2018/05/07

Notícias do dia

Há uma mensagem a circular que faz encravar Androids; o iOS 11.3 está a deixar alguns iPhone 7 sem microfone; o Xiaomi Mi 7 deve ser apresentado no final deste mês com preços a começar nos €367; como criar um efeito Ambilight no Kodi com Yeelights; Samsung antecipa Galaxy S10 para Janeiro de 2019 para dar espaço para smartphone dobrável em Fevereiro; o espírito das rádios pirata sobrevive no YouTube; e ainda as casas inteligentes mal configuradas que ficam de portas abertas para o mundo.

Antes de passarmos às notícias do dia, relembro que está a decorrer o passatempo da semana, que desta vez te pode valer um kit de chaves de precisão Xiaomi Wiha; e também temos um bilhete duplo para o WordCamp Porto 2018 para oferecer; e ainda um desconto 20% nos bilhetes para o Agile Portugal 2018 usando o código AGILEPT18_PARTNER20_AADM.

iMac da Apple faz 20 anos



É oficial; o Apple iMac passa a ser literalmente uma peça "vintage", pois foi apresentado há precisamente 20 anos. Numa altura em que os PCs ainda eram associados à tradicional imagem dos caixotes acompanhados por monitores, o iMac veio trazer uma imagem mais divertida e colorida dos computadores, e tudo metido dentro do próprio monitor... uma tendência que ainda se mantém nos iMacs actuais... mesmo se o volumoso CRT de outros tempos tenha dado lugar a ecrãs LCDs bem mais esbeltos.

... Faz-nos pensar... para quando algo de novo que venha rejuvenescer o mercado ao ponto de merecer ser lembrado daqui por 20 anos?


Xiaomi expande ofensiva na Europa



Com o mercado norte-americano a estar pouco receptivo às marcas chinesas, a Xiaomi vai optando por reforçar a sua ofensiva na Europa. Depois de ter chegado oficialmente a Espanha, a Xiaomi tem feito parcerias com diversas lojas e operadores, tendo já chegado a Portugal, Reino Unido, e agora preparando a chegada a França e Itália, a 22 e 24 de Maio respectivamente.

Os preços é que, compreensivelmente, não podem ser tão reduzidos quanto os praticados na China (as questões dos impostos e garantias, só por si, já impediriam isso)... mas é sempre positivo ter a marca oficialmente disponível aqui por perto.


O frustrante painel de partilha no Android



Há coisas com as quais se vai convivendo diariamente e se considera tão "normal" que já nem achamos mal, mas nada como "por o dedo na ferida" para nos relembrar que não há justificação para que assim seja. É esse o caso do inconstante painel de partilhas do Android.

Que o painel seja lento a carregar já seria motivo suficiente para que a Google lhe tivesse dedicado atenção há muito; mas pior é quando se constata que mesmo entre apps oficiais da Google o painel pode adoptar formatos ligeiramente diferentes, e que a ordem das partilhas muda ao longo do dia sem qualquer motivo aparente (mesmo quando se tenta "fixar" as apps/serviços com as quais queremos partilhar com mais frequência). Parece que no Android P não teremos grandes alterações a este nível, esperemos que no Android Q do próximo ano isso seja diferente...


Emails auto-destruíveis do Gmail criticados por activistas



Uma das funcionalidades que a Google adicionou ao Gmail é a possibilidade de se definir uma data de validade para um email, a partir do qual deixa de estar acessível, mas vários grupos estão preocupados que isso facilite o encobrimento de casos de corrupção e outros, estando a pedir que essa funcionalidade seja desactivada no caso de contas governamentais, onde a preservação da informação deveria ser assegurada.

É de imaginar que quem se aventure em actividades ilícitas já tivesse um pouco mais de cuidado com os registos digitais que deixa... mas facilitar o acesso a emails que podem desaparecer pode realmente funcionar como um incentivo para que se eliminem todo o tipo de conversas "sensíveis"... nem que seja apenas "por via das dúvidas".

... Talvez não fosse pior também relembrar aos políticos e governantes que também eles têm um prazo de validade, e quem neles votou também poderá facilmente deixar de votar nas eleições seguintes.


Curtas do dia


Resumo da madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)