2022/05/09

Notícias do dia

Falha no SIGA revelava dados dos utilizadores; Tesla Android adiciona Android Auto e CarPlay aos Tesla; documentos Google Doc "crasham" com demasiados "And."; o curioso caso das nuvens que escreveram "Go"; SpaceX quer humanos em Marte ainda esta década; Rússia perde apps pagas e actualizações na Play Store; e BMW entrega carros "incompletos" - promete Android Auto e CarPlay via actualização.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo semanal, que desta vez te pode valer um rato Mars Gaming MMRW.

China combate o livestreaming e proíbe gorjetas

Depois dos jogos, a China vira o seu olhar regulador para os livestreams de jogos, proibindo que os mais novos possam dar gorjetas nestes serviços, ou fazerem eles próprios livestreams sem a autorização dos pais.

A medida era mais que previsível. A China impõe um controlo apertado sobre os jogos, chegando ao ponto de ditar em que horários podem ser jogados e com limite de horas semanal. Não podendo jogar, seria inevitável que os mais novos se virassem para aquilo que podem fazer: ver outras pessoas a jogar, através dos serviços de livestreaming; sendo agora isso que também ficará sobre controlo mais apertado. Pode ser que um destes dias a China perceba que, quanto mais quiser controlar algo, mais incentivos dá para que as pessoas encontrem formas alternativas para contornar as restrições.


AirTags ajudam a encontrar material roubado

Um fotógrafo australiano recuperou a sua câmara, portátil, e mais alguns bens roubados, com a ajuda dos localizadores AirTag da Apple.

O material, no valor de cerca de 10 mil dólares australianos, tinha sido roubado do seu veículo enquanto estava hospedado num hotel, e provocou um enorme susto. Felizmente, o alegado ladrão não se terá apercebido da presenção de dois AirTags nos equipamentos, que se tornou de importância crucial para a sua localização, que afinal até era bem próxima, noutro quarto do mesmo hotel. Um caso a recordar da próxima vez que estiverem a considerar se se justifica pagar umas dezenas de euros por estes trackers.


Internet social nos EUA dá 100 Mbps por $30

Como parte do plano para levar a internet a todos, até às famílias de menores rendimentos, nos EUA vai ficar disponível um tarifário que dá acesso a uma ligação de 100 Mbps por 30 dólares mensais.

Por cá, a nossa tarifa social de internet custa 5 euros (+ IVA) mas a uma velocidade de 12 Mbps e com um limite de tráfego de apenas 15 GB por mês. Condições que ajudaram a explicar porque motivo tem tido uma muito fraca adesão.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: A BMW foi criada em 1916, começando por se dedicar ao fabrico de motores para aviões. Só em 1928 começaria a produzir automóveis, primeiro sob licenciamento de outras marcas, e depois evoluindo para a criação dos seus próprios modelos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)