2014/07/28

Notícias do Dia

Rapaz encontra "fantasma" do pai em jogo da Xbox; novas baterias de lítio prometem 2-4x mais capacidade que as actuais; o Google recompensa-te com 1 milhão se inventares um inversor compacto; super-carro eléctrico troca hidrogénio por água salgada; um pequeno módulo CloudBit que te deixa ligar qualquer coisa à cloud; hackers mostram como fazer dinheiro à custa das clouds gratuitas; e o nosso planeta escapou por pouco a uma mega-erupção solar em 2012.

Devido a problemas técnicos, a pergunta do nosso passatempo semanal não foi alterada ontem pelo que têm hoje até ao final do dia para responder à última pergunta. E agora, seguem-se as notícias do dia:


Fortuna das apps pertence a apenas 2% dos developers


A ideia de se ficar milionário à custa de uma app é um sonho que pode ser comparado com o da "corrida ao ouro" de outros séculos. Mas a realidade rapidamente coloca água na fervura... é que embora existam aqueles casos excepcionais de sucesso, a verdade é que apenas 2% dos developers absorvem a maioria dos lucros. Portanto, se a vossa app não fizer dinheiro, ou render apenas valores reduzidos... não é "culpa" vossa, fazem apenas parte das dezenas de milhares de developers que enfrenta idêntica situação.


Máquina que faz camadas de vidro Safira ultra-finas

A produção de vidro Safira é bastante mais dispendiosa que a de vidro normal, mas há uma máquina que é capaz de produzir fatias ultra finas de vidro Safira de forma bastante mais eficiente e económica - e que provavelmente poderá ser a máquina que a Apple estará a usar para os seus próximos ecrãs.

Em vez de serrar fatias de vidro que depois têm que ser polidas, esta máquina injecta átomos de hidrogénio que depois são usados para "fracturar" camadas ultra finas de Safira, reduzindo o desperdício e tornando o processo bastante mais económico.




Piratas tiveram medo de partilhar Expendables 3


Expendables 3 só têm estreia marcada para Agosto, mas isso não impede que uma cópia com qualidade DVD já circule pela net. O mais caricato é que a cópia parecia já estar disponível há algum tempo, mas vários grupos pirata tiveram medo de serem eles a lançar o filme cá para fora devido à perseguição que previsivelmente cairia sobre eles.

Se são apreciadores deste tipo de filmes, a minha recomendação continua a ser a mesma: não deixem de dar um salto ao cinema (mesmo isso significando ter que suportar os preços elevados dos bilhetes e potencialmente alguém ao vosso lado que passa o filme todo a enviar SMS no telemóvel ou a "chocalhar" o balde das pipocas...)


Sinais WiFi visualizados


Se dão uso a equipamentos WiFi será quase inevitável já terem passado por algumas situações "frustrantes", como locais onde inexplicavelmente o sinal é fraco ou inexistente. Nessa altura quase sempre desejávamos poder "ver" o que se passa, e é precisamente isso que foi feito por este projecto Digital Ethereal, que recorrendo a técnicas de light painting em conjunto com um detector de intensidade do sinal wifi permite visualizar no espaço 3D a força destas ondas de rádio.


Dia sem IVA no Media Markt


Se andam para comprar algo que esteja à venda no Media Markt, amanhã (dia 29) têm campanha "Dia sem IVA", o que sempre torna os preços bastante mais agradáveis. Pelo que é dito no cartaz da campanha, trata-se de desconto directo em todos os artigos, mas imagino que, se se aplicar a coisas como iPads e MacBooks, o melhor será irem acampar para a porta desde já, pois devem "evaporar-se" num instante.

Por outro lado... olhem só o desconto que isto representa num ecrã de 85" Ultra HD! ;)


Curtas do Dia

Resumo da Madrugada




4 comentários:

  1. Sim, amanhã na Media Markt é em tudo mesmo... Resta saber se não premeditam as vendas conforme o que mais interessa vender. Certo é que muito stock de diverso material desaparece na véspera...

    Quanto aos artigos da Apple acho piada, de facto não dá para entender quando certas lojas lançam campanhas ``excepto marca Apple``, como se fosse algo superior o suficiente para não poder ser vendido em campanhas... E pelos vistos não é por imposição da marca que isso acontece...
    Certo é que a marca lucra com essa jogada, sobretudo na venda de Iphone`s por status social... mas isso passa-me ao lado. Já a Apple continua de parabéns pela sua estratégia de marketing `barato` e funcional... :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que poderá ter a ver unicamente com a questão das margens de lucro, e na Apple a margem não ser suficiente para contemplar tal desconto (não faço ideia, estou apenas a atirar essa possibilidade para o ar.)

      Eliminar
  2. Atenção que sem IVA não quer dizer 23% de desconto, ainda esta semana tive quase uma hora a explicar a uma pessoa que não o estavam a enganar pois essa pessoa quando chegou a casa verificou que o desconto era de 18,7% e não 23% e mesmo assim não ficou convencida. Isto acontece porque a base de desconto é o preço sem IVA. A título de exemplo parvo. Imaginam que o IVA era de 100%. Um produto que custa-se sem IVA 200 € iria custar 400€. Se o desconto fosse de 100% ficava grátis.

    Assim a conta que se deve fazer é valor com IVA dividir por 1,23.

    ResponderEliminar
  3. Correto, se se multiplica por 1,23 para obter o PVP c/ IVA, agora divide-se por 1,23.

    ... escrito de uma fila interminável para pagar.

    ResponderEliminar