2019/10/14

Notícias do dia

Pagamento com Pila Digital chega aos smartphones; Porsche anuncia Taycan 4S mais barato (nota: continua a ser caro); iOS 13.2 beta adiciona resolução e framerate à câmara (entretanto, também removeu opção de desligar hotspot); como mostrar notificações do iPhone num ESP32; satélite MEV-1 vai prestar assistência a satélites em órbita; autonomia do Tesla Model 3 após 80 mil km; logs excessivos destroem memória flash de Teslas mais antigos; perseguidor encontra vítima através do reflexo dos olhos em foto; e Google Stadia promete ser mais rápido que jogos locais.

Antes de passarmos às notícias, está a terminar o passatempo de gadget da semana que desta vez te pode valer uma smart bracelet ID115 Plus; amanhã, chega novo gadget para oferecer.

Alexa ganha espanhol multi-língua nos EUA



Ainda não é português, mas a Alexa dá mais um passo no sentido de melhor lidar com ambientes multi-língua, permitindo o reconhecimento de voz em espanhol a par de inglês nos EUA. Com isto, a Alexa poderá dar respostas em inglês a comandos ou perguntas feitas em inglês, mas também responder em espanhol a comandos dados em espanhol.

Isto do reconhecimento de voz também ainda precisará de mais algumas evoluções (para além do reconhecimento de português de Portugal) para contemplar a possibilidade de se dizerem palavras de outras línguas a meio de uma frase. Por exemplo, podemos querer dizer nomes de pessoas, locais, filmes, músicas, etc. na língua original, e que quase sempre resultam em reconhecimentos "criativos".

Por exemplo, a transcrição de voz da Google (em português), dá sempre "U2" como "YouTube" (ok, é um erro admissível); mas não tanto quando "UB40" resulta em "Eu vi forte". :)

(Correcção: pelo menos no nome de pessoas e locais, a coisa parece já funcionar bastante bem.)


Apple começa a usar Tencent "Safe Browsing" e põe privacidade de utilizadores em risco



A Apple adicionou silenciosamente a referência de que o Safari para iOS poderá usar o serviço da Tencent para "safe browsing", para alem do da Google - e com isto, estará a dar a uma empresa chinesa dados sobre os sites que todos os utilizadores de iPhones e iPads estão a visitar.

A habitual posição da Apple de defender ao máximo a privacidade dos seus utilizadores começa a tornar-se cada vez mais incompatível com a necessidade de acomodar os pedidos (exigências) vindas da China. E neste caso, o que mais se destaca é a Apple simplesmente ter adicionado isto sem fazer qualquer referência adicional - nem sequer explicando se os dados enviados para a Tencent serão apenas de utilizadores em território chinês, ou de todo o mundo.


Vodafone UK manda contas de roaming de milhares de libras por engano




Faltando saber se já serão efeitos do Brexit, a Vodafone do Reino Unido enviou por engano contas de milhares de libras aos seus clientes, algumas das quais ascendendo a 10 mil libras (cerca de 11 mil euros), por alegadas despesas em roaming. Pior ainda, essas despesas levaram à suspensão do serviço, fazendo com que clientes no estrangeiro subitamente ficassem sem serviço nos seus smartphones, nem sequer podendo contactar a Vodafone para averiguarem o que se passava.

Um primeiro sinal do caos que será o Brexit?


Jogadores retaliam contra Blizzard transformando personagem de jogo em símbolo da luta em Hong Kong



Depois da Blizzard ter suspendido um jogador de Hearthstone por ter demonstrado o seu apoio aos protestos em Hong Kong, a comunidade de jogadores está a preparar um contra-ataque criativo, pretendendo associar uma personagem do jogo Overwatch num símbolo do movimento de resistência - de modo a que o jogo acabe por ser banido na China, prejudicando a Blizzard, e contribuindo para chamar ainda mais atenção para o assunto.

Têm sido cada vez mais notórias as pressões do governo chinês em silenciar todas as vozes a favor dos manifestantes de Hong Kong, que vão afectando inúmeras empresas ocidentais que tenham participação de capitais chineses.


Curtas do dia


Resumo da madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)