2022/05/23

Notícias do dia

Elon Musk promete carros autónomos sem condutor para o próximo ano (outra vez) e vê-se envolvido em caso "Elongate" de assédio sexual; falha nos Hyundai Ioniq 5 e Kia EV6 pode destravá-los no estacionamento; o efeito da perspectiva nas fotos de retratos; bomba de baratas ataca centros de fraudes telefónicas; grupo do ransomware Conti fragmenta-se em diferentes unidades; e Kit de reparação self-service da Apple é feito para desincentivar reparações.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo semanal, que desta vez te pode valer um carregador Anker Nano USB-C.

Xiaomi quer impedir acesso aos APKs nos Android

Da Xiaomi chega uma proposta inesperada. Um developer da Xiaomi fez a proposta para que o Android pasassse a impedir o acesso aos APKs já instalados nos equipamentos. Algo que impediria a realização de backups, ou a transferência do APK para outros smartphones para poupar nos dados mobile.

A "justificação" da Xiaomi é a de que o APK pode incluir coisas "privadas" e que, como tal, não deveria ser de fácil acesso. Mas felizmente a Google não parece estar disposta a aceitar essa justificação, referindo que não faz qualquer sentido assumir que seria possível manter o conteúdo de um APK privado, mesmo com esta tentativa de impedir o acesso aos mesmos, pelo que a expectativa de os manter em segurança estaria condenada logo à partida.


Xiaomi anuncia parceria com a Leica

Também a Xiaomi vai tirar partido do fim da parceria da Leica com a Huawei. Afinal, parece que a parceria da Leica com a Sharp não será exclusiva, e que a icónica marca germânica de câmaras também irá cooperar com a Xiaomi.

A Xiaomi vai revelar o seu primeiro topo de gama da era Leica em Julho, o que parece ser demasiada coincidência para que também a Motorola tenha anunciado o seu smartphone de 200 MP para o mesmo mês. Não seria de estranhar que também a Xiaomi tivesse um modelo a dar uso ao mesmo sensor de 200 MP, e que seria um elemento à altura para celebrar o início desta relação com a Leica.


YouTube testa reacções emoji na timeline


Depois do gráfico na timeline para indicar as partes mais populares, o YouTube está também a testar a apresentação das reacções de forma sincronizada com o vídeo.

Alguns utilizadores Android e iOS estão a ver estas reacções emoji surgirem na timeline à medida que vão vendo um vídeo, indicando partes em que grande número de pessoas reagiram de forma idêntica ao vídeo. Esperemos que seja uma opção que seja fácil de desactivar para quem não estiver interessado em ter um YouTube que tenta replicar o TikTok.





Google Assistant já acede aos dados Google Fit e Fitbit

A Google já começou a resolver a (inexistente) ligação do Google Assistant com os dados de fitness, passando a permitir que se pergunte ao Google Assistant coisas como "quantos passos dei", ou "quantas calorias gastei no dia X".

Por agora o Google Assistant passa a poder aceder aos dados do Google Fit ou Fitbit, mas embora seja possível fazer a ligação a ambos, só se pode escolher um dos serviços para estar activo (ainda há que melhorar esse aspecto, para que todos os dados sejam agregados). Sendo possível fazer a pergunta no Google Assistant em Android e iOS, e também nos smart displays como o Nest Hub. Ao menos, não é daquelas coisas que se pode fazer no Google Assistant num dispositivo mas não em outros.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: O SAPO foi criado em Setembro de 1995 no Centro de Informática da Universidade de Aveiro. O nome surgiu a partir da sigla do serviço, S.A.P. (Servidor de Apontadores Portugueses), que mais tarde evoluiu para Servidor de Apontadores Portugueses Online, resultando na sigla SAPO conhecida de todos os portugueses.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)