2022/05/02

Notícias do dia

Apple continua a pagar multa na Holanda; Edge vai ter VPN gratuita; TSMC prepara chips de 2nm para 2026; Android 13 vai ter "back" mais inteligente; refresh rate variável do OnePlus 10 Pro arruína scrolling; Center Cam centra a câmara para video-conferências com olhos nos olhos; Amazon usa pedidos de voz da Alexa para publicidade; e PM Espanhol e Ministra da Defesa infectados com spyware Pegasus.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo semanal, que desta vez te pode valer um powerbank Ockred de tamanho compacto.

Europa abre processo contra Apple Pay

A Apple passa a ter oficialmente mais um caso com que lidar na Europa, que considera abuso de posição dominante o facto da Apple bloquear o NFC dos iPhones para uso exclusivo dos pagamentos via Apple Pay, não permitindo que outros sistemas de pagamento tenham acesso ao NFC.

Com a chegada do Digital Markets Act e outros, a Apple, Google, e outros gigantes tecnológicos terão que abrir ainda mais o acesso às suas plataformas e serviços, permitindo coisas como app stores alternativas, e interoperação em serviços de mensagens, chamadas de voz, e chamadas de vídeo.


Telegram Premium desbloqueia reacções exclusivas

O Telegram está a preparar uma modalidade premium, e já se começam a ver algumas das coisas a que dará acesso.

Os utilizadores que pagarem por esta modalidade terão acesso a stickers exclusivos e também reacções exclusivas, permitindo-lhes "reagir" com mais emoji do que os que estão disponíveis para os utilizadores gratuitos.

Por agora, o mais importante será saber quanto é que irá custar, e se as diferenças se irão limitar a coisas cosméticas - como as referidas - ou se o serviço irá começar a segmentar-se de forma mais marcada entre funcionalidades pagas e não pagas.


Chrome Beta ordena tabs com atalhos de teclado

Mudar tabs de posição no Chrome é algo que se pode fazer com o rato, mas o Chrome 102 beta traz boas notícias para todos os que preferem manter as mãos sobre o teclado.

A versão beta do Chrome adiciona atalhos de teclado para mover as tabs. Bastará fazer ctrl+shift e page up / page down para fazer com que a tab actual se mova para a esquerda ou para a direita, permitindo a sua fácil organização sem necessidade de recorrer ao rato.


Tomb Raider tem novo dono

A famosa Lara Croft, e outras franchises de jogos conhecidos, tem novo dono. A Square Enix vendeu os seus três maiores estúdios no ocidente à Embracer, que passa a deter a Crystal Dynamics, Eidos-Montreal, e Square Enix Montreal, e os direitos sobre jogos como Tomb Raider, Deus Ex, Thief, e outros.

A Embracer pode não ser um nome muito conhecido do público, mas é um dos gigantes no sector, detendo mais de 100 estúdios, incluindo a Gearbox, Saber Interactive e THQ Nordic, e também a Dark Horse (comics). Teremos que aguardar mais alguns anos para ver que efeitos práticos esta troca de donos terá a nível do desenvolvimento e evolução destes jogos.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: A Logitech foi criada na Suiça em 1981 e dedica-se à produção de acessórios como ratos, teclados e webcams. Na Japão é conhecida como Logicool.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)