2019/11/04

Notícias do dia

A Web Summit 2019 arranca hoje em Lisboa; o serviço de streaming Apple TV+ já está disponível mas com muito poucos conteúdos; mais um teste do Tesla Model S vs Porsche Taycan; jovens passam o dobro do tempo no YouTube; AT&T lança planos ilimitados... com limites; Espanha vai espiar localização de todos os telemóveis durante 4 dias; jovem de 14 anos usa projector para tornar pilar A dos automóveis "transparente"; iOS 13.2 está a matar apps em memória de forma mais agressiva; Malware Xhelper para Android resiste a resets de fábrica; e cidade utópica da Google seria um pesadelo para a privacidade dos cidadãos.

Antes de passarmos às notícias de hoje, está a terminar o passatempo gadget da semana que está a dar uma pen USB Xiaomi com 64GB; e sendo início do mês, é também a altura ideal para considerares a adesão ao Clube AadM+ com prendas mensais exclusivas.

As complexidades dos táxi 100% autónomos da Waymo



A Waymo está a começar timidamente o serviço de táxis 100% autónomo, em zonas bem delimitadas, e embora seja surpreendente ver que já se chegou a um ponto em que a Google acha ser confiável colocar pessoas num carro sem qualquer condutor humano de prevenção - simultaneamente não se podem evitar as preocupações quanto às promessas de Elon Musk que os Teslas serão capazes de fazer o mesmo "em breve".

Viajar num carro sem condutor é uma experiência "surreal", que transpõe para a realidade aquilo que só se imaginaria ver em filmes de ficção científica. Mas para se chegar a este ponto, foram precisos muitos, muitos anos - mais do que as previsões optimistas indicavam. E, estamos a falar de veículos adaptados para o efeito, com toda a panóplia de sensores adicionais. Continua a ser difícil imaginar que a Tesla avance, em tempo útil, com a ideia de se poder colocar os carros a "trabalhar" de forma autónoma em vez de ficarem estacionados. Mas, por agora, aguardamos para ver que tal se concretiza a promessa de condução "autónoma" prometida até ao final do ano.


MS Edge afasta-se do IE com novo logotipo


A Microsoft quer distanciar-se das memórias do Internet Explorer, e para isso renovou o logotipo do seu novo browser Edge de modo a apagar as ligações ao passado. Até agora, o Edge mantinha um logotipo inspirado no Internet Explorer, o que ia fazendo cada vez menos sentido - até pelo pormenor técnico de que a MS passou a usar o Chromium como "motor" do seu browser (versão que chegará ao público a 15 de Janeiro).

[o logotipo do Internet Explorer e o do Edge como era até ao momento]

O novo logotipo continua a apresentar-nos um "e", mas agora de forma ainda mais estilizada e, quando muito, até podendo considerar-se que vai buscar certas inspirações ao mais recente logotipo do Firefox, no sentido de nos dar a ideia de "rodopiar".


Xiaomi de 108MP disponível a 6 de Novembro



A curiosidade é muita sobre o novo Xiaomi CC9 Pro com câmara de 108MP - e que no ocidente deverá tornar-se no Mi Note 10. Mas já temos lojas a garantir a sua disponibilidade no dia a seguir à sua apresentação oficial. Ou seja, os interessados poderão investir num CC9 Pro já no dia 6.

O único problema é que por agora ainda não há qualquer indicação quanto ao preço, sendo apenas prometido um "preço especial" para os que marcarem ter interesse no produto; assim como a oferta de um entre os que o fizerem. Seguramente que amanhã, depois da apresentação oficial, já saberemos qual será o preço. Para referência, o Redmi Note 8, embora num segmento diferente, está actualmente nos 180 euros a 208 euros.


Internet Archive facilita verificação de citações na Wikipedia



O Internet Archive está a dar uma importante ajuda à Wikipedia, permitindo o acesso automático aos livros referenciados como citações nas suas páginas. Desde que as citações façam referência ao número da página, e se trate de um livro que esteja armazenado no seu vasto arquivo de conteúdos, os utilizadores poderão ver as respectivas páginas - ou até pedir o livro emprestado para o poderem ler na íntegra (mas por tempo limitado).

É o que se pode chamar de "casamento ideal", e que reforça a importância do trabalho feito por estes dois projectos em preservar e disponibilizar informação e conhecimento. Se ainda não o fizeram, é sempre uma boa altura para considerarem um pequeno donativo a qualquer um deles (ou a ambos, de preferência).


Curtas do dia


Resumo da madrugada





Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)