2018/09/03

Notícias do dia

Espreitamos o lado "negro" da iluminação LED; o popular Chrome faz 10 anos; o Firefox vai bloquear tracking que atrase páginas web; a LEGO construiu Bugatti Chiron funcional à escala real com 1 milhão de peças LEGO Technic; Google Assistant já percebe duas línguas em simultâneo; Xiaomi revela Mi Mix 3 com câmara deslizante; no Canadá assistimos a um Tesla Model S a voar pelos ares e a chocar contra parque de estacionamento; e ainda um conjunto de dicas sobre como conseguir descontos nas lojas online.

Antes de passarmos às notícias de hoje, estamos no último dia para poderem participar no passatempo que vos pode valer um tapete para rato XXL - e aproveito para agradecer a todos os que participaram no passatempo NAS Synology DS218, já temos um vencedor! :)


Chave Titan da Google levanta preocupações por ser fabricada na China



Como era previsível, não demorou muito para que reparassem que as chave de segurança Titan "da Google" são na verdade chaves produzidas pela empresa chinesa Feitian (que também vende as chaves de segurança FIDO sob a sua marca a preço mais simpático). Vários especialistas de segurança, incluindo o responsável pela segurança do Facebook, levantam suspeitas quanto à possibilidade dessa ligação à China poder ser acompanhada do acesso secreto por parte do governo chinês.

A Google diz que o firmware que utiliza garante a integridade das chaves e impossibilita qualquer tipo de acesso indevido; mas se quem levanta estas suspeitas está assim tão preocupado, talvez seja conveniente relembrar-lhes que também os iPhones e praticamente todos os produtos de grande volume da actualidade são produzidas na China...


Canon vai revelar full-frame mirrorless esta semana



Parece estar iminente o lançamento de uma câmara Canon full-frame mirrorless que, como é habitual na internet, já foi revelada antecipadamente por um leak. Esta nova EOS R tem um sensor de 30.3MP de 35mm mas dispensa as partes móveis do espelho das DSLR tradicionais, o que permite que a câmara seja bastante mais compacta. Será acompanhada de quatro novas lentes (35mm f/1.8, 50mm f/1.2, 28-70mm f/2, 24-105mm f/4) e também adaptadores para lentes EOS.

... Tal como a Nikon, também a Canon reconhece finalmente que é este o caminho a seguir, dando razão à Sony, que tem apostado nas mirrorless há vários anos. A revelação oficial da EOS R é esperada para quarta-feira (5 de Setembro).


Samsung promove TVs 8K com montras "8K"



A Samsung vai dar o pontapé de partida nas TVs 8K para o público já no final deste mês, com os seus televisores QLED 8K Q900FN. Para os promover está a a recorrer a um método bastante criativo, criando montras bastante coloridas... com um gigantesco 8K no vidro, que visam deixar intrigado todos os que por elas passem, interrogando-se se estarão a ver a imagem de um televisor 8K ou uma montra real.

Refira-se que estas Q900FN são ecrãs LCD mas usam o mais avançado sistema de backlight com local dimming já utilizado pela Samsung, com mais de 10 mil zonas de iluminação independente que permitem obter um nível de contraste elevado, e com 4000nit de luminosidade máxima de pico.

... Suspeito que o seu preço conseguirá ir para valores também "máximos"...


Google não vai apresentar smartwatches este ano



Quando todos os rumores, e a iminente remodelação do Wear OS, faziam prever que a Google fosse apresentar os seus Pixel Watch a par dos novos Pixel 3, eis que a empresa vem assegurar o contrário: que não irá lançar nenhum smartwatch este ano.

A Google diz que este é um segmento onde não acredita que um único modelo pudesse ser a solução, e que por isso prefere deixar que sejam os seus parceiros a trazerem para o mercado uma crescente variedade de smartwatches para todos os gostos. (Ainda assim, não deixa de soar a uma desculpa: qual seria o problema de lançar um modelo que servisse de referência para este segmento? Para além de que, se lhe aplicassem o preço elevado a que estamos habituados nos Pixel, não iria ser preocupante para os seus parceiros...)


Curtas do dia


Resumo da madrugada




4 comentários:

  1. "Tal como a Nikon, também a Canon reconhece finalmente que é este o caminho a seguir, dando razão à Sony, que tem apostado nas mirrorless há vários anos. "

    Na realidade estão ambas a dar razão à Panasonic que foi quem introduziu mirrorless no mercado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E a Panasonic terá que dar razão à Epson... :)
      https://en.wikipedia.org/wiki/Mirrorless_interchangeable-lens_camera#History

      Sim, é certo que a Panasonic apostou em força no sistema Micro Four Thirds, que muito contribuiu para as mirrorless, mas referia-me à Sony a nível de competir directamente com as DSLR com sensores full-frame.

      Eliminar
  2. Ao contrário do que é costume, aqui existe alternativa à chinesa Feitian que produz as chaves de segurança Titan vendidas pela Google... a alternativa óbvia é a Yubico que têm fábrica na Suécia e nos Estados Unidos da América.
    Dito isto o maior problema da Yubico é que não têm nenhum produto concorrente que permita autenticação via USB/Bluetooth/NFC tudo usando um só dispositivo mas a Feitian têm e deve ter sido por isso que a Google preferiu a Feitian, porque desta forma os clientes com um único autenticador entra através de qualquer dispositivo.

    ResponderEliminar
  3. Off topic
    Isto do phishing é f****o.
    Até um funcionário da Kaspersky que lida com isso todos os dias foi apanhado. Quando estamos a analisar friamente um acontecimento é uma coisa, quando nos diz diretamente respeito e entramos em pânico é outra.

    https://www.dn.pt/dinheiro/interior/detetada-nova-tecnica-para-roubar-iphones-9799272.html

    ResponderEliminar