2019/01/14

Notícias do dia

DontKillMyApp revela fabricantes que mais restringem processos em background no Android; Elon Musk mostra Starship completa; TVs Hisense ULED XD usam dois painéis LCDs para competir com OLEDs; Amazon Dash considerado ilegal na Alemanha; DJI recomenda cautela na culpabilização dos drones nos incidentes nos aeroportos; uma Millennium Falcon em blocos por apenas 37 euros; Elon Musk insinua Tesla Roadster voador; Valeo Xtravue torna atrelados invisíveis; França quer "sabotar" Netflix com plataforma de streaming nacional; e ainda a importante questão sobre se a Huawei irá bloquear launchers alternativos no EMUI 9 internacional.

Antes de passarmos às notícias de hoje, estamos no últimos dia para participarem no passatempo do gadget da semana, onde estamos a oferecer uma fita LED com activação por gestos.

Próximo iPhone com design inspirado no iPad?



Depois de ter mantido o design estreado no iPhone X nos modelos deste ano, é agora tempo da Apple voltar a fazer alterações para os modelos deste ano - e há quem vá pedindo que os próximos modelos sigam as linhas utilizadas nos mais recentes iPad Pro; e que na prática seriam um regresso aos muito bem recebidos iPhones da série 5, 5S e SE.

Um design que troca as laterais arredondadas por superfícies planas, e que resultaria bastante bem (esteticamente) quando combinado com um ecrã full-screen. Daqui por mais alguns meses deverão começar a surgir os primeiros leaks quanto ao design da nova geração de iPhones... e já ficaremos a saber quais as opções da Apple.


LIDARs poderão por câmaras em risco?



Um visitando do CES ficou horrorizado ao ver a sua câmara Sony de $2000 ficar com o sensor permanentemente danificado, atribuindo a culpa a um LIDAR da AEye. As fotos tiradas a partir daquele momento exibiam sempre o mesmo padrão de pontos e riscos luminosos.

Embora a AEye se tenha prontificado a rectificar a situação, e reconhecendo que mesmo com potências seguras para não danificar os olhos, os lasers podem potencialmente danificar sensores em câmaras, levanta-se a questão de como poderão ficar as coisas se assumirmos milhares de veículos com LIDARs a percorrer as estradas. É que não só nos arriscamos a poder ficar com uma câmara inutilizada apenas por estar a tirar fotos ao livre... como se corre o risco de uns LIDARs poderem potencialmente estragar os sensores de LIDARs montados noutros veículos.


Byton mostra ecrã ultra-panorâmico de 1.2 metros para automóveis



A Byton quer-se fazer notar no segmento dos automóveis eléctricos, e para isso aposta num incomum e impressionante ecrã ultra-panorâmico de 48" que ocupa lugar de destaque no painel de instrumentos.

Não me parece que, funcionalmente, traga qualquer vantagem face à utilização de múltiplos ecrãs separados... mas que é capaz de atrair as atenções, quanto a isso não há dúvidas. Para ser mais mediático, só se fosse um ecrã de enrolar que se fosse desenrolando de dentro da consola, e que pudesse cobrir o ecrã completo para nos deixar ver um filme com o carro parado (e servir como pára-sol quando estacionado. :)


Ransomware Ryuk pode espiar durante um ano antes de atacar



Estar num novo ano não nos liberta das ameaças dos anos anteriores, e há um novo ransomware que está a causar grandes dores de cabeça. O Ryuk aposta numa táctica bem diferente da habitual: em vez de tentar infectar tudo e todos, o Ryuk passa despercebido e sem causar qualquer dano na maioria das máquinas infectadas. Os seus criadores utilizam a suas capacidades apenas para espiar, coisa que podem fazer durante vários meses ou até mesmo um ano, e só atacam alvos específicos.

As vítimas são empresas que tenham capacidade para pagar chorudos resgates, e que são atacadas precisamente no seu ponto mais crítico, descoberto através do trabalho de espionagem que foi levado a cabo. A táctica parece estar a funcionar tendo rendido 52 pagamentos feitos desde Agosto, totalizando mais de 4 milhões de dólares!


Promoções


Curtas do dia


Resumo da madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)