2018/09/17

Notícias do dia

Hoje é dia em que chega o iOS 12 (e tvOS 12 e watchOS 5), mas também o dia em que a ANACOM acusa operadoras de escolherem a pior solução para o zero-rating; Portugal fica sem dual-SIM nos iPhones XS (e os operadores não parecem estar com pressa para lhe darem uso); um Galaxy Note 9 explosivo reacende os receios das baterias do Note 7; iPhones em risco de reiniciarem via bug de CSS; Weather Channel utiliza o Unreal Engine para visualizações meteorológicas impressionantes (e outras não tão impressionantes); iPhone XR antecipa fim do 3D Touch; e ainda a Bach-acada da Sony nos direitos de autor.

Antes de passarmos às notícias de hoje, não se esqueçam que ainda estão a tempo de ganhar uma smart bracelet 115Plus no nosso passatempo do gadget da semana.

AirPower desaparece devido a problemas de aquecimento



A Apple eliminou as referências à base de carregamento wireless AirPower do seu site e agora surgem novas informações sobre os motivos para tal. Ao que parece, a Apple não está a ser capaz de resolver alguns problemas técnicos referentes à utilização de mais de 20 bobines para acomodar o carregamento em "qualquer posição", e que faz com que a base aqueça excessivamente para além de causar interferências que impedem a comunicação com os equipamentos a serem recarregados.

São problemas que alguns engenheiros da Apple já tinham referido logo desde o início, mas que não impediram que a Apple tivesse anunciado o produto publicamente, optando por depositar a confiança na equipa que dizia que seria capaz de os resolver. Infelizmente, parece que o problema não irá ter solução... (Nesta altura penso que seria mais produtivo simplesmente lançaram uma base AirPower com locais específicos para o carregamento de um iPhone, Apple Watch e caixa dos AirPods... e ficava o assunto arrumado.)


Alemanha aposta em comboios híbridos com baterias



Quando se pensa em comboios podemos assumir que se trata do meio de transporte eléctrico por excelência, mas nem sempre é o caso. Na Alemanha 40% da sua rede ferroviária não está electrificada, sendo necessário usar locomotivas diesel. Algo que o estado germânico quer alterar adoptando comboios híbridos, que tal como os automóveis, contam com baterias que lhes permitem circular electricamente sem dependerem das catenárias.

Curiosamente, esta ideia dos comboios híbridos não é propriamente novidade... sendo que já exisitam há mais de meio século atrás.


Linus Torvalds pede desculpa por mau-comportamento e vai procurar ajuda



Linus Torvalds é mundialmente conhecido por ser o criador do Linux (entre outras coisas), mas é também conhecido pelo seu comportamento peculiar, que muitas vezes resulta em violentas discussões - que por vezes resultam no afastamento de pessoas que muito poderiam contribuir para o projecto.

Após três décadas, Linus vem admitir publicamente que tem dificuldade em interpretar as emoções e sentimentos das pessoas, e pede desculpa pelo seu comportamento, prometendo procurar formas de melhor aprender e lidar com os outros de uma forma socialmente mais aceitável.


Califórnia quer lançar o seu próprio satélite para monitorizar poluição e alterações climáticas



A Califórnia está a revelar-se uma grande dor de cabeça para a actual administração dos EUA, lutando continuamente para manter as suas apertadas leis de redução das emissões poluentes (que a Casa Branca de Trump tem estado a afrouxar, promovendo uma nova adopção de fontes de energia poluentes) - e agora, perante a perspectiva de que vários programas de monitorização do clima da NASA possam vir a ser cancelados, avança com a intenção de colocar o seu próprio satélite no espaço.

... Com sorte até conseguem que a SpaceX trate do lançamento gratuitamente, usando um dos seus Falcon 9 reciclados...


Apple não apagou filmes de Apple TV de utilizador



Recentemente surgiu um caso de um utilizador que estava a acusar a Apple de lhe ter eliminado filmes que tinha comprado na sua Apple TV, mas a situação já foi esclarecida e a culpa é, sem grandes surpresas, do nosso "querido" DRM e conteúdos com copyrights geográficos. Os conteúdos em questão desapareceram porque se tratava de um utilizador australiano que se mudou para o Canadá, e ao actualizar a região da sua conta, deixou de ter acesso a alguns dos filmes que tinha comprado na Austrália - situação que vem indicada expressamente nas condições de utilização.

Quanto muito, serve para nos relembrar que quando compramos conteúdos digitais, eles nunca são verdadeiramente nossos (a não ser que sejam livres de DRM) melhor sendo equiparados a uma licença que vai funcionando... até deixar de funcionar (quer seja por mudança de plataforma, ou por encerramento do serviço que disponibilizava o conteúdo, etc. etc.)


Curtas do dia


Resumo da madrugada





1 comentário:

  1. Os comboios a Diesel são por norma Hibridos. Aqui a diferença é terem baterias.

    ResponderEliminar