2009/02/28

Túnel de LEDs

E ainda é preciso explicar porque sou completamente apaixonado por LEDs e iluminação?


Vejam este túnel com 40.000 leds que faz parte de uma exibição na Galeria Nacional de Arte em Washington DC, pelo artista Leo Villareal.


Villareal "Multiverse" National Gallery of Art, Washington DC from Walter Patrick Smith on Vimeo.

via [gizmodo]

Escritórios e Computadores

Com que então pensam que têm o vosso escritório em casa bem organizado e o vosso PC artilhado?

(Eu, definitivamente não tenho!)

Vejam e aprendam - e, quem sabe - roubem umas ideias. :)

O escritório de Stefan Didak.


E até têm direito a um making-of para vos ajudar.

2009/02/27

Realidade Virtual - Caminhar sem Sair do Sítio

Um dos principais obstáculos a uma realidade virtual completamente imersiva é o simples facto de não podermos caminhar naturalmente.


Mas talvez isso esteja prestes a ser resolvido, com estes robots CirculaFloor, que se movem debaixo dos nossos pés, permitindo-nos caminhar sem sair do sítio.



Claro que ainda precisam de mais desenvolvimento para que sejam realmente práticos de usar, mas é um primeiro passo.. :)

Robot Industrial Kuka Titan

Se dúvidas houvesse que o futuro pertencerá, inevitavelmente, a estas máquinas, vejam este robot apropriadamente denominado Titan da KUKA- o robot industrial de 6-eixos mais potente do mundo, capaz de suportar 60.000 Nm de força e pegar numa tonelada como se nada fosse (mantendo sempre a precisão posicional.)

Vejam o vídeo, que é sempre melhor:



via [Gizmodo]

Transforma o teu AMD Triple-Core num Quad-Core

Não é todos os dias que temos a possibilidade de fazer upgrade do CPU do nosso computador usando um "truque."



Ao que parece, os processadores triple-core AMD Phenom II X3 são na realidade processadores quad-core com um dos núcleos desactivados (para que possam ser vendidos a preços mais competitivos.)

Ora, se tiverem a felicidade de possuirem uma motherboard com uma certa opção na BIOS, "Advanced Clock Calibration", basta activarem a função "AUTO" para automaticamente terem acesso a todo o poder do vosso processador com os seus quatro núcleos todos activados.

Simples e eficaz, como se quer... não?

Gmail com Ficheiros Anexos Múltiplos

Caso ainda não tenham reparado, é agora possível seleccionar vários ficheiros simultâneamente para anexar a um email no Gmail.


O processo de upload também sofreu alterações, sendo agora exibida uma barra de progresso à medida que cada ficheiro vai sendo enviado.


Para quem quiser tornar o título da página do Gmail mais útil, pode usar uma nova função existente no Gmail Labs, que retira o "gmail" do título deixando apenas a caixa actual e o número de emails por ler.:

2009/02/26

Android no VMware no Nokia N800

Já vimos este MID da Nokia a fazer muita coisa, mas... imaginam um N800 a correr o Android dentro do VMware? Eu também não imaginava, até ver isto:


Nokia N800 running VMware from Eric Sloof NTPRO.NL on Vimeo.

Actualizado

Agora com um N800 a correr WinCE e Android ao mesmo tempo:

Estado dos Serviços do Google

Demorou, mas... chegou.
Talvez despoletado pela recente falha no serviço do Gmail que afectou milhões de utilizadores, o Google disponibiliza agora uma página onde se pode ver o estado dos seus serviços mais populares:

Google Apps Status Dashboard


Passa assim a ser mais fácil verificar se tudo está a funcionar como é devido, se há manutenções programadas, ou se existe qualquer problema com algum daqueles serviços que são cada vez mais essenciais para milhões de pessoas.

E adicionei o link à minha sidebar, para estar à distância de um clique sempre que necessário.
(Pelo menos, até que se possa receber essas informações via RSS, o que deverá estar para breve.)

Blogger em Transição para Google Friend Connect

Como era de esperar, o Google decidiu migrar os "Seguidores" do seu serviço de blogging para o mais abrangente Google Friend Connect, que passa assim a permitir ter seguidores em/de outras plataforma de blogging, como o Wordpress, usando qualquer conta Google, Yahoo, AIM, ou Open ID.




Agora só falta integrarem também a barra do Friend Connect, para libertarem espaço ali da barra do lado.

Loja Online do Público

No seguimento da minha aventura com a loja online do Público, hoje tive novo episódio (que espero ter sido o último.)

Tendo-se já passado quase duas semanas após a minha encomenda da colecção completa dos livros Blake & Mortimer, voltei a contactá-los:

Porque razão o estado da encomenda aparecia como "expedida" tal como estava desde o início? (Quando os contactei acerca disso, disseram-me que teria que esperar por um telefonema da loja, quando fosse para ir levantar a mesma.)

Porque razão, duas semanas depois de ter feito a encomenda - e a ter pago - continuava sem ter recebido um único email ou telefonema?
Se uma pessoa opta por comprar algo pela internet, espera que o produto seja expedido imediatamente ou, pelo menos, que nos informem da data estimada para a entrega se tal não for possível.


Pois a resposta não se fez tardar (nesse aspecto, o funcionamento deles é excelente, com os emails respondidos prontamente) informando-me que, afinal, a encomenda já está disponível para levantamento.

Ora, por muito que eu agradeça que a mesma já esteja disponível, não posso deixar de me interrogar sobre quanto mais tempo teria eu que ficar a aguardar se não tomasse a iniciativa de os contactar: mais uma semana? Mais um mês? Um ano?

É pena que estas coisas aconteçam... Como disse anteriormente, já era tempo destas empresas olharem para as lojas online como um serviço realmente sério.

Javascript Motion Tracking

Alguma vez imaginaram ser possível fazer motion-tracking em javascript dentro de um browser?

Sim, é possível graças à "magia" do HTML 5 e do futuro Firefox 3.1 que implementa worker threads em javascript.



Se tiverem que escolher uma única linguagem de programação para aprender... escolham javascript! :)

Leiam mais sobre esta impressionante demonstração na [ArsTechnica]

2009/02/25

Anúncios Flash Infectados

Cá está mais um caso que mostra o problema dos avanços tecnológicos. É tudo muito bonito mas, quando se descobrem falhas... é que são elas.

Neste caso, era um anúncio Flash infectado que foi exibido num site proeminente (EWeek.)
O Flash redireccionava os internautas para outro destino e tentava descarregar um PDF, também ele infectado, que criava um ficheiro executável na pasta de ficheiros temporários do computador do visitante.

Agora já sei porque motivo no outro dia me apareceu "do nada" um ficheiro destes no computador, que foi prontamente detectado e removido pelo meu antivirus.

Mas fica o aviso...

The Pirate Bay Trial

Uma imagem vale 1000 palavras:


[ThePirateBay]

Safari 4 e a guerra dos Browsers

Vivemos em tempos interessantes... pelo menos, se forem o tipo de pessoas que gosta de olhar para benchmarks de browsers. :)

A mais recente versão do Safari está a mostrar o quanto se pode ainda evoluir, sendo 3.5x mais rápido a executar javascript (essencial para a Internet que conhecemos hoje em dia) que o Firefox 3.


Talvez seja mais fácil colocando as coisas em perspectiva, comparado com o IE7: o Safari 4 é 42 vezes mais rápido que o browser da Microsoft.
E mesmo quando comparado com o mais recente Internet Explorer 8, continua a ser mais rápido cerca de 6 vezes.

Os três primeiros classificados são assim: o Safari 4, o Minefield da Mozilla, e o Chrome do Google.

Google Recompensa Utilizadores Gmail

Depois do pânico sentido por milhões de utilizadores do Gmail quando se viram impossibilitados de aceder ao seu correio electrónico, o Google vai oferecer 15 dias de crédito aos utilizadores empresariais que pagam pelo serviço.

Para todos os críticos do Google (eu pessoalmente simpatizo com eles, mas claro que compreendo que uma falha deste tipo seja "complicada" para quem depende do Gmail para o seu negócio) pergunto-vos apenas se, da última vez que ficaram sem electricidade, ou água, ou gás, ou Internet, ou TV, ou telefone... se alguma dessas empresas vos ofereceu meio mês de crédito como desculpa?

Quanto aos motivos que originaram este "apagão" do Gmail, não há ainda grandes detalhes.

2009/02/24

Gmail em baixo - a festejar o Carnaval?

Na melhor tradição latina, o próprio Google parece ter querido incentivar os utilizadores do seu serviço de email, o popular Gmail, a sairem para a rua este Carnaval e abandonarem os computadores por um dia.

E qual a forma de melhor o conseguir? Simples... desligando o Gmail!

Muitos milhares de utilizadores acordaram para uma manhã de pânico quando, ao tentarem aceder à sua "obrigatória" página do Gmail depararam com um "502 Server Error: The server encountered a temporary error and could not complete your request."

Parece que o problema já está praticamente resolvido, e a única explicação do Google até ao momento é este pouco descritivo aviso:
We're aware of a problem with Gmail affecting a number of users. This problem occurred at approximately 1.30AM Pacific Time. We're working hard to resolve this problem and will post updates as we have them. We apologize for any inconvenience that this has caused.


Sem dúvida que muito se falará sobre isto nos próximos dias, com os detractores deste tipo de serviços a dispararem críticas em todas as direcções.

Mas, quer se esteja contra ou a favor, isto é efectivamente um "aviso" que demonstra o problema de se depender demasiadamente de um serviço, sem o qual tudo fica paralizado.

Eu sou um grande fã do Gmail, e ao sê-lo estou a aceitar que este tipo de coisas possa acontecer a qualquer momento.
Tal como isto aconteceu hoje com o Google, poderá acontecer amanhã com o Yahoo, com a TMN, com a Vodafone, com o serviço de Internet, etc. etc. Com a diferença de que muitos deles são serviços pagos, pelos quais podemos reclamar, e o Gmail ser um serviço gratuito.

A "solução" é ter sempre serviços alternativos que possam ser usado nestes casos, de forma a que não se fique completamente "encravado" com estas situações.

Numa altura em que cada vez mais nos apregoam o "cloud computing", dependente de serviços na internet, será bom ver se este episódio terá algum impacto duradouro.

... e quem se satisfez com tudo isto foi o Twitter, já que milhares de utilizadores foram para lá queixar-se; uma situação caricata, já que frequentemente ocorre o oposto, com o Gmail a servir de refúgio sempre que o Twitter está em baixo. :)

2009/02/23

Talkr - Feed to Voice

Fui dar, por mero acaso, com este serviço Talkr que transforma qualquer blog ou feed em... imaginem... áudio!

Numa altura em que cada vez mais pessoas começam a ter acesso móvel à Internet, os serviços de voz serão algo cada vez mais importante (em ambos os sentidos: no text-to-speech assim como no reconhecimento de voz.)

Quantas vezes não desejaram poder ouvir os vossos feeds enquanto conduziam?

Com este Talkr, tal passa a ser possível.

2009/02/22

Stantum Touchscreen

Bem a propósito daquele post que fiz sobre os touchscreens resistentes ao toque, desta vez venho demonstrar o caso oposto: o de um touchscreen que funciona realmente bem, poderia mesmo dizer... de forma espectacular!

Esta touchscreen chega-nos da Statum... que se bem se lembram, é já nossa conhecida por bons motivos.


Utilizando um touchscreen resistivo convencional (mas fabricado de acordo com especificações da Statum) passa a ser possível um precisão sem precedentes. Aliás, a precisão do toque é superior à resolução existente no LCD. Número ilimitado de toques simultâneos, detecção da área tocada (usada para implementar  detecção de pressão) e de gestos (rotação, zoom, etc.) são outras das funcionalidades existentes.

Esperemos que isto sirva para fazer com que aqueles tristes casos de touchscreens pouco fiáveis passem rapidamente à história!

Podem também ver um video de demonstração.

2009/02/21

Netscape Constellation - Cloud Computing no Século Passado

A palavra "Cloud Computing" tem estado na boca do mundo nos últimos tempos, em parte devido ao enorme sucesso dos netbooks, computadores que quase só fazem sentido estando ligados à Internet.

Aliás, isto é algo que não se restringe apenas aos netbooks. Hoje em dia, estar num computador sem acesso à Internet é algo bastante frustrante. Os mais velhos lembrar-se-ão certamente de frustrações semelhantes nos tempos em que os drives de CD começavam a popularizar-se: chegar a casa de alguém e deparar com um computador sem CD... como é que se iria copiar as coisas para lá? - Lá se tinha que pegar em dezenas de disquetes, desesperar durante longos minutos... e rezar para que nenhuma delas tivesse um sector danificado que encravasse tudo a 99% da operação.

Hoje, o mesmo se passa com a Internet. Embora tenhamos acesso a Pen Drives USB de 8GB por 10 euros, a verdade é que é quase sempre mais prático e rápido descarregar e instalar os diversos utilitários que utilizamos, directamente da Net.

Por isso mesmo se fala cada vez mais da possibilidade de usarmos tudo através da Internet, usando um browser como "sistema operativo", permitindo o acesso a todos os nossos documentos onde quer que estejamos, através de um computador, telemóvel, ou qualquer outro dispositivo. O essencial passa a ser a ligação à internet.
(E mesmo para quem apenas se possa ligar ocasionalmente, o HTML5 permitirá o acesso offline de forma standard e simples... como demonstrado neste exemplo do Gmail em modo offline.)

O que se calhar não sabem, é que nada disto é novidade, e era o propósito do Netscape Constellation anunciado em... 1997! (Sim, nos tempos em que BYTE ainda era sinónimo de revista. :)
A ideia era simples, tornar o browser no desktop, permitindo o acesso aos vossos dados e aplicações onde quer que estivessem...
Aliás, um dos parágrafos que está na Wikipedia é bem claro:

Industry observers confidently forecast the dawn of a new era of connected computing. The underlying operating system, it was believed, would become an unimportant consideration; future applications would run within a web browser. This was seen by Netscape as a clear opportunity to entrench Navigator at the heart of the next generation of computing, and thus gain the opportunity to expand into all manner of other software and service market.

Não temos nenhuma constellation, mas agora viramo-nos para as "nuvens"... mas há que dar crédito a quem - há mais de 10 anos atrás - já imaginava como estas coisas poderiam ser.


Se acham interessantes estes assuntos, podem ler o post que me inspirou, no Kateva.

MyTracks no Android

Mais uma aplicação interessante para quando os Android chegarem até nós, o MyTracks.

Permitindo armazenar dados dos vossos percursos de forma fácil, directamente do telemóvel, este MyTracks será certamente apreciado por todos os que gostam de passear ao ar livre.
  • Gravar e visualizar percursos no GPS
  • Estatísticas em tempo real: tempo, velocidade, distância, elevação
  • Enviar estatísticas para o Google Docs para ficar com o histórico de treinos (por exemplo.)
  • Marcar locais e actividades para partilhar com outros via Google Maps

2009/02/20

Teclado OCZ Iluminati

Gozem à vontade... mas para um fanático por "luzinhas" como eu, estes teclados são uma tentação. Ora vejam este da OCZ apropriadamente apelidado de Iluminati e com teclas revestidas a borracha.

Apetecível! E podem seleccionar a cor azul/vermelha conforme o vosso estado de espírito.
Só falta saber o preço...

Asus Abandona Eee PCs de 9"

Parece que o mercado do "melhor é melhor" não vai em cantigas e - na altura da compra - prefere os modelos com LCDs de 10". Assim sendo, a Asus vai abandonar os Eee PC com LCDs de 8.9" e apostar exclusivamente nos modelos de 10" que representam 95% das vendas.

Pessoalmente, acho que é uma pena acabar com os de 9", cujas dimensões compactas são essenciais para quem dá valor à mobilidade... no entanto, tal como a maioria das pessoas, se eu comprasse um preferiria um modelo de 10", com teclado e LCD mais "confortáveis."

Imagino que quem queira mobilidade a qualquer custo possa em breve optar por um smartphone ou um mini-tablet que se situe entre um smartphone e um netbook... Eu próprio adiei a compra de um netbook depois de verificar que conseguia fazer a maior parte das operações que lhe destinava, usando um iPhone.

SAPO lança Cine Sapo para o iPhone

Se pensavam que o Banca Sapo para o iPhone era um caso isolado, fiquem a saber que os cinéfilos têm agora mais um motivo para quererem um iPhone. É que este Cine SAPO está simplesmente fabuloso. :)

 (Notícia curta, pois falo dele um pouco mais em pormenor no blog mais apropriado a esta notícia - mas achei que deveria referi-la aqui também! :)

2009/02/19

HTML5 vai Simplificar Web Apps offline

A moda do momento é estar permanentemente ligado à Internet; no entanto nem sempre isso é possível - e quando isso acontece, estar "desligado" da Internet, quase sempre inviabiliza fazer operações simples que tomamos como garantidas.

Veja-se por exemplo o caso do Gmail... é fabuloso se estiverem ligados, e completamente inútil sem uma ligação à net. (Bem sei que temos o Google Gears para dar a volta ao assunto, mas...)

Mas o que interessa é que com o novo HTML5, essa fronteira entre o online e o offline vai tornar-se menos penalizadora. É que com esta nova versão do "velhinho" HTML, passa a ser possível guardar dados localmente como demonstrado neste Gmail em modo offline num iPhone.



Estar online/offline torna-se assim... transparente para o utilizador.

Honeywell com LCD de 82"

Pronto, um destes já me chegava... a Honeywell vai lançar no mercado americano um LCD Full HD de 82".


Ora, se é pouco provável que esta marca chegue até nós, esta notícia torna-se mais interessante quando considerarmos que esta é uma marca de "baixo custo" nos EUA. O que significa que, é apenas uma questão de tempo até que marcas semelhantes deste lado do Atlântico comecem a fazer o mesmo.

As caracterísitcas não parecem más no papel: 120Hz refresh rate, Full 1080p HD, 178º de visibilidade, 3x HDMI, 2x Componentes, VGA, video composto, e S-Video. O modelo que nos interessa, o de 82" (cof, cof) tem um LCD com 600 cd/m² de luminosidade, 16.7 milhões de cores, contraste dinâmico de 120.000:1, e pesa uns simpáticos 138Kg.

Agora é só aguardar pelos primeiros reviews, para ver se a qualidade de imagem é minimamente aceitável e confirmar que tem um preço "interessante".

ALP 3.0 - Linux Mobile

A última versão do ALP (Access Linux Platform) vem aquecer ainda mais a batalha do segmento "mobile".

Depois da insatisfação global com os Windows Mobile, o sucesso do iPhone, e a entrada do Google neste mercado com o seu Android, o ALP não está disposto a ficar para trás.

Nesta demonstração podemos ver que as bases parecem estar ao nível que o público espera de aparelhos deste tipo, com widgets e programas a correrem de forma fluida e com os efeitos gráficos esperados.

Com tantas alternativas open-source que começam a surgir, as propostas proprietárias terão que jogar todos os trunfos para provarem que merecem os euros dos consumidores.

Asus T91 - Tablet Netbook

A Asus não pára de lançar novos modelos. Desta vez as honras cabem ao novíssimo netbook Asus T91 "Tablet PC"... ou seja, um netbook Eee PC com touchscreen de origem (algo que podemos certamente atribuir ao sucesso dos "mods" que os Eee PC têm tido.)



Como se sabe, o factor essencial para o sucesso destes dispositivos é que tenham um software que realmente seja prático e funcional de usar no dia-a-dia. Algo à semelhança do que o iPhone fez no campo dos smartphones com touchscreen.
É bom ver que a Asus (assim como outros fabricantes) começam a apostar cada vez mais neste segmento... o primeiro a conseguir criar um interface "touch" de referência para estes tablets certamente verá isso reflectido no volume de vendas.

2009/02/18

TED - Torrent Episode Downloader

Cada vez mais gente utiliza séries televisivas descarregadas da internet como parte da sua programação habitual. Nos EUA, cada vez mais cadeias televisivas disponibilizam as suas séries para visualização e download; no entanto para o resto do mundo, as pessoas são obrigadas a utilizar outros métodos para poderem ver as suas séries favoritas sem terem que esperar semanas/meses/anos até que cheguem ao seu país. Para todos os efeitos tratam-se de programas que passam em canais públicos, e que noutros tempos receberíamos de amigos ou familiares via cassetes VHS.

Este TED (Torrent Episode Downloader) é uma ferramenta que certamente vos irá ajudar a manter tudo em ordem sem terem que se preocupar com datas, perder episódios, descarregar episódios repetidos, etc.

Vejam o curto vídeo de demonstração do seu funcionamento.


ted demo from ted on Vimeo.

Se não quiserem instalar um programa, podem sempre dar uma olhada ao excelente MyTVShows.

Asus lança o Mais Pequeno Monitor Full HD do Mundo

Hoje em dia é praticamente impensável comprar um monitor que não ofereça - no mínimo - uma resolução Full HD (1920x1080).
Exceptuando alguns portáteis, essa resolução está normalmente reservada para monitores de dimensões superiores a 24".

No entanto a ASUS lançou agora o seu LCD VH226H, anunciado como o mais pequeno monitor LCD Full HD do mundo.

Com 21.5" em formato 16:9 Widescreen, 2ms de tempo de resposta e entradas VGA, DVI e HDMI, este monitor poupa preciosos centímetros que poderiam inviabilizar a instalação de um monitor de dimensões superiores.

Pessoalmente continuo a preferir os LCDs de 24", principalmente os de formato 16:10 com resolução de 1920x1200 - os 120 pixeis extra de altura são sempre bem vindos - mas com um preço recomendado inferior a 200 euros, este LCD da Asus é uma boa opção.

Carregador Universal para Telemóveis

Parece que finalmente o bom senso vai chegar aos fabricantes de telemóveis (nem que seja à força, por imposição da Comissão Europeia) no sentido de acabar com as dezenas de diferentes fichas e carregadores existentes actualmente.

O objectivo é que todos os fabricantes utilizem um carregador universal standard que possa ser utilizado por qualquer pessoa em qualquer telemóvel.

A escolha recaiu sobre a ficha Micro-USB que já equipa vários dispositivos - e que assim sendo se tornará na única necessária para carregar o telemóvel onde quer que estejam.

Para além da ficha standard, passa a haver também maiores preocupações com a eficiência energética dos carregadores, reduzindo os consumos em standby em 50%.


Infelizmente - como seria de esperar - a Apple tem-se mantido "afastada" desta iniciativa...


Realmente, já era mais que tempo de se acabar com a palhaçada que reina no mercado. Quem já tentou recarregar o seu telemóvel fora de casa bem sabe a aventura que é descobrir alguém que tenha um modelo igual (ou compatível) com o seu telemóvel.
(E o que me chateia ainda mais são aqueles telemóveis com fichas micro-USB - mas que não permitem ser recarregados por ela, obrigando o uso de *mais uma ficha* para a electricidade!)

Retroprojector Multitouch - Faça Você Mesmo

Têm um Mac? Têm uma TV de Retroprojecção que não se importem de "hackar"? Estão mortinhos por impressionar os vossos amigos?

Se responderam afirmativamente a todas as perguntas então este é o projecto ideal para vocês: transformar uma televisão de retroprojecção num monitor multitouch.


2 Camera tbeta from IDEO Labs on Vimeo.


Hacked Rear Projection TV into Multitouch from IDEO Labs on Vimeo.

Utilizando as câmaras Eye da PS3 e uns lasers, este projecto transforma uma TV num sistema multitouch de relativo baixo custo (o elemento mais dispendioso é mesmo a TV.)

2009/02/17

Nvidia TEGRA

Já vos falei deste chipset TEGRA da Nvidia há bastante tempo, mas finalmente parece que começa a aproximar-se do mercado *real*, e associado ao Android tornando-se ainda mais apetecível.

Para os mais distraídos, relembro que este chipset anuuncia capacidades alucinantes, tais como conseguir reproduzir conteúdo em alta-definição 1080p e ter uma autonomia de 10h nessa função.



Podem ver mais alguns vídeos deste Tegra em funcionamento aqui.

Telemóveis Touchscreen à prova de Toque

Quando alguém se propõe a criar um telemóvel com touchscreen, o mínimo que se pode esperar é que o aparelho reaja aos "toques", não?

Parece que por vezes até essa funcionalidade básica (mas essencial) é descurada... dando origem a... isto:


How Not To Do Touch Technology from Gizmodo on Vimeo.

Neste caso, o "mau" exemplo é um Samsung... marca que já foi alvo de várias críticas semelhantes em anteriores modelos. É pena que não tenham aprendido com os erros do passado.

Android G2

As primeiras impressões parecem confirmar que, apesar do atraso da chegada do Android a Portugal, vamos estar melhor servidos com o novo HTC Magic que lhe dá "corpo."

Ora vejam o vídeo:


Android G2: HTC Magic Hands ON from Gizmodo on Vimeo.

Claro que há ainda alguns pormenores que poderiam ser melhorados - aquele piscanço das teclas em que se carrega, mostrado a "quilometros" da tecla em que se carregou... não me convence. Mas sem dúvida que serão coisas que poderão ser corrigidas de forma bem mais rápida do que o tempo que a Apple tem demorado até implementar coisas tão básicas como o Copy-Paste. ;)

Windows 7 DRM

Lamentos informar-vos, mas parece que qualquer esperança de que o futuro Windows 7 pudesse ser um sistema operativo interessante, estão cada vez mais postas de lado.

Lembram-se dos tempos em que podiam utilizar o computador para fazer o que *vocês* queriam? Com o Window 7 a Microsoft está menos interessada no que vocês querem e mais naquilo que eles (e outros) querem.

  1. Ai de quem tentar alterar um ficheiro .DLL - pois descobrirá que afinal quem manda no PC é o próprio PC, bloqueando-vos o acesso a ficheiros e pastas.

  2. Firewall? Isso é só para alguns... certos programas podem ultrapassar as permissões sem que vos seja pedida qualquer confirmação - e pior ainda, sem qualquer notificação. Permitindo que essas empresas possam a qualquer momento aceder a dados no vosso PC.

  3. Usar o PC para gravar audio através da placa de som? Queriam! Se o sistema operativo detecta que está a ser feito o playback de qualquer som, reduz a qualidade da gravação para evitar "cópias".

Agora pergunto-vos... haverá alguém no seu perfeito juízo que considere sequer *comprar* um sistema operativo assim?
Para mim, nem que mo queiram oferecer!

2009/02/16

Torradeira VHS

Nunca o nome foi tão apropriado. Se ainda têm um videogravador VHS por casa, que tal transformarem-no numa prática torradeira?



Só espero que, ao rebobinar as torradas em alta-velocidade, não atire migalhas para todo o lado! :)

via [Gizmodo]

Android G2 na Vodafone?

Parece que a Europa vai ter direito a "saltar" por cima do Android G1 que tantos queriam, e passar directamente para o Android G2 - o HTC Magic.

Ao que parece, este dispositivo irá ser um exclusivo Vodafone (pelo menos durante os primeiros tempos.)


Preços e tarifário é que continuam a ser desconhecidos - mas esperemos que sejam competitivos... senão... lá se vai o interesse.

Windows Mobile 6.5

Depois de anos a "dormir à sombra da bananeira", eis que finalmente a Microsoft vai remodelar o seu Windows Mobile e torná-lo mais condizente com as necessidade actuais.
(Como foi possível aguentar tantos anos com uma cópia nada adaptada à utilização em dispositivos móveis... não sei - mas nada como uma concorrência galopante que num par de anos tem vindo a ultrapassar tudo e todos, para que rapidamente acordem para a situação.)


O novo Windows Mobile 6.5 será  mais fácil de utilizar, sem necessidade de uma stylus. Infelizmente (e isto é mais um ponto seriamente negativo) *nenhum* dos dispositivos actuais poderá ser actualizado oficialmente para esta nova versão do Windows Mobile - é assim que tratam os clientes...

O novo 6.5 deverá começar a aparecer em novos aparelhos lá para o fim do ano.

Nokia N97

A Nokia acabou de apresentar o N97 - apelidado de "iPhone killer" - mas, será que consegue cumprir o prometido?

As especificações técnicas são impressionantes, incluindo tudo o que se possa imaginar:
LCD de 3.5" com 640 x 360, HSDPA, WiFi, Bluetooth radios, A-GPS, jack 3.5-mm, 32GB de memória interna + microSD (para um total de 48GB de memória máxima), bateria para 1.5 dias em audio, 4.5h em vídeo, câmara de 5 megapixel com gravação de vídeo em qualidade "dvd" a 30fps.



Para os fãs da marca, sem dúvida que este será o telemóvel de referência -
no entanto, acho que poderiam melhorar a interface, a nível de fluidez e estética... com algumas opções a parecerem um bocado "pouco-trabalhadas" (quando comparadas com o interface do iPhone.)

Mas, a concorrência é sempre bem vinda, para impulsionar o avanço dos produtos e evitar que uma única marca possa "empancar" o mercado. :)

2009/02/15

LCDs Vs Plasmas

A guerra dos LCDs vs Plasma não dá tréguas.

Se houve tempo em que os plasmas ofereciam níveis de preto impossíveis de atingir nos LCDs, o que é certo é que estes têm vindo a evoluir a um ritmo que lhes permite enfrentar os seus concorrentes directos sem qualquer receio.

Refiro-me, obviamente, aos LCDs com uma matriz de LEDs que lhes permitem ter um contraste "infinito" para além de uma gama de cores bastante mais alargada. Tecnologia demonstrada há anos pela Brightside, mas que só agora começa a chegar até nós.

Do outro lado, temos que ter atenção às tecnologias utilizadas para "acelerar" os tempos de resposts dos LCDs (particularmente no caso dos monitores para computadores) que muitas vezes causam atrasos e degradam a imagem.

Portanto, embora os LCDs estejam cada vez melhores e mais baratos... é preciso ter atenção no momento da compra. Não se deixem guiar excusivamente pelos "números" anunciados; pesquisem na internet e leiam análises e comparativos feitos por quem tenha experiência e equipamento adequado para saber do que fala.

iPhone - TapSB - 6 Menus em 1

Enquanto a Apple não resolve a questão de quem tem muitas dezenas de Apps instaladas no iPhone (algumas das quais raramente serão utilizadas e bem que poderiam permanecer numa "pasta" ou coisa do género) há programadores que não ficam de braços cruzados.

Vejam este TapSB, brevemente disponível via Cydia (portanto, só para iPhones jailbreakados) que permite fazer zoom out do menu principal, e rapidamente aceder a outra página com um zoom-in - operações semelhantes às usadas no browser Safari do iPhone.


Já era tempo da Apple começar a tratar destas coisas sem quem fosse necessário andar a "piratar" o brinquedo, não?

2009/02/14

Lojas Online... ou coisa parecida

Irritam-me os (demasiados) casos de empresas e entidades que disponibilizam lojas online que aparentemente apenas lá estão para "dizer que se tem uma loja online."

O meu conselho é: tratem as vossas lojas online como sendo algo sério, ou então removam-nas até que o façam!

Já dei comigo a enviar emails a diversas lojas, agradecendo o facto de os seus sites não funcionarem neste ou naquele browser, fazendo com que tivesse que comprar produtos nas lojas da concorrência; mas desta vez a "gota de água" foi algo bem mais simples e aparentemente inócuo.

Estava eu entretido a comprar *bastantes* livros na loja online do Público... e quando vou a tentar finalizar a encomenda sou surpreendido por um: "a operação não pode ser processada, p.f. tente mais tarde."

Ok... ninguém está livre de algum problema no servidor... lá esperei eu até "mais tarde"...

(Mais tarde)

Volto a repetir a encomenda - novamente recebo o mesmo aviso...

(Mais tarde ainda!)

Volto a fazer o mesmo, e novamente sou congratulado com a mesma mensagem!

Bem, por esta altura já estava a ficar ligeiramente farto daquilo e enviei-lhes um email.
(Em abono da verdade, já utilizei por várias vezes a loja online do Público e nunca tive problemas, e sempre que os contactei por email me responderam de forma rápida e eficiente; e desta vez não foi excepção.)

Recebo um email informando-me que o tal erro era devido à quantidade de artigos que eu tinha encomendado, e que se o quisesse fazer teria que "partir" a encomenda em 4 sub-encomendas.

Ora, foi isto aqui que me levou a escrever este post - pois acho inadmissível que seja feito assim.

Em primeiro lugar, se estou a *comprar* algo, deveriam ser eles a gerir como fazem os envios.
No *mínimo* dos mínimos, deveriam apresentar-me uma mensagem bem mais descritiva do que se estava a passar: informando-me que os artigos seriam enviados em remessas diferentes (com ou sem custo acrescido), ou que tal não era permitido, ou que esta encomenda teria que ser levantada na loja, ou qualquer outra mensagem mais apropriada que um "não pode ser processado, tente mais tarde" que me deixaria eternamente a tentar efectuar a encomenda!
Isto assim é estar a gozar com os clientes.

A minha sugestão é: se o objectivo é a satisfação dos clientes, então - por favor - dêem um bocadinho mais de atenção a estes pormenores nas vossas lojas online.

Enquanto tratarem as vossas lojas como "brincadeira"... não esperem ter resultados *a sério* delas.

QNAP TS-809 Pro Turbo NAS

Era mesmo uma coisa destas que eu precisava - ou melhor, duas, para não ficar "pendurado" se uma delas avariasse.

Este QNAP TS-809 Pro Turbo NAS tem oito baías para discos rígidos SATA (permitindo até 16TB de espaço, se usarem discos de 2TB) e hardware a condizer: um CPU Core 2 Duo a 2.4Ghz e 2GB de Ram.

As performances não são nada más com velocidades de 126 e 111 MB/s em leitura/escrita.

O único problema que se adivinha é o mesmo de sempre: o preço - que ainda não foi anunciado mas que será seguramente bastante superior ao que seria desejável.

via [engadget]

ZX Spectrum Emulator - em Javascript!

Ainda ontem brinquei que seria uma questão de tempo até vermos um "Doom" a correr dentro de uma página HTML, e mal sabia eu que já andava por aí um emulador de ZX Spectrum inteiramente feito em Javascript!

Se achavam impossível terem um emulador a correr dentro de uma  página HTML, sem usar Flash ou outro "plugin"... vejam com os vossos próprios olhos o JSSpeccy a funcionar.

E antes de reclamarem de velocidades ou coisas que tais, lembrem-se... é um ZX Spectrum emulado em javascript!

... há-de chegar o dia em que correremos um emulador de PS3 da mesma forma... ;)

Cubo de Rubik Touch

Estes tipos estragam tudo...
Que interesse tem um cubo de Rubik electrónico, se lhe tiram o prazer do "rodar" e desesperar com aquilo?



Bahhh... assim não tem piada nenhuma.

2009/02/13

iPhone faz mais um "Milionário"

Euromilhões? Totoloto?... Bahhh... o que está a dar é criar uma App para o iPhone que seja bem sucedida.

Ethan Nicholas é o mais recente programador a abandonar o seu emprego, depois de ter ganho mais de $600,000 dólares num único mês graças ao seu jogo iShoot para o iPhone.

No dia em que o seu jogo atingiu o 1º lugar na App Store ele ganhou $37,000 dólares... e claro, despediu-se imediatamente!

Com um universo de milhões de potenciais clientes e um custo bastante reduzido (muita gente não se importa de gastar 2 ou 3 dólares num jogo para se divertir por umas horas/dias) está mais que visto que a App Store é uma autêntica mina de ouro à espera de ser explorada...

Basta ter uma boa ideia e saber implementá-la.

(E eu continuo à espera que a Apple lance um SDK que funcionasse - no mínimo - numa máquina virtual... até lá, continuo afastado da programação para o iPhone... oh well, já poderia estar rico por esta altura! :)

Darpa com "Olho" de 1.8 Gigapixeis no Céu

Enquanto muitos de nós temos que sonhar com câmaras de 21 Megapixeis, o exército americano pode dar-se ao luxo de estar um bocadinho à nossa frente.


Esta câmara desenvolvida pela Darpa acoplada a um helicoptero robot não tripulado, permite vigiar dezenas de quilómetros quadrados a uma altitude de 15 mil pés, com uma resolução de 15cm, e mantendo-se no ar durante 20h.
Mais incrivelmente ainda, os seus 1.8 Gigapixels permitem um frame rate de 15fps!

... ora, estão a imaginar o que seria necessário para enviar um fluxo de dados de 1.8Gpixels a 15fps?.. eu também não - e é por isso que os soldados no solo podem optar por criar várias "zonas de interesse", que podem ser seguidas em diferentes janelas de vídeo.
O sistema permite também seguir automaticamente objectos e pessoas... enfim, tudo aquilo que muitas vezes podemos assistir em filmes de ficção.

Quem irá agradecer será Jack Bauer, já que: se ele tem salvo o mundo sem esta coisa, com isto poderá salvar... o UNIVERSO! :)

Mapa-mundo Javascript e caches AJAX

Para quem duvida da capacidade do javascript começar a expandir-se para campos até agora reservados ao Flash/Silverlight e demais plugins, que tal a possibilidade de terem um mapa-mundo desenhado dinamicamente, usando apenas HTML "puro" e Javascript.


Este script dá uso ao novo elemento "Canvas", que - acreditem em mim - daqui por uns tempos permitirá correr jogos tipo "Doom" dentro de uma página HTML sem necessidade de qualquer plugin extra.


No mesmo site, fui dar também com um objecto curioso para quem usa o jQuery e chamadas AJAX.
Trata-se do Tache, um objecto que faz a cache das chamadas AJAX, acelerando a velocidade da página no cliente (e ao mesmo tempo poupando precioso tempo no servidor.)

Fica a informação... pode ser que vos dê jeito. :)

Google Docs Editáveis no iPhone

Não será a experiência mais agradável mas, finalmente, passa a ser possível editar folhas de cálculo do Google Docs a partir do iPhone.



Até aqui apenas era permitido ver os documentos - o que, como se pode compreender, era bastante frustrante. Agora, apesar de não ser muito prático, sempre dá para desenrascar e inserir/alterar valores sempre que tal seja necessário.

Este novo interface está disponível para todos os dispositivos móveis que utilizam browsers baseados no WebKit, como o Android G1 e o Nokia S60.

via [GoogleSystem]

Pintura Virtual 3D - Projection Mapping

Não consigo deixar de ficar surpreendido com o que se consegue fazer com um simples projector. Desta vez, mesmo usando uma tela 2D pintada à mão, os resultados continuam a ser surpreendentes.


AntiVJ - Live Painting: Shackleton from AntiVJ on Vimeo.

Unix Time Stamp 1234567890

Hoje é uma data algo especial ou, no mínimo, curiosa para milhares de programadores por todo o mundo.

Nos sistemas Unix, o tempo é contabilizado contando o número de segundos desde o início da Época Unix, a 1 de Janeiro de 1970. Esta forma de guardar datas e horas permite efectuar cálculos sobre as mesmas de forma simples e eficiente.

E esse número tem vindo constantemente a aumentar, segundo a segundo...

Ora, a curiosidade é que hoje, 13 de Fevereiro de 2009, esse número vai passar pelo: 1234567890

Como poderão verificar no seguinte site:
UNIX TIME STAMP: 1234567890
DATE: 02 / 13 / 09 @ 5:31pm
(Com as devidas variações dependendo do fuso horário onde se encontrarem)

Em Portugal, este momento acontecerá às 23:31:30.

Como disse, é apenas uma curiosidade geek. :)


Mais problemático será quando chegarmos a 19 de Janeiro de 2038, altura em que o contador de 32 bits será insuficiente para contar os segundos que se seguem, provavelmente causando novo pânico à moda do bug do ano 2000.
(Se bem que, por essa altura, é mais que provável que se usem sistemas de 64, 128, ou 256 bits... ;)

2009/02/12

YouTube com Downloads Oficiais

Cá está o início do "negócio" do YouTube. Começa a ser possível descarregar e comprar vídeos do YouTube, quase ao estilo iTunes da Apple.

Se alguns dos vídeos (que por agora são em número bastante reduzido) for a cobrar, o processo encaminha-vos para o Google Checkout.

Eu só espero que, com tantos milhões de utilizadores habituados a conteúdos gratuitos, os conteúdos pagos entendam que têm obrigatoriamente que oferecer "value for money", senão... não adianta queixarem-se de piratarias e outros motivos elaborados...

Senão, as pessoas continuarão a preferir usar outros métodos para descarregar os vídeos do Youtube, como o KickYouTube.

Pioneer abandona Plasmas

Já se suspeitava há algum tempo, mas agora é oficial: a Pioneer vai abandonar completamente o fabrico e comercialização dos seus populares Plasmas.

Certamente que a crescente preocupação energética, que torna mais interessantes a tecnologia LCD mais "poupada" não será alheia a este facto; mas é pena ver esta marca de referência, que produzia alguns dos Plasmas mais cobiçados do mercado, abandonar este segmento.

De forma faseada, até Março de 2010, a Pioneer desaparecerá das prateleiras das lojas que até aqui publicitavam de forma bem vincada, os seus plasmas.

Eee PCs vão Subir 20%? [Rumor]

Anda por aí a circular o rumor de que a Asus se está a preparar para subir os preços dos seus populares Eee PC em cerca de 20%.

Ora... eu não levaria isto muito a sério. É sabido que a Asus por vezes metes os pés pelas mãos; mas aumentar os preços nesta altura seria um autêntico suicídio... (a não ser que toda a concorrência fizesse o mesmo.)

O mais provável é que seja apenas uma jogada de marketing, para causar uma "corrida" aos Eee PCs antes que os preços supostamente subissem.

Portanto, a velha máxima mantém-se: comprem apenas e quando realmente precisarem de um netbook.

GPS News

Lembram-se dos velhos tempos em que, antes de se comprar qualquer aparelho, era quase obrigatório verificar se o chip utilizado era um SiRF? Pois bem, se ainda houvessem dúvidas que esses tempos estavam a chegar ao fim, a partir de agora podem ter a certeza que entramos mesmo noutra era.

Tal como muitas outras funções que anteriormente necessitavam de chips dedicados, também o GPS segue agora o mesmo caminho. Prova disso é que a SiRF foi adquirida pela CSR, uma companhia especializada no fabrico de chips multi-funções.


Mas, isso não significa que a concorrência fique parada: a Epson Infineon acabou de anunciar um novo chip para A-GPS, que mede uns reduzidos 2.8 x 2.9mm, e gastando metade da energia de chips concorrentes.
Não deverá faltar muito até que *todo* o equipamento electrónico tenha capacidade GPS...


Enquanto isso, a Telenav anunciou um programa de navegação Turn-by-turn para o Android. Com um interface 3D todo catita, actualizações via internet, reconhecimento de voz, e muitas outras características interessantes, demonstra que a plataforma Android é mesmo para levar a sério.

... relembro que continuamos a aguardar por algo semelhante para o iPhone - não se compreendendo qual o motivo porque continuam a tardar.

Seguir Conversas no Twitter

Uma das principais críticas dos recém-chegados ao Twitter, é que lhes parece ser praticamente impossível seguir uma conversação com outras pessoas - especialmente se ainda não as seguem.

Ora, esse problema é facilmente resolvido usado a funcionalidade de "mostrar conversação/show conversation" na página de pesquisa do Twitter.

Ao clicarem no "show conversation", poderão ver toda a sequência da conversação de forma simples e prática.

Outra opção é usarem um cliente de Twitter (como o Tweetdeck) que ofereça todas estas (e mais) funcionalidades - mas, fica a informação para quem preferir continuar a usar apenas o Twitter na sua forma mais básica.

2009/02/11

USB Wireless da Samsung

Aos poucos, a promessa de um mundo livre de fios lá se vai aproximando. O tão esperado Wireless USB já foi anunciado há anos... mas parece tardar até chegar até nós a preços acessíveis e com desempenho aceitável.

Talvez agora, com este novo chip da Samsung, que já provou ser bastante competente, atingindo120Mbps de transferência (reais) em vez dos 50Mbps atingidos pelos equipamentos concorrentes, a três metros de distância e gastando apenas 300mW.

Agendado para produção em massa no segundo trimestre deste ano, deveremos começar a ver os primeiros equipamentos que o utilizem chegarem ao mercado poucos meses depois.

2009/02/10

Duplicador de Discos Rígidos

Porque às vezes pode dar jeito duplicar discos sem um computador por perto, eis este duplicador de discos rígidos, de alta velocidade, da Brando.

Atingindo velocidade de até 100MB/s, as transferências entre discos SATA/IDE é feita rapidamente, e com garantia da integridade dos dados copiados

Infelizmente, com um preço daqueles (mais de $400 USD) imagino que a maioria das pessoas prefira comprar um computador - ou dois! - para proceder a estas duplicações.

GPS Fotográfico

Todos sabemos que a geo-localização é cada vez mais importante, e isso aplica-se também às fotografias. Saber não só "quando", mas também *onde* foi tirada uma fotografia torna-se cada vez mais popular, permitindo a integração das fotografias com os serviços geográficos que permitem organizar os albuns não só por temas, mas também por locais.

É por isso que cada vez mais fabricantes de máquinas fotográficas integram como acessório, a tão popular unidade receptora GPS para os seus equipamentos.

Ora... muitos de vocês interrogar-se-ão sobre como é que poderão ligar o tal GPS às vossas máquinas fotográficas.

... a resposta é mais simples e básica do que muitos imaginam: não ligam!

É mesmo verdade... estas unidades GPS são completamente independentes das máquinas fotográficas. O processo utilizado é o seguinte: o módulo GPS vai guardando o percurso feito durante o vosso passeio fotográfico, e posteriormente é feita a correspondência entre o momento em que foi tirada cada fotografia, e a vossa localização nesse instante.
 

Para todos os efeitos, poderão fazer o mesmo com qualquer unidade GPS que já possuam, dispensando o uso de um GPS "extra" exclusivamente para as fotografias.

Não me dei ao trabalho de procurar, mas é bem provável que já exista software gratuito que faça esse trabalho de interligação geo-temporal entre as fotos e uma rota de uma aparelho GPS.