2019/09/23

Notícias do dia

Huawei Mate 30 vai manter bootloader bloqueado; Galaxy Fold risca com facilidade mas resiste a dobragens; teste de quedas mostra que iPhone 11 Pro e Note 10+ não são para deixar cair; Tesla confirma tempo de 7:20 no Nürburgring; Xiaomi Mi Mix Alpha virá com mais de 100% de ecrã; SpaceX mostra compilação dos testes da Crew Dragon; Pocket Casts angustiou utilizadores vitalícios - mas acabou por fazer o correcto; a deliberação de um tribunal francês que diz que jogos do steam podem ser revendidos pelos utilizadores; e ainda como se pode configurar o Gmail para enviar email em caso de morte dos utilizadores.

Antes de passarmos às notícias do dia temos um novo passatempo gadget da semana, que te pode valer um smartwatch Bilikay SN58; também temos alguns livros da FCA para dar; e o nosso meeting mensal é já este sábado.

Facebook remove "dezenas de milhares" de apps que também abusavam dos dados



Finalmente revelando a verdadeira dimensão do problema (e que, mais que um "problema", é algo intrínseco à própria plataforma) o Facebook revelou ter suspendido dezenas de milhares de apps, ligadas a mais de 400 developers, e que estariam a fazer o mesmo tipo de acesso abusivo aos dados ao estilo do caso Cambridge Analytica.

A situação vem demonstrar que a preocupação com os dados / privacidade dos utilizadores não era, de todo, a sua preocupação principal. E que o caso Cambridge Analytica era apenas um entre muitas centenas / milhares que poderiam ter sido utilizados para demonstrar os abusos que eram cometidos.


Cloudflare lança modo anti-bots para os fazer gastar mais dinheiro



A Cloudflare disponibiliza um novo "Bot Fight mode", destinado a complicar a vida aos bots que passam a vida a espiar sites concorrentes, que adiciona conteúdos invisíveis para os leitores mas que obrigam os bots a processamento complexo adicional, resultando em maiores custos para quem os opera.

Sabendo que isso irá resultar em desperdício de energia e potencialmente contribuir para o aumento de emissões, a Cloudflare compromete-se também a plantar 25 árvores por cada bot "baralhado" pelo seu sistema, dessa forma procurando compensar esse efeito indesejado.


CNPD decide não aplicar 9 artigos do RGPD



O RGPD continua a estar longe de ser uma matéria pacífica, agora com a recusa da CNPD (Comissão Nacional de Protecção de Dados) em aplicar nove artigos do regulamento, dizendo que geram interpretações erróneas ou violam o espírito do texto, ou a própria constituição portuguesa. Entre eles estão a definição dos valores mínimos e máximos das multas a aplicar - algo que a CNPD diz que deveria ser da sua competência, e não determinado pela lei.


Kit iniciante Movimento Maker chega à Mauser na próxima semana



Boas notícias para os aspirantes a makers ou quem simplesmente se quiser aventurar no mundo de "fazer mexer coisas". Uma parceria entre o Movimento Maker e a Mauser resultaram na criação do primeiro kit Movimento Maker destinado a iniciantes, e que estará disponível a partir da próxima semana na Mauser.pt (por €29.99).

O kit contém um ESP8266 e dezenas de acessórios (LEDs, buzzer, mini-ecrã OLED, servo-motor, etc.) que permitirão fazer muitas mais dezenas de experiências e projectos de todo o tipo. E nem sequer vão faltar uns workshops do Movimento Maker para mostrar como se pode dar uso a tudo isso.


Curtas do dia


Resumo da madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)