2021/06/14

Notícias do dia

Nvidia abandona drivers para Windows 7 e 8 este Verão; iOS 15 reforça privacidade nos emails; Aptera mostra o seu carro eléctrico de 1600 km; Tesla lança novo Model S Plaid; viagem ao espaço com Jeff Bezos fica por 28 milhões de dólares; ransomware Avaddon divulga chaves de descodificação; Google usa AI para criar chips melhor organizados; Gearbest em falência; e rede "anónima" para criminosos era afinal gerida pelo FBI.

Antes de passarmos às notícias, temos novos passatempo gadget da semana, que te pode valer um mini-leitor MP3 BT. Participa e partilha.

Fabricantes já testam sucessor do Snapdragon 888

Vários fabricantes já estão a testar o novo SM8450 da Qualcomm, o sucessor do popular Snapdragon 888, e que promete melhorias substanciais no desempenho e eficiência, superando o salto evolutivo que se teve do SD865 para o SD888. Este novo chip vem com um modem X65 5G integrado, resolvendo um dos principais "problemas" do 888, e vai estrear a arquitectura ARMv9 nos chips da Qualcomm. Será também um dos primeiros chips a ser produzido com um processo de 4nm.

Tendo em conta a forte aposta que a Apple tem feito nos (seus) chips ARM, será bom que do lado da "concorrência" se tenham chips que possam acompanhar a evolução, resultando em produtos cada vez melhores para os utilizadores.


Android 12 beta 2 pode apresentar a duração da chamada na barra de notificações

Acompanhando as tendências, de que muitas vezes se usa o smartphone para outras coisas durante uma chamada, a Google está a testar uma alteração interessante no seu Android 12 beta 2, que permite que as apps apresentem a duração da chamada na barra das notificações.

Normalmente, quando se sai da app do telefone, é apresentada a notificação de uma chamada em curso, mas só se conseguindo ver a sua duração se voltarmos à app do telefone. Com esta alteração, será imediatamente visível saber se a chamada está a demorar mais do que seria desejado, independentemente do que se estiver a fazer no smartphone. Resta esperar que a funcionalidade não se limite apenas à app do telefone, mas possa também ser utilizada em qualquer outra app de conversação (Zoom, Google Meet, etc.)


Google+ continua a atormentar a Google (e utilizadores)

A Google pode já ter desistido do Google+ há mais de um ano, mas o seu impacto ainda se faz sentir de forma adversa. Quem procurar por estabelecimentos próximos na app Google Phone ainda vai ser redireccionado para as páginas Google+ desses estabelecimentos, que se limitam a levar os utilizadores para uma página que indica que o Google+ já não existe.

Mesmo tendo em consideração que não será fácil lidar com a actualização de milhões de locais, este foi um problema criado pela Google, e que lhe ficaria bem ser ela a resolver. E afinal, uma vez que na app Google search os resultados direccionam os utilizadores para as páginas pretendidas, seria apenas uma questão de fazer o mesmo também na app Google Phone.


Bug no Google search faz desaparecer resultados

E continuando a falar de coisas que a Google deveria corrigir, parece estar a circular um bug que faz com que não apareçam quaisquer resultados quando se faz uma pesquisa na app Google Search. Um bug estranho mas que várias pessoas confirmam existir, algumas delas dizendo que as afecta há vários meses.

Quanto tal acontece é necessário forçar o encerramento da app da Google e voltar a tentar, mas faz-nos relembrar que hoje dia parecemos ser todos tratados como beta testers de produtos iacabados que por vezes nem conseguem fazer as funções principais daquilo que deveriam fazer.


Curtas do dia


Resumo da madrugada








Curiosidade do dia: O ransomware pode parecer uma praga actual, mas o primeiro ransomware remonta a 1989. O AIDS Trojan / PC Cyborg foi criado por Joseph L. Popp, sendo conhecido como o "pai do ransomware".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)