2018/11/19

Notícias do dia

iPad Pro da Apple dobra com facilidade; secção deslizante do Mi Mix 3 resiste a 600 mil actuações sem problemas; Pixel 3 Lite mais económico pode chegar em breve e mantém ficha de headphones; Samsung One UI vai limitar temas gratuitos a 14 dias; SpaceX autorizada a colocar 12 mil satélites Starlink em órbita; o quilograma abandona peso padrão e passa a ter definição científica; Microsoft descaiu-se e injectou publicidade na app Mail do Windows 10; Tesla Model 3 com dificuldade em enfrentar baixas temperaturas; Apple apela à nostalgia no iOS - relembra utilizadores de tudo o que já não podem ter.

Antes de passarmos às notícias de hoje, relembro que está quase a terminar a oferta de exemplares do livro "Programação em Python" da FCA que foi o escolhido para o passatempo desta semana. Não deixem de participar.

Mojo Vision quer reduzir óculos de realidade aumentada a lentes de contacto



Embora ainda esteja longe de ser o que se deseja para a realidade aumentada, os óculos da Magic Leap serão aqueles que mais se aproximam desse objectivo - mas a Mojo Vision tem ambições de os tornar obsoletos nos próximos anos, procurando criar as primeiras lentes de contacto de realidade aumentada.

Claro que vai uma grande distância entre o "querer" e o "fazer", e será pouco provável que se veja algum produto minimamente próximo deste objectivo durante os próximos dez anos; mas... para que se chegue a esse ponto é preciso que alguém invista o tempo (e dinheiro) necessários para dar todos os pequenos passos, que eventualmente nos façam chegar lá.


Skype chega aos Echo e Alexa


Enquanto vai perdendo utilizadores nas camadas mais jovens, o Skype esforça-se por continuar acessível de forma mais conveniente, e isso passa por ficar disponível também nos Echo da Amazon. Falta saber se isto será suficiente para que se mantenha relevante face às restantes alternativas de comunicação (por mensagem, voz e vídeo).

... E bem a propósito, já estaria na altura da Amazon desbloquear a compra de dispositivos Echo aqui ao lado na Amazon Espanha. Já sabemos que não podemos falar com eles em Português, mas isso não serve de desculpa para que se tenha que fazer "acrobacias" para os conseguirmos fazer chegar a Portugal.


Smartphone e portátil da empresa afectam negativamente a vida pessoal



Quase metade dos inquiridos portugueses considera que os dispositivos profissionais influenciam negativamente a sua vida pessoal. Esta é uma das conclusões do estudo Work Life Balance da Michael Page, realizado em 13 países da Europa, que avalia o impacto que os equipamentos fornecidos pelas empresas têm na vida pessoal dos seus colaboradores.

Em Portugal, 78% dos trabalhadores têm um dispositivo de trabalho remoto (telemóvel ou portátil), sendo o terceiro país que mais disponibiliza telemóvel aos seus colaboradores, a seguir à Alemanha e Espanha. Desses, 47% consideram que o impacto destes equipamentos no seu estilo de vida é negativo. A Alemanha é o país mais insatisfeito, com 57%, já a Itália vê este aspecto como sendo positivo (36%).

Em relação ao trabalho remoto, uma tendência cada vez mais frequente na Europa, 59% dos inquiridos portugueses têm essa possibilidade nas suas empresas. Entre os que usufruem do trabalho remoto, 51% encaram esta flexibilidade como positiva para o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Já quando analisamos os 30% que vêem este tipo de trabalho como negativo, e comparando com o resto da Europa, somos os mais insatisfeitos, a seguir a Espanha (36%)


Tim Cook acha inevitável legislação sobre gigantes tecnológicos



Perante os atropelos sucessivos de plataformas como o Facebook, Tim Cook acha que será inevitável que Washington implemente regras mais apertadas de sobre os gigantes tecnológicos. Isto numa altura em que se vai demonstrado o verdadeiro poder da informação que tem sido recolhida sobre todo e cada utilizador.

Por outro lado, Tim Cook defende a parceria da Apple com a Google, dizendo que a Google continua a disponibilizar o melhor motor de pesquisa da actualidade, e que isso continua a ser de interesse para todos os utilizadores Apple (e os "biliões" que a Google paga anualmente por isso, também serão bem vindos, digo eu.)


Curtas do dia


Resumo da madrugada





Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)