2020/01/02

Notícias do dia

Vodafone cobrou 3500 euros por dados consumidos em tarifário Red Infinity ilimitado (mas já clarificou que se tratou de um erro); Samsung prepara TV 8K sem margens; Chrome está a dificultar downloads de software legítimo; WhatsApp deixa de funcionar em Androids e iPhones antigos em Fevereiro de 2020; relembra o que fazias há 10 anos no Google; e ainda o que década de 2020 trará.

Seguem-se as notícias do dia, com o desejo que o ano de 2020 possa ser acompanhado de boas notícias a cada dia que passa. :)

EUA aumentam multas para chamadas indesejadas e exigem SMS autenticados



As chamadas automáticas de telemarketing são uma praga nos EUA, mas a situação poderá estar prestes a mudar com o aumento do limite das multas a aplicar por chamadas indesejadas para os 10 mil dólares. Também relevante é a exigência para que os operadores implementem sistemas que garantam a autenticidade de quem envia SMS, evitando o que é designado por SMS spoofing - em que o emissor pode fazer-se passar por qualquer número de telefone ou entidade.

Considerando que também por cá temos assistido a um aumento substancial no número de casos de SMS fraudulentos, seria bom ver os nossos operadores a lutarem para implementar sistemas idênticos em vez de se desculparem dizendo que não podem fazer nada quanto a isso. Afinal, ninguém deseja chegar ao ponto de ver um SMS falsificado da protecção civil a lançar o pânico, pois não?


Lexar prepara SSD de 7GB/s



Os SSDs PCIe 4.0 deverão multiplicar-se em 2020, e a Lexar quer estar na linha da frente para tirar o máximo partido disso, com um novo SSD M.2 capaz de atingir transferências de 7GB/s.

Actualmente a maioria dos SSDs PCIe 4.0 têm-se ficado por velocidades de 4 a 5GB/s, mas a Lexar está a preparar um modelo que já consegue atingir os 7GB/s em leitura sequência e que se aproxima dos 5GB/s em escrita sequencial. Assim que o fizer, é de imaginar que vários outros fabricantes também se apressem a lançar modelos com desempenho idêntico, ajudando a justificar o potencial upgrade para um sistema com PCIe 4.0.


BMW prolonga garantia da bateria do i3 para os 8 anos / 160 mil km



A longevidade das baterias é uma questão que continua a preocupar muitos dos que consideram a transição para um automóvel eléctrico. Para ajudar nessa área, a BMW entra em 2020 com a boa notícia da expansão da garantia da bateria do BMW i3 para os 8 anos ou 160 mil quilómetros.

É certo que ainda está bastante longe do "milhão de milhas" que a Tesla tem vindo a referir para a sua próxima geração de baterias; mas considerando o enquadramento do i3 como automóvel citadino, são valores bastante aceitáveis e que contribuirão para tranquilizar os consumidores no que diz respeito às baterias.


Recuperação de Tesla Model X revelou-se falhanço dispendioso


O canal Rich Rebuilds no YouTube dedica-se a mostrar como é possível ganhar dinheiro recuperando carros acidentados, mas nem todos os projectos têm um final feliz (leia-se: lucrativo). No caso de um Model X que esteve submergido, a proposta revelou-se bastante mais dispendiosa do que estava originalmente previsto, demonstrando que não há coisas como "lucro garantido".




Curtas do dia


Resumo da madrugada - edição final de ano







1 comentário:

  1. Quem é amigo, quem ? mandei mensagem a elçes e disseram logo que era um erro..devia ser a ver se pegava

    ResponderEliminar