2020/02/26

Notícias do dia

UE quer baterias mais fáceis de substituir nos smartphones; modo de 120 Hz do Galaxy S20 come quase 3 horas de autonomia; Google esclarece situação do Android na Huawei; a mudança de frequências TDT em Portugal já entrou na 2ª fase; apologista da "Terra Plana" morre em lançamento de foguete; Mandalorian recorreu a "holodeck" em vez das telas verdes nas gravações; Netflix começou a mostrar top 10 de séries e filmes; Huawei P40 chega a 26 de Março; Cybertruck tele-comandado da Hot Wheels chega no Natal; e Comissão Europeia recomenda app Signal para maior segurança nas comunicações.

Antes de passarmos às notícias do dia, temos para oferecer novo gadget da semana: um carregador wireless com relógio. Relembro também que o nosso habitual almoço mensal é já este sábado.

Polestar revela protótipo Precept



A Polestar - submarca da Volvo destinada a veículos mais desportivos - revelou um interessante protótipo eléctrico, o Precept, que para além do seu bom aspecto e desempenho a acompanhar, coloca no topo das preocupações a sustentabilidade. Material reciclado, menos desperdício, máxima eficiência na produção e na condução, são alguns dos pontos chaves que a Polestar associa a este Precept.

Agora só falta saber se / quando é que poderemos ver o resultado prático deste protótipo, transposto para um modelo que possa chegar ao público, e de preferência mantendo o mais possível do design e das inovações prometidas.


Google vai deixar de apresentar dimensões das imagens nas pesquisas



Quem tivesse por hábito passar o rato sobre as imagens dos resultados das pesquisas no Google para ver a sua dimensão vai ter que mudar de táctica. A Google está a remodelar a apresentação das imagens, e em vez das dimensões vai usar o canto inferior esquerdo para apresentar legendas com a categoria das imagens, ou com a duração no caso de serem vídeos.

Penso que não teria sido difícil manter a indicação das dimensões da imagem (no canto direito, por exemplo, ou numa linha abaixo da etiqueta), mas a Google considera que essa informação não é tão prioritária quanto indicar se uma imagem é de comida, ou de outra coisa qualquer.


Qualcomm revela dezenas de smartphones com Snapdragon 865



Procurando evitar que o seu Snapdragon 865 fique associado apenas a um par de modelos topo de gama, a Qualcomm revelou uma lista de várias dezenas de smartphones que também irão dar uso ao Snapdragon 865 e que chegarão ao mercado em breve. Para além dos Galaxy S20, poderemos encontrá-lo em modelos como:
  • Black Shark 3
  • iQOO 3
  • Legion Gaming Phone
  • Nubia Red Magic 5G
  • OPPO Find X2
  • realme X50 Pro
  • Redmi K30 Pro
  • Asus ROG Phone 3
  • Sharp AQUOS R5G
  • Sony Xperia 1 II
  • vivo APEX 2020 Concept Phone
  • Xiaomi Mi 10* and Mi 10 Pro
  • Asus ZenFone 7
  • ZTE Axon 10s Pro

A Qualcomm diz que, no total, são mais de 70 os smartphones que em breve estarão disponíveis no mercado com o seu Snapdragon 865.


Apple detalha aspectos técnicos do Mac Pro e Pro Display XDR



A Apple não tem por hábito revelar demasiados detalhes técnicos sobre os seus produtos, mas desta vez faz a vontade a quem quiser conhecer melhor o que se esconde no interior do seu Mac Pro e Pro Display XDR (pdf links).


Actualização a servidor deixou câmaras Nest offline durante 16 horas



Relembrando que nem as empresas da Google são imunes a erros, os utilizadores das câmaras Nest foram surpreendidos ao descobrirem que as suas câmaras ficaram inacessíveis durante cerca de 16 horas. O problema esteve numa actualização que estava a ser feita aos servidores, e que foi acompanhada por esta surpresa indesejada.

Uma vez mais fica demonstrado que, não importa a reputação da empresa, toda e qualquer dependência em serviços externos pode acabar por correr mal - eventualmente no pior momento possível (para quem tiver tido algum incidente em que precisasse de ver o vídeo durante este período).


Curtas do dia


Resumo da madrugada - versão prolongada de Carnavel






Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)