2019/06/17

Notícias do dia

App id.gov.pt dá acesso aos documentos digitais - mas não os dispensa segundo a PSP; protector de ecrã confirma iPhone 11 com câmara tripla; vídeo mostra robot abusado a revoltar-se contra mestres humanos; Samsung recomenda correr anti-vírus nas suas Smart TVs regularmente; streaming de jogos vai por limites de dados à prova; Sentry Mode da Tesla apanha homem a desapertar jantes de um Model 3; Xiaomi encerra MIUI beta e enfurece os fãs; astrónomos acreditam ter encontrado módulo lunar da Apollo 10; excesso de plataformas de streaming promove a pirataria; e 26% dos norte-americanos mais pobres já só acedem à internet via smartphone.

Antes de passarmos às notícias do dia, certifica-te que participas no passatempo gadget da semana que desta vez tem para oferecer uns powercube multiplicadores de tomadas.

Huawei prepara-se para redução de 40-60% nas vendas de smartphones



Depois dos bons resultados obtidos nos últimos anos, na sua missão de ascender à primeira posição na lista dos fabricantes de smartphones, a Huawei vê o seu objectivo adiado devido à decisão de Trump colocar a empresa na lista negra. A Huawei não tem ilusões e estima que devido a isto irá ter uma quebra de 40-60% nas vendas nos mercados internacionais

Obviamente, esta redução não irá afectar apenas a Huawei, com a Broadcom a anunciar que devido a isto também já antecipa uma redução de 2 mil milhões de dólares nas suas receitas (só a Huawei era responsável por quase metade desse valor), assim como outros fabricantes de componentes usados nos smartphones. Um efeito em cascata que será difícil de prever onde irá parar.



Instagram prepara recuperação de contas roubadas mais fácil



O Facebook quer reduzir as frustrações com o roubo de contas no Instagram e está a implementar um novo sistema de recuperação de contas simplificado. Em vez de obrigar a contactar o suporte técnico, o processo será feito através da própria app, perguntando informação adicional (como endereço de email original), com o envio de informação de recuperação da conta para o contacto à escolha. O sistema bloqueia também a alteração do nome de utilizador no caso de alguma alteração na conta, para que o nome não possa ser imediatamente transferido para outro utilizador.

O objectivo é permitir que os utilizadores originais consigam recuperar a sua conta mesmo que um atacante tenha mudado os emails / telefones de contacto... Mas não sei até que ponto conseguirá ser eficiente no caso dos atacantes se terem apoderado também da conta de email associada ao serviço. Veremos...


Fotos do 11 de Setembro perdidas por estarem em CD-Rs



Já temos alertado para o facto dos CDs graváveis - que noutros tempos eram o método principal para guardar grandes quantidades de informação - não durarem para sempre. E desta vez temos mais um episódio que o relembra. Uma pessoa que se dedica à preservação da informação digital recebeu um lote de milhares de fotos captadas no "ground zero" após os ataques de 11 de Setembro nos EUA. O problema é que as fotos tinham sido guardadas em CDs e, passados todos estes anos, já estavam a desintegrar-se - o que impediu a recuperação de todas as fotos.

Se por acaso ainda guardam dezenas ou centenas de CDs graváveis dos tempos em que se comprava disso "aos pacotes"... talvez seja boa ideia irem espreitá-los, para ver se não estão simplesmente a ocupar espaço com algo completamente inutilizável.


Samsung patenteia smartphone com ecrã extensível de enrolar



Embora a estreia da Samsung nos ecrãs dobráveis não esteja a correr muito bem (o lançamento do Galaxy Fold, cancelado à última hora, poderá ficar adiado para depois da chegada do Galaxy Note 10) isso não impede a marca de se ir preparando para o futuro. Depois dos smartphones dobráveis, a Samsung imagina os smartphones extensíveis com ecrã de enrolar.

O conceito em si é interessante, mas o elemento crítico - como ficou demonstrado com o Galaxy Fold - será a robustez das partes móveis e resistência aos ambientes reais, com pó, sujidade, etc. Se estes ecrã ficarem riscados ou furados assim que um grão de pó entrar lá para dentro e for "enrolado" com o ecrã... é melhor preverem o adiamento do lançamento desde já.


Curtas do dia


Resumo da madrugada




2 comentários:

  1. tens aqui um erro carlos, "a Huawei vê o seu objectivo adiado devido à decisão de Trumo colocar a empresa na lista negra."
    se bem que pela pessoa em questão bem que podias deixar ficar assim :)

    ResponderEliminar