2021/12/27

Notícias do dia

Alerta de sismo na Califórnia chegou a 500 mil pessoas em segundos; Teslas ganham megafone e shows luminosos personalizados; Holanda obriga App Store a aceitar pagamentos alternativos nas apps de encontros; Chrome 100 poderá baralhar alguns sites; Tesla Model S explodido com 30 kg de dinamite após receber orçamento para novas baterias; GeoGuessr desafia a descobrir onde estamos via Street View; Android 13 com permissão para notificações e "mercado de recursos" para processos em segundo plano; e como funcionava o spyware do NSO Group.

Antes de passarmos às notícias de hoje, relembro que já está a decorrer o nosso mega-passatempo Natal 2021 - 31 dias de prendas no AadM. Participa e partilha!

Google, Apple e Amazon lutam nos automóveis

Sistemas de condução autónoma, assistentes de voz, os automóveis estão a tornar-se numa nova plataforma onde os gigantes tecnológicos estão a fazer tudo o que podem para serem eles a dominar: ao estilo do que acontece nos smartphones, web, e desktops.

A Google e a Apple tem grandes ambições nesta área, não só em termos de carros mesmo (com a Waymo do lado da Google, e o misterioso projecto automóvel do lado da Apple) como também dos sistemas de infotainment, através de coisas como o CarPlay e Android Auto. Mas a Amazon não quer ficar de fora, e também tem abordado os fabricantes para incluírem a Alexa nos seus automóveis, e lançou um Echo para os carros.

O mais certo é que em vez de um único sistema standard, se tenha que enfrentar algo idêntico ao que temos no segmento mobile, com múltiplas plataformas e empresas a lutarem entre si, e agravado pelo facto de além disso poderemos ter marcas que apostam em sistemas próprios.


Produtores de chips acautelam-se para excesso de produção

Com a escassez de chips assistimos a muitas empresas (e países) a reforçarem a capacidade de produção e a tentarem reduzir a dependência dos países orientais. Mas, há também empresas que alertam para que: 1) estes investimentos em novas fábricas de chips irão demorar anos a dar frutos e, 2) é muito provável que a actual escassez dê lugar a um cenário de excesso de produção de chips, passando-se do "8" para o "80".

É um receio que pode fazer com que esses investimentos no reforço da produção sejam feitos de forma mais lenta e gradual, para tentar evitar que se caia nesse ciclo de falta / excesso, que no passado também já fez com que componentes e periféricos tivessem preços que oscilavam bastante de ano para ano.


Microsoft também cancela presença no CES 2022

Apesar da insistência dos organizadores do CES manterem as visitas presenciais do público, são cada vez mais as empresas desistentes. Desta vez é a Microsoft que decide não arriscar e cancela a sua presença física no evento, juntando-se a outras como a Google, Facebook / Meta, Lenovo, T-Mobile, Amazon, Intel, Twitter, GM, e outras.

Os eventos presenciais há muito que vinham a sentir dificuldades face à facilidade com que os consumidores e empresas podem trocar informação; com um evento via streaming a ser bastante mais eficiente que um feito num evento tradicional. E com a pandemia isso agravou-se ainda mais. É natural ver os organizadores de eventos como a CES desesperados por manter a tradição (e lucros) destes eventos que tinham longo historial... mas nada disso justifica os riscos de um evento presencial, com pessoas de todo o mundo, numa altura em que se vai assistindo ao ressurgimento de uma nova vaga Covid-19.


Moderadora do TikTok processa ByteDance

Agradável e viciante para muitos, perturbador para alguns outros. Uma ex-moderadora de conteúdos do TikTok está a processar a ByteDance por não disponibilizar os tratamentos adequados a quem tinha que passar horas e horas por dia a assistir a conteúdos de violência extrema, incluindo coisas como violações, suicídios, mutilação de animais, e até canibalismo.

Os moderadores trabalham em turnos de 12 horas, em que têm que ver centenas de vídeos - muitas vezes vendo múltiplos vídeos em simultâneo para cumprirem com as quotas exigidos - e, acusa esta ex-moderadora, sem implementar coisas como pausas mais frequentes, apoio psicológico, ou sistemas que reduzam a qualidade ou resolução dos vídeos, permitindo "ver" o que se trata mas sem o nível de detalhe que, muitas vezes, pode ficar gravado permanentemente na memória destas pessoas.


Curtas do dia


Resumo da madrugada







Curiosidade do dia: O Skylab foi a primeira estação espacial dos EUA. Foi lançada em 1973 e albergou três tripulações que o ocuparam temporariamente ao longo de um ano. Sem forma de o puxar para uma órbita mais elevada (o Space Shuttle só entraria em operação em 1981) acabou por se desintegrar na atmosfera em 1979.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)