2019/06/11

Notícias do dia

TVs OLED da LG parece sofrer de problema congénito no WiFi; iPhones de 2019 podem vir com USB-C em vez de ficha lightning; Microsoft revela Xbox Project Scarlett para 2020; carros eléctricos na Europa têm que fazer barulho a partir de 1 de Julho; Xiaomi recolhe trotinetes eléctricas M365 devido a defeito - em Portugal há 16 afectadas; iluminação LED interactiva para escadas com Arduino; iOS 13 marca o fim do 3D Touch nos iPhones; Facebook e a fina linha da censura; quando os carros espiarem até o nosso peso; a MSI a gozar com suporte de monitor de $999 da Apple; e ainda a inutilidade do RGPD.

Antes de passarmos às notícias do dia, certifica-te que participas no passatempo gadget da semana que desta vez tem para oferecer uns powercube multiplicadores de tomadas.

iOS 13 facilita desinstalação de apps



Depois de ter complicado o acesso ao ecrã da actualização de apps no iOS 13, a Apple facilita a desinstalação de apps directamente deste ecrã. Embora seja fácil desinstalar apps a partir do home screen (embora se possa tornar mais complicado devido ao novo gesto de long press para aceder aos atalhos), isso implica que se saiba onde está a app - o que nem sempre é fácil para quem tiver acumulado centenas de apps espalhadas por 8 ou 9 ecrãs repletos de pastas.

Muitas vezes só nos lembramos de uma app quando vemos que está disponível uma actualização, e por isso mesmo torna-se prático poder desinstalar a app directamente do ecrã das actualizações, com um gesto de deslizar e eliminar. A medida é boa... mas é penalizada pelo facto da Apple dificultar o acesso a este ecrã das actualizações que anteriormente era de acesso directo.


TomTom Go para iOS ganha CarPlay



A TomTom actualizou a sua app TomTom Go para iOS, que agora conta com compatibilidade CarPlay para apresentar a informação de navegação directamente no ecrã dos automóveis / auto-rádios compatíveis com o sistema da Apple.

Em tempos considerada uma das referências no sector, a TomTom viu a sua importância reduzir-se com a chegada de alternativas gratuitas como o Google Maps, Waze, e toda a imensidão de apps de navegação gratuitas que foram inundando o mercado. Mas, mesmo assim, tem conseguido sobreviver e lutar para se manter actualizada e relevante.


Fujifilm vai retomar produção de película "preto e branco"

Um após ter cancelado a produção de película fotográfica monocromática, a Fujifilm anuncia que irá voltar a produzi-la, com o lançamento do Neopan 100 Acros II, em formato de 35mm e 120mm, e com melhores características que o anterior Neonpan 100 Acros. Ao estilo do que tem acontecido com os discos de vinil, no Japão tem-se assistido a um ressurgimento do interesse pela fotografia "à moda antiga".

... Interesse esse que foi suficiente para fazer a Fujifilme reverter a sua decisão quanto ao fim da produção da película monocromática.


Mintos Invest & Access permite investimentos simples



Com os juros nos bancos em níveis "negativos", há cada vez mais pessoas a recorrerem a plataformas como o Mintos, de micro empréstimos e taxas bem mais atractivas. Embora o serviço já contasse com um sistema de investimento automático, passa agora a ter um ainda mais simples para quem se estrear na plataforma. Com o Invest & Access, os utilizadores precisam apenas dizer quanto querem investir... e já está!

Esta nova modalidade faz os investimentos automaticamente e de forma diversificada, mas com o cuidado de escolher apenas empréstimos com "buyback" garantido (ou seja, que serão assumidos e pagos mesmo que o cliente final falhe o pagamento). Num teste que fiz, apresentou-me uma taxa de rendimento de 12.21%, o que me parece bastante bom para quem não quiser andar a chatear-se com a selecção manual de investimentos ou o auto-invest tradicional - e com a vantagem adicional de poderem fazer o "cash out" a qualquer momento se assim o desejarem.


Curtas do dia



Resumo da madrugada





4 comentários:

  1. Mais uma que detestava no IOS, desinstalar uma app que não sei onde estava.

    ResponderEliminar
  2. Carlos o mintos como se processa a nível de IRS? Tem que ser reportado como mais valias? Tens ideia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei... quando chegar altura de ter que transferir os lucros para a conta, logo se vê.

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar