Vimos Portugal visto do espaço (e como receber imagens dos satélites meteorológicos); o Internet Intelligence Map da Oracle mostra problemas na internet em tempo real; Apple não quer funcionários (sempre) sentados no Apple Park; a NASA reduziu propositadamente qualidade das fotos lunares de 1967; o Rebble quer prolongar a vida dos Pebble; o Facebook consegue abrir olhos nas fotos com olhos fechados; o iPhone 3GS regressa às lojas na Coreia do Sul; e ainda o desolador panorama do USB-C actualmente.
Antes de passarmos às notícias de hoje, é o último dia para participares no passatempo para o gadget da semana, que te pode valer um carregador USB de isqueiro Roidmi 3S da Xiaomi com BT e emissor FM. E ainda um agradecimento especial à Goove que é o nosso apoiante da semana e está a oferecer 10% de desconto aos nossos leitores.
Alibaba está a modernizar as lojas tradicionais na China
Se por cá o comércio local ainda procura forma de sobreviver às grandes superfícies e lojas online, na China as pequenas lojas tradicionais estão já a abraçar o futuro. O gigante chinês Alibaba tem modernizado as lojas locais, transformando-os em pontos de venda da sua loja online Tmall.
A ideia é que a anterior ameaça "online" passe a ser um aliado das lojas tradicionais, com a Alibaba a aplicar a mais moderna tecnologia nestas lojas (incluindo sistemas de pagamento com os smartphones, etc.) em condições aparentemente vantajosas para os comerciantes, que apenas têm que aderir a certas condições, como um volume mínimo de compras a cada mês, mas sem terem que pagar comissão sobre a sua facturação.
No último ano a Alibaba diz já ter procedido à modernização de 1 milhão(!) de lojas - o que dá uma média simpática de 2739 lojas por dia - e parece-me que será um sinal de alerta para que no ocidente também o comércio local se adapte aos tempos modernos. (E nem os armazéns escapam, como demonstra o mais recente armazém da JD.com, que despacha 200 mil encomendas por dia... com apenas 4 funcionários!)
Huawei vende 6 milhões de P20 em 10 semanas
O preço elevado do Huawei P20 Pro não parece estar a ser problema para a Huawei, que revelou já ter despachado 6 milhões de smartphones P20 e P20 Pro nas primeiras 10 semanas de comercialização.
Este é actualmente um dos melhores smartphones no mercado, com uma câmara imbatível, autonomia impressionante, e que mesmo sendo caro, é daqueles que nos deixa com a sensação de que estamos a ter direito a coisas que justificam o seu valor - e o mercado parece estar a comprová-lo. Resta no entanto esperar que a Huawei não veja isto como um "cheque em branco" para nos trazer smartphones cada vez mais caros - afinal, os rumores até indicam que a Apple se prepara para reduzir os preços nos próximos iPhones.
O tracking de imagem no ARKit 2
As capacidades do ARKit da Apple têm surpreendido desde o início, e com o novo ARKit 2 que chegará com o iOS 12 poderemos ver apps de realidade aumentada ainda mais impressionantes. Uma das novidades é fazer o tracking de objectos com base em imagens, o que possibilita fazer coisas como a que se segue, trocando uma imagem estática na caixa de um produto por uma versão animada.
Image tracking in #ARKit2. So many potential applications! pic.twitter.com/tSrpupjIXU— Nathan Gitter (@nathangitter) June 17, 2018
Volvo cria sistema de "estacionamento automático" para iates
Os automóveis há muito que contam com sistemas de assistência ao estacionamento, com muitos deles a já poderem estacionar sozinhos; e agora a Volvo decidiu aplicar o mesmo conceito aos iates. Tal como nos veículos terrestres, basta seleccionar o espaço onde se quer atracar, e o sistema trata de tudo, compensando todas as variáveis (como o vento) que por vezes podem complicar a vida aos marinheiros menos experientes.
Wikipedia apela ao apoio dos gigantes tecnológicos
Numa altura em que a proliferação das "fake news" tem exigido esforço redobrado para as detectar e combater, a Wikipedia tem sido um dos pilares fundamentais que serve de referência para manter os factos correctos em múltiplas plataformas: Google, YouTube, Facebook, etc.
Infelizmente, é um daqueles casos em que estas plataformas tiram partido deste conhecimento disponível gratuitamente, mas que bem poderiam / deveriam fazer muito mais para apoiar este projecto e garantir que o mesmo poderá continuar a funcionar e a crescer.
Amazon anuncia fim do serviço Mayday
Após cinco anos em funcionamento, a Amazon prepara-se para encerrar o seu muito gabado serviço de assistência remota Mayday. Num mundo onde muitas vezes é praticamente impossível chegar a "alguma pessoa" quando é necessário qualquer tipo de assistência, a Amazon dava o exemplo com este serviço que disponibilizava uma videochamada para um assistente, que podia resolver problemas nos tablets Fire controlando-o remotamente.
A justificação oficial é a de que neste momento a Amazon já não vende os tablets Fire que disponibilizavam esta funcionalidade; dizendo que nos mais modernos os clientes continuarão a poder desfrutar do serviço de assistência 24 horas por dia, mas através dos métodos convencionais (telefone, email, chat), e que os assistentes continuarão a poder controlar remotamente os tablets se os clientes derem essa permissão.
Curtas do dia
- Google investe $550 milhões na site chinês JD.com
- Director executivo da Audi detido pelo caso dieselgate da VW
- Amazon criticada por disponibilizar vídeos duvidoso das "conspirações"
- BitTorrent comprada por Justin Sun - criador da criptomoeda TRON/TRX
- Homem condenado a 20 anos de cadeia após tentar roubar nome de site à mão armada
- Kaspersky suspende parceria com Europol após Parlamento Europeu considerar o seu software malware
Resumo da madrugada
- Micro-câmara SQ11 a €7 (e outras promoções)
- Versão Europeia do Huawei Mate 9 ganha face unlock
- Internet Intelligence Map da Oracle mostra problemas na internet em tempo real
- Portugal visto do espaço
- O desolador panorama do USB-C (actualmente)
- Cyberpunk 2077 foi um dos jogos mais impressionantes da E3
- Apple não quer funcionários (sempre) sentados no Apple Park
- Xperia launcher da Sony chega ao fim - novo launcher a caminho
- Galaxy S9 mostra electrodomésticos da Samsung em super câmara lenta
- ESP Home Lib facilita utilização dos ESP8266 e ESP32 no Home Assistant
- Rebble dá nova vida aos Pebble
- Nvidia GTX 1180 poderá começar nos $999
- iPhone 3GS regressa às lojas na Coreia do Sul
- Como receber imagens dos satélites meteorológicos
- NASA reduziu propositadamente qualidade das fotos lunares de 1967
- Primeiro Tesla Model 3 Performance com 2 motores sai da linha de montagem
- Google Calendar pode partilhar eventos privados sem que o utilizador tenha consciência disso
- Xiaomi Redmi 6 vem sem emissor IR
- Goove capas de telemóveis em Portugal
- Paranoid Android continua com futuro incerto
- Google aposta na realidade aumentada no browser
- Facebook abre olhos nas fotos com olhos fechados
- Motherboards AMD estão a ficar sem espaço na BIOS
- WiFi Transfer no Documents facilita transferência de documentos entre iPhones e PCs
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminar