorrentes - com o Apple Music a ser um dos que já está a tentar tirar o máximo partido disso.


Samsung e Apple lideram na Europa

Segundo os dados da Counterpoint Research, a Apple teve um excelente resultado de final de ano na Europa, conseguindo ultrapassar a Samsung e tornar-se na marca mais vendida no último mês de 2021, ficando a apenas 1% da marca sul-coreana no resultado trimestral (32% vs 33%).

Pelo lado inverso, a Xiomi terminou o ano com grande queda (muito contribuirá o ciclo de lançamento de novos modelos) mas mantendo a terceira posição. Enquanto que, desaparecida das tabelas, continua a Huawei, cujas vendas caíram 90% e agora se vê reduzida a cerca de 1% do mercado. Só de pensar que antes de ser "banida" pelos EUA, estava prestes a superar a Samsung e a tornar-se na marca mais vendida...


Denunciante da Foxconn diz ter sido torturado e preso

Um trabalhador da Foxconn que revelou condições de trabalho ilegal na Foxconn na produção de Echos da Amazon, usando crianças e por horários excessivos, diz ter sido torturado e preso pelas autoridades chinesas.

Apesar de estar consciente que poderá sofrer novas represálias, Tang Mingfang de 43 anos, espera que o caso ganhe visibilidade suficiente para sensibilizar Jeff Bezos ao ponto de o fazer intervir neste caso, e exigir que a Foxconn cumpra as leis de trabalho na produção dos seus produtos.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: O termo Podcast resulta da combinação de iPod e broadcast, tendo sido usado pela primeira ver pelo jornalista Ben Hammersley em 2004 num artigo para o jornal The Guardian.

4 comentários:

  1. Já o tinha dito aqui, mas nunca é demais repetir, sempre achei o Spotify um bocado um serviço para "labregos". Agora com esta nova polémica (e sim o Rogan disse que é contra os jovens se vacinarem), além de serviço para labregos é um serviço para negacionistas.

    Vai correr bem vai...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "labregos"? Porquê?

      Ele diz que devem ter a opção de se vacinarem, porque a taxa de mortalidade em jovens é muito baixa.

      A vacina não impede alguém de se infectar e de contagiar os outros (é possivel que reduza os contagios, não sei). A vacina melhora as hipoteses de alguém sobreviver ao covid.

      As vacinas atuais do covid, estão sob uma autorização especial de emergência. Ou seja, elas não podem ser penalizadas por efeitos secundários. Acha que os testes foram os mais rigorosos possiveis? Eu tenho dúvidas.

      "In the case of an Emergency Use Authorisation to temporarily authorise the distribution as an unauthorised product (Art. 5(2) of Directive 2001/83), EU legislation requires Member States to remove administrative and civil liability from the manufacturer and marketing authorisation holder, when this emergency use is recommended or required by the Member State. "
      https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/en/qanda_20_2390

      Eliminar
    2. Zero interesse em discutir sobre vacinas.

      A questão de ser de labregos... É mesmo pela quantidade de pessoas que se julgam o máximo porque fizeram uma playlist no Spotify. É um serviço feito à medida para esse tipo de pessoas.

      Falta agora virem os terraplanistas :D

      Eliminar
  2. "Apesar de estar consciente que poderá sofrer novas represálias, Tang Mingfang de 43 anos, espera que o caso ganhe visibilidade suficiente para sensibilizar Jeff Bezos"
    lol mais depressa os porcos ganham asas.

    ResponderEliminar